Música

Morre Chuck Berry, aos 90 anos

Ícone da guitarra é um dos fundadores do rock n' roll
-

Chuck Berry, uma das lendas do rock n' roll, morreu neste sábado aos 90 anos. A informação foi confirmada pela polícia do Missouri, que respondeu a um chamado de socorro na casa de Berry, mas o guitarrista já não respondia mais aos cuidados médicos.

Ainda de acordo com a polícia, a família de Berry pede privacidade "neste momento de luto". A causa da morte deve ser confirmada posteriormente.

Natural de St. Louis, no Missouri, Charles Edward Anderson Berry começou a tocar ainda novo, e já se apresentava em público quando cursava o ensino médio. Depois de ser mandado para o reformatório entre 1944 e 1947 por assalto a mão armada, casou-se e começou a trabalhar numa fábrica automotiva. Influenciado no início dos anos 1950 por blueseiros como T-Bone Walker, aventurou-se em trios e parcerias até chegar a Chicago em 1955, onde fez os contatos que lhe permitiriam seguir profissionalmente na música.

(Em De Volta para o Futuro, 1955 é também o ano em que Marty McFly toca "Johnny B. Goode" para uma plateia atônita com o "advento" do rock, e a citação de Chuck é completa numa menção a um fictício primo dele, Marvin Berry, que teria apresentado o riff de guitarra a Chuck pelo telefone.)

Numa época em que a música negra dos EUA se fazia com variações de blues, Chuck Berry começou a inovar trazendo para o R&B seus solos de guitarra e letras que falavam do dia a dia dos jovens, além de seu jeito único de performance, que mais tarde serviria de influência a outra geração, a de Elvis Presley. Até hoje rádios no mundo todo tocam as versões de Berry para clássicos do começo do rock, como "Maybellene" (1955), "Roll Over Beethoven" (1956), "Rock and Roll Music" (1957) e "Johnny B. Goode" (1958).

Leia mais sobre Chuck Berry

Chuck Berry era uma lenda.

Chuk morreu. Pode reiniciar a Matrix!

Danouse...se for pensar assim então devemos a Mozart, Bethoveen...rsrsr claro q robert Johnson foi importante pro rock e pro desenvolvimento da guitarra de Chuck entre outros guitarristas...mas como eu disse Chuck berry criou uma serie de linguagens q moldou o rock. Até hj muito do q foi feito por ele ainda é usado. Em termos de qualidade ele foi ultrapassado por Hendrix, Clapton, Page etc mas seu estilo é inconfundível...

Menos, amigo! Se devemos alguma coisa a alguém é a Robert Johnson. Johnson mudou a batida do Blues. Sem Johnson = sem Chuck Berry. Os riffs do Berry são exatamente os riffs do Johnson só que no compasso 4/4. Berry moldou a criança como a conhecemos hoje, mas sem o que Robert Johnson fez nos anos 30 o Blues ainda teria a cara do que era nos anos 20 e provavelmente o Rock nunca veria a luz do dia.

Vá com Deus Chuck! Ou melhor, vá com Chuck, Deus!

E mais um que se vai...

Uma pena que não com Chuck Berry na internet, a mesma comoção de quando morreu David Bowie...

O verdadeiro pai do rock. Descanse em paz

Chuck era considerado como o pai do rock e Elvis o rei.

Por fim, o Rock do Elvis só é possível por conta do Rock do blues... Homens subindo nos ombros de outros homens.

Eu não falei que ele não trouxe. Eu disse que trouxe. Mas, que era um artista incompleto, afinal não compunha quase nada...

Pera! Xeu ver se entendi! Tão dizendo q Elvis é o q? Elvis é inferior aos Beatles, a Michael Jackson, aos Stones, ao u2 e a quase todos! Era apenas um boneco! Em termos de talento, era muito fraco! Não admito nem q o compare aos Beatles! Os Beatles eram geniais e Elvis só um produto! Os discos dos Beatles estão em todas as listas de melhores! Dos dez melhores álbuns de todos os tempos, os Beatles tem metade e Elvis é melhor? Leiam e se informem antes de falar heresias!

Menos

boto ele como maior do que Elvis...Chuck criou tudo, eu disse TUDO q é de mais expressivo no rock. Musicas hedonistas, riffs de guitarra, performance no palco, atitude punk...do blues rock ao heavy metal devem a ele. Ainda arrisco dizer que sem ele não existiria da mesma forma os Beatles, stones, who, led zep, ac/dc, motorhead, ramones etc

O Criador do Rock como ele é. R.I.P. (Rock in Peace)

Presenciou e fez fez parte do alvorecer do rock. Descanse em paz, e obrigado por sua influência, Chuck Berry.

Elvis trouxe muitos elementos para o Rock sim, o Rock do Chuck vem exclusivamente do Blues, já o Rock do Elvis, traz consigo elementos de Blues, Country music e Gospel.

Menos...

Literalmente o pai do rock. Descanse em paz.

Requiescat in pace Chuck Barry

Fiquei sabendo pelo Beto Bruno no Opinião

o verdadeiro Rei do rock

Eu crente que ele era imortal. Fazer o quê? RIP

não vou ficar militando minhas opiniões políticas por aqui, como você disse o assunto é do post é outro, embora não ache errado levantar o assunto que levantei, talvez seja errado transformar isso aqui num longo debate político, mas fiquei curioso, o que seria um bandido para você?

Grande Chuck Berry! Sem ele, é provável que o Rock fosse outra coisa... Ainda que chamássemos de Rock.

O real exemplo da expressão: Esse Cara é Mito.

Ninguém tem fama por exagero. Alguma grande virtude deve-se ter. O Elvis não compunha uma vírgula, logo era um artista incompleto. Mas tinha suas virtudes, pois trouxe elementos para o Rock. O mesmo vale para os Beatles que influenciaram gerações e foram influenciados por Chuck Berry.

Quanto aos Beatles eu acho exagerado mesmo, nunca vi graça nas músicas deles. Mas o Elvis é bom sim, cara, merece toda a fama que ele tem.

O fato dele ter sido preso não significa necessariamente que ele era um bandido. Existem bandidos por ai que nunca foram nem presos. Então, bandido bom é bandido morto sim. Ademais, a notícia é um pesar sobre a morte de uma LENDA do rock...pra que trazer a tona esse assunto de prisão, ressocialização e o escambau?

tudo isso em volta de elvis e beatles é um tanto exagerado mesmo.. ainda mais depois que o cara ouve little richard

kkkkk maldade mas é verdade !

A expressão máxima do rock.Um senhor de 90 anos,mas com uma alma jovem que até recentemente ainda continuava fazendo shows por aí.Valeu Chuck.

Lenda eterna, R.I.P. :/

Sempre preferi Johnny Cash à Elvis. E nunca gostei do Elvis sendo chamado de Rei do Rock. R.i.P. ChuckBerry, o verdadeiro Pai e rei do Rock.

não acho que tenha sido desnecessário, ele cometeu um erro, mas se arrependeu e deu a volta por cima, é uma prova que existe reabilitação, principalmente para os jovens, mas os que discordam disso simplesmente ignoram estes casos.

Nossa, tao jovem..

É rapaz... 2016 não acabou!

Que pena 😲! Curti o filme dele com a noiva!

Putz que desnecessário!!!!

E Justin Bieber continua vivinho

O rock'n'roll em pessoa. Deixa para nós um dos maiores legados da música. Mito eterno!

Rapaz, eu abri o omelete li "morre" vi a foto e pensei que era o Morgan Freeman... gelei. de qualquer forma, vá em paz.

Perdemos o coração hoje.

Amanhã irei assistir "De Volta para o Futuro" em homenagem deste ícone e pai de um gênero que as futuras gerações jamais conhecerão.

O Rock N Roll ficou órfão de mais um de seus pais. Rest in Peace "Chukie"

lenda, o verdadeiro rei do rock....

nada contra os esquerdistas, mas não sou de nenhum dos dois lados. E se falo um negócio desses, do jeito que a militância ta, é capaz de começarem a me chamar de comunista.

Icone

Eterno. Como disse o John Lennon uma vez: "Se quiser dar outro nome ao rock, pode chamá-lo de Chuck Berry."

O fato da pessoa ser esquerdista agora é ser considerado o bicho papão da sociedade ? Menos bem menos

Ele foi preso na adolescência e depois se tornou uma lenda, sem querer esquerdar, mas infelizmente já esquerdando, cadê a galera do bandido bom é bandido morto numa hora como essas?

Caralho...

Vira essa boca pra lá, cara! Deus nos livre e guarde de um novo 2016...

Ainda não acredito que essa lenda faleceu . Realmente 2017 segue o mesmo destino de 2016

Ícones não morrem, são eternos. Ainda mais esse ai que praticamente criou o gênero musical mais influente da história.

O Diabo é o pai do Rock....

No "De Volta para o Futuro" ele se inspirou em Marty Macfly pra compor Johnny B. Good!

Negão era foda! R.I.P partiu spotify ouvir a lenda!

Muito obrigado, por tudo, Chuck Berry. Você sempre será lembrado, você será eterno. Ele era o Rei

Vixe. Vá com Deus Chuck Berry. Obrigado por sua contribuição pela música.

Com essa notícia e a outra notícia de hoje, eu temo pelo Stan Lee, outra lenda.

Eu achava que ele nunca iria morrer... pelo menos eu consegui assistir a um show da Lenda.

Uma lenda. Descanse em paz.

Duas lendas juntas, pra ver, ouvir, curtir e chorar... https://www.youtube.com/watch?v=ZbGuxGGOIV0

Triste aqui. Descanse em paz porque o Rock é eterno.

O verdadeiro Rei, descanse em paz o mundo da musica esta eternamente grato a você.

O homem que pegou tres acordes, adicionou sexo, e chamou isso de Rock´n´Roll. RIP Mr Berry. :(

Papai do Céu tá levando só os melhores pra fazer um som lá em cima... e agora foi a vez do sr. Berry. Descanse em paz, mestre. Pra quem fica por aqui, vamos ficar com a (excelente) música que ele nos deixou.

RIP

Descanse em paz. Estou de luto

Foi embora... mas seu legado é eterno! Vá em paz, grande rebelde!

mais uma lenda q nos deixa , Descanse em Paz Chuck

Tinha que terminar a semana com essa notícia...gênio, lenda, mito, com quem tudo realmente começou! Descanse em Paz, grande Mestre do Rock'n'Roll! Quem ainda não viu nem ouviu, recomendo assistir: a) documentário em que Berry toca e dá es por ros em Keith Richards, dos Stones; b) Assistir filme de Win Wenders (pior que agora não lembro o título, mas é p&b, fim dos anos 70), em que o personagem principal vai a um show de...Chuck Berry; c) ouvir John Lennon tocando com CB, apresentando-o como MY HEROE, CHUCK BERRY!

Esse vai viver para sempre.

Mestre dos Mestres da guitarra. Que tenha paz.

Descanse em Paz, Velho Guerreiro!

R.I.P pioneiro do Rock'n'roll teu legado será eterno.

Lenda. Descanse em paz.

"Esse ai é ídolo dos ídolos!"

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus