Música

Notícia

Paul McCartney encerra processo contra Sony

Ex-Beatle iniciou batalha judicial para recuperar direito de músicas dos Beatles

04.07.2017, às 13H37.
Atualizada em 05.07.2017, ÀS 18H09

Paul McCartney e Sony/ATV resolveram o imbróglio jurídico referente aos direitos autorais das faixas dos Beatles. Os detalhes acertados para a resolução do processo não foram divulgados pelas partes.

Paul McCartney encerra processo contra Sony

O ex-Beatle pode ter sido auxiliado pela Lei Norte-Americana de Direitos Autorais de 1976 que tem como uma de suas diretrizes a possibilidade de reversão das músicas criadas até 1978 para seus compositores. Porém, para realizar o procedimento, as faixas precisam ter mais de 56 anos e seu criador necessita abrir um processo requerendo os direitos. Essa cláusula possibilita a McCartney exigir as faixas criadas por ele para o 1º disco dos Beatles, lançado em 1964.

Paul McCartney tem uma longa história referente aos direitos das músicas criadas para sua ex-banda. O inglês, na década de 80, comentou com Michael Jackson sobre realizar investimentos em direitos autorais e o rei pop, pouco tempo depois, comprou a ATV Music, detentora das músicas dos Beatles. Posteriormente, o artista realizou um acordo com a Sony que, após a sua morte, comprou a ATV por US$ 70 milhões.

McCartney tem uma série de shows agendados no Brasil em outubro

Leia mais sobre Paul McCartney

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.