Música

Radiohead processa Lana Del Rey por plágio de "Creep"

Cantora comenta processo no Twitter
-

Radiohead está processando Lana Del Rey por plágio da música "Creep", do álbum Pablo Honey, na música "Get Free", do último álbum da cantora, Lust For Life. Lana comentou a ação no Twitter: 

"O processo é verdade. Apesar de eu saber que minha música não foi inspirada em Creep, o Radiohead sente que foi e quer 100% dos direitos de publicação. Eu ofereci 40% nos últimos meses mas eles só aceitam 100%. Seus advogados são incansáveis, então eu tratarei disso em julgamento". 

Ouça as composições:

O Radiohead também já foi processado por plágio por "Creep", por sua semelhança com a música "The Air That I Breathe", da banda The Hollies. Depois de um acordo, os compositores da música de 1974, Albert Hammond e Mike Hazlewood foram incluídos nos créditos de composição do Radiohead.

Lana Del Rey tocará no terceiro dia do festival Lollapalooza, em 25 de março - veja o line-up completo do festival.

O Radiohead virá ao Brasil em abril tocando no Soundhearts Festival - veja mais informações e preços.

Leia mais sobre Radiohead
Leia mais sobre Lana Del Rey

Ata. Bacana. Então agora eles querem vingança. E se a Lana Del Rey disser que se inspirou na música dos Hollies e pagar a eles os direitos?...ia ser bom ver isso.

Já aconteceu. O Radiohead perdeu o processo e teve que incluir os nomes dos compositores da canção do Holies como coautores de Creep.

E quanto o Radiohead está pagando ao The Hollies por plagiar The Air That I Breathe? Porque Creep claramente é um plágio dessa música.

E o The Hollies poderia processar o Radiohead porque Creep é um plágio da música The Air That I Breathe do The Hollies. https://www.youtube.com/watch?v=OhiT0xtTH5A

pois não, minha opinião é que a música é idêntica, excluindo a letra e alguns arranjos, agora um FATO, a porcentagem devida não tem nada a ver com o que a música tem de igual, o plágio é analisado de outra forma, se quiser um exemplo, procura o caso da Bittersweet Symphony do The Verve, eles copiaram pequenos trechos da versão orquestrada da música "the last time" dos Rolling Stones, e advinha, perderam o processo e 100% dos lucros da música foram pros Stones

Eu nem sabia quem era essa moça até agora. Ouvi essa música semana passada ao fim de um filme ou série, não tenho certeza, mas de cara disse que era plágio de Creep. Não precisa nem entender nada de música.

O que eu quis dizer é que, independentemente de o refrão ser igual, plágio não é subjetivo. Ou se plagia, ou não se plagia, e houve plágio de Creep.

Menos semelhança? as duas são iguais, so que uma tem o refrão cantado e a outra não. O cara veio para o Brasil na epoca que a musica tava bombando, depois deu uma entrevista confirmando e colocando a culpa no baterista.

Acho exagero também. Estrutura melódica é similar em boa parte, sim, de fato, mas há diferenças nas duas.

Agracie-nos com vossa opinião então, oh senhor. Com educação, caso tenha.

Nota-se como essa Lolita tem certeza absoluta em algo que ela não entende absolutamente nada, essa é a internet ahahahahaahaha

o processo é desgastante mesmo, pros advogados dela, ela mesma não vai tratar com isso...

olha, não é por nada não, mas quem não copia nunca vai oferecer quase metade dos ganhos... isso foi um calaboca descarado

Aparentemente se vc faz uma música com Sol maior, Si maior, Dó maior e Dó menor, tem que pagar a alguém pelo plágio.

Tá sabendo legal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Legalzinha a música, mas é plágio, não é possível que ela não soubesse que tava parecida com Creep

Por muito menos semelhança o Rod Stewart perdeu um processo pro Jorge Benjor... vida que segue.

Ela usou mais os compassos da música deles do que eles os da música do the hollies, mas em ambos os casos a “inspiração” é nítida - ouça a linha de baixo de The Air That I Breathe pra perceber.

Perderam o processo e inseriram em conjunto o nome dos autores, mas não tiraram o nome da banda dos créditos.

Infelizmente discordo, todo o compasso da música deles está dentro da canção dela, por mais que ela crie um refrão com harmonia diferente. Não existe aliás isso de “100% por música e letra”, plágio é objetivo: ou tem ou não tem. Ela ofereceu 40% para deixar o assunto em off, não porque plagiou 40%. E se eles copiaram do The Hollies, esses vão ganhar também um em cima... nada se cria, tudo se copia, como dizia Chacrinha.

Mas Creep realmente não é deles, visto que perderam um processo pros The Hollies e agora é o nome do pessoa do The Hollies que aparece na autoria da música.

Alysson, não é questão de creep ser semelhante a the air that i breathe. A banda radiohead perdeu o processo e foi comprovado plágio, tanto é que nos albuns o nome do pessoal do the hollies aparece na autoria de creep.

Luide feelings kkkkkkkk Mas também discordo. Pelo que entendi eles tem os direitos da música, mesmo que tenham perdido o processo. Creep é deles e não existe argumento que diga o contrário. Creep é semelhante a The Air That I Breathe e Get Free é semelhante a Creep, mas Get Free não lembra The Air That I Breathe, portanto será irrelevante no caso. Radiohead vai vencer o processo porque é plágio sim. Se vai levar os 100% não se pode saber até o fim do julgamento. É Sobre dinheiro? Claro. Todos trabalham pelo dinheiro. Esse lance de pagar de legalzão é só mais uma forma de monetizar o trabalho.

discordo

Plágio de Plágio

É Plágio

Para evitar o transtorno de uma briga judicial. A música não tem muito valor comercial pra ela, não é single nem nada, ela ofereceu 40% para tentar enterrar a questão e evitar que viesse à baila. Por mais que (vamos considerar) não seja plágio, todo o processo é muito desgastante. A oferta de 40% não indica de forma alguma que ela tenha assumido o plágio.

De forma alguma os caras vão conseguir 100% dos créditos! Queria entender a lógica do advogado dos caras pra ao menos tentarem seguir com essa proposta. A música têm similaridades, ao meu ver só na primeira parte antes do refrão, algo que já seria coberto pelos 40% oferecidos por generosidade da Lana. Mas os caras estão loucos por dinheiro, única justificativa, e continuaram seguindo querendo 100, algo que só ocorreria se ela tivesse plagiado melodia e letra. Mesmo que a Lana perca, dificilmente eles irão conseguir mais que 40%, o que já tinha sido oferecido por ela. Por isso mesmo ela está mostrando 0% de preocupação. Só o fato de eles já terem sido acusados de plágio pela música e terem perdido vai ser um argumento que vai f**** eles bonito. Estou esperando um pronunciamento da banda pq esse processo está bem nonsense da parte deles.

O sam smith também foi acusado de plagiar essa música....se eu fosse ele já preparava os advogados.O processo VEM!

pq?

e o plágio é bem aparente.

se não foi inspirado pq ela ofereceu 40%?

Bandinha patética. Querendo crédito por algo que nem é deles. Porcos desesperados por dinheiro, depois querem pagar de alternativos tirando a discografia do Spotify. Hipócritas do Krl. Felizmente essa é uma causa ganha pra Lana.

...rsrsrs....outro enganado, o gente de cultura musical baixa de 98 a 2010 a Banda ganhou 2 a 3 premios por cada album.... o brasileiro quando não é fã, nem pesquisar de graça , sabe....vamos pesquisar

palavra bonita...inspiração....rsrsrsr.. é cópia messsssmo !

O amigo está errado....se vc tocou, gravou, vc tem direito conexos...e a Associação de compositores em qualquer lugar do mundo precisa de um número de registro de gravadora ( nesta parte vc esta certo ) para edição e propriedade com direitos de promoção ...mas a música e letra seeeempre terá que ter compositor....PS Sou musico tenho Abramus e OMB e falo com propriedade

.................TOOOMmmA !.... considera plagio linha melódica em 1 a 8 compassos....SIM... A melodia é uma cópia deslavada... E assim como Black eye pears acabou por 8 plágios e o preju de milhares de dolares ....alguns pelo visto querem o mesmo !

Querida se isso nao for plágio nada mais é......kkkkkkk...admite logo que tá ficando feio.....kkkkkkkkkkk.....eu pediria 200%...kkkkkkkkkkk

Única música que presta? Porra mano.... tem coisa muito boa, como Karma Police, Paranoid Android e basicamente o Amnesiac todo :)

Não fiz isso, mas toma aí 40% dos lucros. Sei.

Como autores, eles ganham parte dos royalties em cima da música, então diz respeito a eles, sendo donos dos direitos ou não.

"Creep" nem pertence ao Radiohead pra eles fazerem uma acusação dessas. A música pertence à Warner, que é dona da Parlophone (antiga gravadora deles). Isso é coisa de empresários tentando lucrar. Imagino que a banda nem esteja sabendo disso.

Ela é apenas creditada no contrato,como eu disse os responsáveis pelas composição de tudo são os produtores,esses tais nomes que aparecem em todas as suas músicas,por isso que cada música tem uns 4 compositores...e quanto ao processo do heaf eu nunca ouvi falar,seria legal um link sobre,acho suspeito vc dizer que uma banda copiou outra banda sem nome nem referência,mas o legado do Radiohead e a originalidade dos caras nem se compara com essa cantorasinha aí, principalmente pelo fato dela ser apenas isso,uma cantora,ela não tem nada de especial, não tem estilo,nem característica de letra como o Radiohead tem, ela só fez aula de canto e só

Nem conhecia tal música, mas é inegável que a inspiração foi enorme.

Migos radiohead não é plágio não.

"a unica que presta" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Bem hipócritas o pessoal do Rediohead, hein. A única música deles que presta foi plágio e agora acusam de plágio alguém pela mesma música.

PQP! Isso não é plagio? Olhando pro outro ahh essa capitalismo opressor.

😂😂😂😂😂

achei o início da musica parecidão, mas só.

Só um complemento a sua informação. A música "With a Little Help From My Friends", que também é cantada por Joe Cocker, foi composta por John Lennon e Paul McCartney e lançada no album "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", em 1967, onde foi interpretada por Ringo Starr.

Eles foram processados e só depois eles decidiram colocar os créditos dos compositores originais, a mesma história que ela está passando. Alias, o que é diferente dela, que admite que não se inspirou mas ainda assim ofereceu um acordo logo de inicio ( que eles negam por quererem 100% dos lucros da música, o que é ridículo porque ela escreveu a letra). O que eu digo é termos de criatividade, ela levou o que 7 anos para ser acusada de algo assim e é conisderada picareta? E eles que foram acusados logo no 1º álbum ( e perderam, pela justiça) não são? kkkkk É impossível não ver a ironia nisso tudo

não

É, não dá pra escrever o que gente famosa diz (apesar do Yorke ter umas observações interessantes sobre o mercado musical).

Pois é. Esse showbiz é muito louco.

Ouvindo como leigo que sou, noto que ela copia descaradamente, e o radiohead não parece tanto com a música do hollies. E vou além eles deram os devidos créditos, ela admite e reluta. Sobre ser no primeiro ou último trabalho, desonestidade não tem ordem.

O que torna tudo bem irônico. Eles não gostam da música, não tocam mais, foram processados por copiar outra banda, se dizem contra a indústria musical mas querem ganhar 100% de uma música que é parecida mas ainda tem a letra de outra pessoa.

Dizer que não gosta é fácil, mas a hipocrisia vem de mãos dadas com o dinheiro

Os caras são processados por plágio no 1º album deles. Ela pelo menos levou uns 5 pra ser acusada do mesmo kkkk

Vou dar uma olhada, valeu pela indicação.

essa lana é uma picaretagem só. Como a mídia ainda dá corda...

O Jonny Greenwood odeia também, rs. O solo, inclusive, teria sido uma tentativa de "destruir" a canção.

Gosto da Lana, mas nossa... o início é igualzinho. Eu se fosse ela dava o album inteiro para eles, pois acho muito fraco em relação ao primeiro album. E o Thom não disse que não gostava dessa música? Eu, hein. Gosto dos dois artistas e poderiam ter resolvido essa cena por baixo dos panos, mas os advogados botam fogo, né? Estão roubando o protagonismo da coisa. Dêem o direito da música aos advogados.

Ué, mas o próprio Radiohead copiou outra banda e foi processado por isso e tiveram que colocar os compositores originais nos créditos. Eles não sabem nada de música também? KKKKK A mulher só é compositora em 300 faixas sendo que a maioria delas com um ou dois compositores, no máximo.

Achei o inicio parecido, mas a música da Lana é claramente inspirada em grupos como the shangri-las e girls bands dos anos 60, cheios de harmônicas e a letra é realmente boa e vira outra música depois do segundo refrão. Talvez eles tenham base para um acordo, mas dúvido que ganhem 100%

Os primeiros transformaram uma baladinha bem mais ou menos dos Hollies em uma Grande Porcaria. Aí, não satisfeita, a tal de Lana transformou a Grande Porcaria numa Enorme, Gigantesca e Sonífera BBo%%%Sta

Renato, só pra constar, até onde eu sei, o processo dos Stones foi feito pelo empresário antigo da banda, ele quem exigiu os 100%. Inclusive a versão plagiada da música foi a versão orquestrada, que foi produzida justamente por esse empresário, e que não tem nada parecido com a versão da banda. Mas o mais irônico de tudo, é que os Stones também deram uma chupada na letra da música, que se não me falha a memória, são aquelas letras que não tem um autor divulgado.

