Música

Thor: Ragnarok | Quem é o compositor que faz a diferença no filme

Mark Mothersbaugh traz à Marvel personalidade e inocência
-

Além de apresentar uma personagem LGBT ao Universo Marvel, Thor: Ragnarok traz outra novidade aos filmes do Marvel Studios. É o primeiro longa-metragem da casa cuja música fica sob a responsabilidade de um compositor com uma assinatura reconhecível, depois de quase dez anos de trilhas sonoras sem personalismos. Mesmo quando escalam nomes de ponta do mercado, como Alan Silvestri e Michael Giacchino, os filmes do estúdio sempre optam pelo caminho da homogeneização.

Com Mark Mothersbaugh é diferente. O multi-instrumentista de 67 anos é conhecido desde os anos 1970 por seu trabalho com sintetizadores que evocam o lado mais lúdico da new wave americana, e em Ragnarok suas escolhas para a trilha estão em sintonia com o tom mais leve, inocente e colorido imposto pelo diretor Taika Waititi à aventura.

Na galeria abaixo, elegemos seis momentos da carreira de Mothersbaugh que ajudam a entender porque, embora essa não seja uma constante na Marvel, a escolha do compositor está bem afinada com o filme.

 Leia nossa crítica de Thor: Ragnarok

MAIS LISTAS

O q mais ele fez de alcance? Amigo, c quer me ensinar? Nasci nos anos 80, volta pro Google

Devo "só tem Time Out For Fun como música memorável"? Tu tá precisando é ouvir mais música, isso sim.

apesar que micheal giachinno é foda tb, UP e DIVERTIDAMENTE são provas disso. Rogue One tb foi demais.

alan silvestre, danny elfman e j. williams sao insuperaveis. a trilha de DE pra trilogia de sam raimi é fenomenal.

personagem lgbt bla bla bla... conversa chata.. e no filme não a menor indicação pra isso a não ser o que fora dito pelos produtores, em referencia aos quadrinhos. O bacana na trilha de Thor mesmo foi a homenagem a composição de Patrick Doyle, do primeiro filme.

Mesmo achando o melhor dos 3 filmes do Thor, a trilha sonora é a mais fraca, ao menos tem a música "Where To?" que eu acho excelente (ouça por sua conta e risco, talvez seja um spoi ler)

O Alan Silvestri fez um excelente trabalho com o tema do Capitão América (que pra mim tá para o Capitão assim como o tema do John Williams está para o Superman) e com o tema do primeiro Vingadores. O Michael Giacchino, apesar de ser fã dele, ainda não mostrou a que veio. Curti a trilha do Dr. Estranho, mas ela não é muuuito memorável. Ele tinha potencial para superar a trilha do Danny Elfman em Homecoming, mas achei fraca a trilha sonora instrumental, mas pelo menos não foi pior que a trilha do TASM.

tomara que nao, ela merece algo epico e nao essa trilha de filme abobalhado

falar mal do alan silvestri é fala mal de um cara que inventou a trilha incidental com ré maior. que sacrilegio

Olha sou fã de TRILHAS SONORAS, tenho centenas de musicas digitais de grandes mestres, eu ouvi ontem a trilha de thor ragnarok, e achei a coisa mais boba, sem graça e forçadamente engraçada que ja ouvi que trilha horrorosa!!!

O Omelete já tinha mencionado isso nesse vídeo aqui tbm: https://www.youtube.com/watch?v=-Od0mD4--H0

Prova de que o argumento do Hessel tem fundamento: https://www.youtube.com/watch?v=7vfqkvwW2fs Curto a música tema dos Vingadores, mas de fato ela está longe de ser marcante. e é a única em todo universo cinematográfico da Marvel. O Omelete já tinha mencionado isso nesse vídeo aqui tbm: https://www.youtube.com/watch?v=-Od0mD4--H0

Prova de que o argumento do Hessel tem fundamento: https://www.youtube.com/watch?v=7vfqkvwW2fs Curto a música tema dos Vingadores, mas de fato ela está longe de ser marcante. e é a única em todo universo cinematográfico da Marvel.

Vivemos na era da garotice, mesmo. Falar mal de Alan Silvestri? Para, Hessel. Só porque o Taka Taka aí escolheu o Devo que só tem "Time Out for Fun" como música memorável vc quer desancar os outros? Só falta falar mal do Danny Elfman tb.

A trilha do Alan Silvestri é fantástica!!! O tal do Hessel é um completo idiota, o cara não sabe de nada, e não é nem questão de gosto como ele vive citando para justificar sua total falta de bom gosto. Aposto que não sabe nem ler uma partitura e fala uma coisa dessas.

Nao concordo com o Hessel sobre as trilhas "homogenizadas" eu lembro de quase todos temas do UCM, Homem-Formiga, Soldado Invernal, Guerra Civil, Guardiões. Meus temas favoritos são do Doutor Estranho e Vingadores Era de Ultron.

Artigos no Omelete são uma das poucas coisas levadas a sério por aqui ainda. Muito bom.

kkkkkkkkkk mandou bem

Sim, sim... E embora não filiado aos grupos citados, jurava que ia rolar uma versão ao menos da seminal"Tomorrow Never Knows". Mas "Interstellar Overdrive" foi lindo!

E ainda tem toda aquela pegada oriental que casou muito bem no filme.

Ele tem de compor a trilha do filme da capitã marvel

Finalmente um bom artigo no Omelete! 5 ovos!!

Acho que vc deve saber mas como é sempre bom comentar... Aqui no Brasil promoveram (muito tardiamente) a New Wave , generalizando tudo (pós-punk e, acredite, o próprio punk!) como parte desse estilo/"movimento". Quando B-52's deu as caras, no primeiro Rock In Rio, o estilo já era coisa do passado e o Rock independente (principalmente inglês) responsável por continuar a estética pós-punk acabou (surpreendentemente)se tornando mais influente e popular.

A trilha do Doutor é maravilhosa! Lembra bastante as coisas boas daquela fase quando determinadas bandas psicodélicas iam se tornando progressivas. Floyd, The Soft Machine, Moody Blues etc, etc...

Vi algumas faixas da trilha no youtube. Muita boa mesmo. O uso de sintetizadores e batidas eletrônicas pesadas dá um ar incrível.

A melhor faixa da trilha do Homecoming é a da intro o resto é muito fraca, afinal esse filme junto com Homem de Ferro 3 são os piores da marvel!

grata surpresa. O devo era uma banda mt legal.

As trilhas dele nos filmes da Pixar também são incríveis!

Devo admitir que a trilha é realmente muito boa. hehe

Giacchino também vem trazendo boas trilhas para o MCU. A do Homecoming e principalmente a do Doutor Estranho são muito boas.

Gênios do começo da música eletrônica, da época em que esse estilo flertava muito com as guitarras garageiras. Tem um álbum de 1982 que não sai do meu player.

A trilha é muito boa mesmo. O tema principal é muito fod4.

Não apenas 'New Wave'. Diga-se Pós-Punk e Synthpop também.

Devo era f0da.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus