Música

Notícia

De Volta Para o Futuro | As músicas e cenas músicais dos filmes

Relembramos os sons que marcaram a trilogia de Robert Zemeckis

21.10.2015, às 12H23.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H36

Em comemoração ao dia 21 de outubro de 2015, data em que Marty McFly (Michael J. Fox) chega ao futuro em De Volta Para o Futuro - Parte II, nós relembramos as músicas marcantes e os momentos musicais de destaque nos filmes. Confira:

A música-tema
Impossível não começar com a faixa composta por Alan Silvestri, sempre usada durante as viagens no tempo e em outras cenas de ação. Silvestri é o compositor da trilha sonora de toda a trilogia e é um dos mais frequentes colaboradores de Robert Zemeckistendo trabalhado na trilha de todos os longas subsequentes do diretor até o mais recente, A Travessia (2015).

"The Power of Love"
Além da música-tema, a trilha sonora do primeiro filme contém duas canções originais da banda Huey Lewis and the News: "Back in Time" e "The Power of Love" - esta segunda colocou a banda no topo das paradas de sucesso nos EUA pela primeira vez e foi indicada ao Oscar de melhor canção original. No clipe, há aparições do DeLorean e até do Doc Brown (Christopher Lloyd). Veja:

"Johnny B. Goode"
"Essa é um clássico... bem, é um clássico de onde venho", diz Marty McFly em cima do palco da festa do colegial dos seus pais antes de esmerilhar os riffs de guitarra de "Johnny B. Goode", de Chuck Berry. McFly ainda faz a famosa dancinha copiada até por Angus Young, do AC/DC, e nem percebe que Marvin, o primo de Chuck, corre para ligar e mostrar a música para a lenda do rock, que só lançaria a faixa três anos depois, em 1958. Relembre a cena:

Michael Jackson, o garçom
Na Hill Valley de 2015, McFly acaba indo a um café retrô dos anos 80 com diversas referências da cultura da época: cores espalhafatosas, avatares de Michael JacksonRonald Reagan como garçons virtuais e, ao fundo, "Beat It". Veja:

O futuro alternativo de Biff
Quando Marty McFly chega ao futuro alternativo de 1985 em que Biff Tannen roubou o DeLorean e apostou certo em tudo, tornando-se um milionário, Hill Valley se transforma em Hell Valley e, quando McFly chega á versão "apocalíptica" de sua cidade, a música que toca é "I Can't Drive 55", de Sammy Haggar. Confira:

"Doubleback"
Uma das músicas que está em De Volta para o Futuro 3 é "Doubleback", do ZZ Top. A faixa ganhou até clipe com cenas do longa e, mais uma vez, a aparição de Doc Brown:

O ZZ Top de 1885
A banda não colaborou apenas com a trilha, como também apareceu no filme: eles tocam no festival em que McFly descobre que Doc Brown sabe dançar. Anos depois, um trecho do livro Billy Gibbons: Rock & Roll Gearhead revela que, durante as gravações desta cena, a câmera quebrou. Enquanto aguardavam o reparo, Michael J. Fox pediu para o grupo tocar "Hey Good Lookin". Eles tocaram, e a canja acabou virando um show de duas horas no set. Quando alguém se deu conta de que tudo isso tinha começado com a câmera quebrada, o diretor Robert Zemeckis afirmou que ela já tinha sido consertada há algum tempo, mas ele não quis atrapalhar a festa.

No filme, o ZZ Top toca uma versão instrumental e acústica de "Doubleback" - ouça a faixa e a cena abaixo: 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.