Isso me lembra muito o Renato Russo também que copiava na cara dura várias musicas. Mas, também temos um caso contrário, quando o Rod Stewart "usou como inspiração" Taj Mahal do Jorge Ben Jor em "Da Ya think I'm Sexy" na cara dura. É um dos piores plágios que eu conheço.

Plágio só é tri quando o glorioso Raulzito, copiava na cara dura musicas das gringa. Quando se ligaram que Metamorfose Ambulante tem uma abertura idêntica a Little Help from my friends cantada pelo Joe Cook, Raulzito respondeu: Os cara vieram aqui e levaram um monte de riquezas nossas, vamos roubar um pouquinho deles também...

Quando Green Day copiou o início de Wonderwall em Boulevard of Broken Dreams, Noel ironizou dizendo :"Quem copiar alguém? Faça como eu. Espere o cara morrer."

Plágio descarado. Não é preciso ser músico ou especialista para confirmar. Vai perder direto, sem apelação. Aliás, se propôs 40% é porque reconheceu o plágio. Duvido que haja negociação.

Plágio do plágio

Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão. Lana está perdoada!

Kk... não copiou,mas ofereceu 40% né?...pior que a maioria desses cantores pops copia um monte de vários clássicos...riana,kety perry,keny west...a questão é que quem copia são os produtores, porque esses p0rras não são capazes de compôr absolutamente nada da própria música,isso e o fato de não entenderem nada de musica,por isso nem percebem o que cantam

Plágio descarado, pra completar a música ainda é bem fraquinha.

plagio monstro!!!! a gente fica esperando do refrão "But I'm a creeeeeep"

Bwah-hahahahahahahahahahahahaha Concordo em relação ao pagode.

A harmonia é idêntica (embora em tonalidades diferentes). Porém, a melodia é outra. Para mim não é plágio. Se fosse, metade das músicas de pagode seriam plágio, pois usam a mesma harmonia entre elas.

Além dessa música dela não ser grandes coisas, podia ter evitado a confusão fazendo um cover mesmo do que essa cópia malfeita...

Isso é pior do que quando o Oasis copiou a introdução de Imagine em Don't look back in Anger. Bwah-hahahahahahahahahaha

nem achei parecida

Se não fosse cópia não iria oferecer nem 40%, ta de brincadeira kkkk

Confesso que fiquei esperando uma participação dela na temporada de Twin Peaks. Claramente, a musicalidade dela é muito inspirada na da série. O clipe de Summertime Sadness acho muito Lynch. Parece que é Cidade dos Sonhos. Ela também gravou Blue Velvet em referência ao filme. E tem um comercial que ela canta com cenário bem "Lynchiano".

Pura cópia, só altera algo depois de quase 2 min

Xiii....o Nutella purpurina se zangou por terem mexido com a "Diva" dela..ops dele kkkkkkkkkkkkkkkkk

Que isso, não tem como não associar com creep é muito parecido o inicio.

Radiohead - No Surprises - Dr House

Se nao foi plagio oq se prontificou em oferecer 40%?! Espertinha...

nossa, copia descarada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk achou que ninguém fosse perceber? fala serio.

a musica sempre é um plagio, assim como o cinema....

ta mais pra versao q o Radiohead copiou mesmo... tomara q percam o processo... os caras fizeram um acordo no passado e nao aceitam acordo agora? cara de pau...

Putz que treta e essa?!

Eles tb plagiaram, Deveriam ficar na deles.

A MATÉRIA TINHA QUE SER: LANA PLAGIOU THE HOLLIES.

Só processou porque é a Lana Del Rey, se fosse um artista sem expressão não teria processado. E acredito que foi sem pensar, ocorreu sem querer por ela, acontece com os artistas mais talentosos, já aconteceu com Rod Stewart. Pra mim não vai mudar nada, gosto muito de Radiohead e da Lana Del Rey. São excelentes músicos.

essa porra do radioeca copia creep dos The Hollies so poe os creditos pros caras e agora quer 100% da musica da Lana! Essa porcaria do radioeca so tem musica chata, tao sumidos precisam de grana nao?

concordo, mas também tem amizades, prazeres em trabalhar com gente muito boa para fazer algo diferente como Martin Scorsese com os Rolling Stones

Ela disse que não se inspirou na música. É verdade, ela não se inspirou, ela copiou todos os acordes. rsrs Sem vergonha, a mocinha.

Seria uma ótima heim, há mas os egos,os contratos...

melhor juntar esse povo em um show/turne kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus