Música

Notícia

U2 vai adiar lançamento de novo disco após eleição de Donald Trump

The Edge também tira sarro da estratégia de lançamento de Songs of Innocence

11.01.2017, às 10H55.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H47

U2 vai atrasar um pouco o lançamento de seu novo disco, Songs of Experience, após a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos.

None

Em entrevista à Rolling Stone, o guitarrista The Edge explicou que o disco estava praticamente pronto até Trump ser eleito presidente, e a banda entendeu que o mundo mudou. "Precisamos de um momento para pensar sobre o disco e como ele se relaciona com o planeta. 80% foi planejado antes de 2016, e a maior parte foi escrita no começo do ano e, agora, o planeta é um lugar diferente", disse.

The Edge não descarta escrever novas músicas para o disco, de acordo com as mudanças na política global. "Talvez algo mude, queríamos muito ter um tempo para reconsiderar tudo. Demos um pouco de espaço para a criatividade", ponderou.

A eleição também deu a ideia para o grupo fazer a turnê comemorativa de Joshua Tree, que completa 30 anos em 2017. "O disco foi gravado no meio dos anos 1980, durante a era Reagan-Thatcher da política britânica e americana. Era um período de agitação. É como se estivéssemos de volta a essa era de certo modo. Eu não acho que qualquer um dos nossos trabalhos já completou um ciclo desse jeito", diz.

Estratégia de lançamento

Em 2014, o U2 caiu no desgosto do público por conta da estratégia de divulgação do disco Songs of Innocence: uma parceria com a Apple colocava o disco automaticamente em todos os iPhones, em um processo que gastava memória, banda de internet e tornava o álbum difícil de deletar.

Isso não deve se repetir com Songs of Experience, mas ao menos os integrantes da banda falam do caso com bom humor: na mesma entrevista, the Edge tirou sarro do episódio.

"Meu plano é que eu e Bono iríamos entrar escondidos nas casas das pessoas e colocar o CD debaixo do travesseiro. Mas esse plano parece não estar recebendo apoio da banda, infelizmente", brincou o guitarrista.

Neste ano, a banda também faz turnê para comemorar os 30 anos de The Joshua Tree - saiba mais.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.