Adam McKay
Personalidades

Adam McKay

  • Nascimento: 17 de Abril de 1968 (Philadelphia, Pennsylvania, USA)
  • Idade: 49
  • Atividades: Ator, Diretor, Produtor, Roteirista

Adam McKay (nascido na Filadélfia, Estados Unidos, em 17 de abril de 1968) é um diretor, roteirista, produtor, comediante e ator norte-americano.

McKay possui uma história peculiar, já que abandonou a faculdade, faltando menos de um ano para sua graduação e seguiu para uma trupe de comediantes de Chicago. Posteriormente, após um longo período de prática artistica, se candidatou a uma vaga no elenco do Saturday Night Live, para a qual não foi aprovado. No entanto, seus roteiros são aceitos pela equipe do programa o que, ainda na década de noventa, o leva a integrar a equipe de roteiristas do programa. Posteriormente começa a produzir alguns quadros e participa de perquenas scketchs, chegando a exercer, por três temporadas a função de roteirista chefe do SNL.

Após esse período, segue para sua primeira direção de longa-metragem, o qual também escreve - em parceria com Will Ferrel -, OÂncora: A Lenda de Ron Burgundy (Anchorman: The Legend of Ron Burgundy, 2004), o projeto dá início a longa parceria com ator e comediante, e conta ainda com Christina Applegate, Steve Carell e Paul Rudd. Logo em seguida, dirigeWake Up, Ron Burgundy: The Lost Movie, 2004; e Ricky Bobby - A Toda Velocidade (Talladega Nights: The Ballad of Ricky Bobby, 2006), com Sasha Baron Cohen, e,novamente, Will Ferrell, filme no qual além de dirigir e roteirizar, também exerce a função de produtor-executivo.

Depois de um período escrevendo, produzindo e dirigindo curtas-metragens, Mckay segue para a direção da comédia Quase Irmãos (Step Brothers, 2008), com John C. Reilly e, mais uma vez, Will Ferrell, e retoma uma sucessão consistente de trabalhos como produtor e roteirista de novos curtas-metragens. Retorna à direção de projetos de maior visibilidade ao exercer a função em um episódio da série Eastbound & Down, 2009–2013; seguindo para a produção, direção e roteiro de Os outros Caras (The Other Guys, 2010), com Mark Wahlberg e Will Ferrell. Nesse mesmo ano também assume tarefas no segmento de produção em projetos como a série Carpet Bros, 2008; As Aventuras de um Virgem (The Virginity Hit, 2010), dez episódios deBig Lake, 2010-; Fully Loaded, 2011; encerra uma sequência de 24 episódios da empreitada conjunta com Will Ferrell, FunnyorDiePresents…,2010; Tim and Eric's Billion Dollar Movie, 2012; Quatro Amigas e um Casamento (Bachelorette, 2012), Casa de mi Padre (Casa de mi Padre, 2012), O Ditador (The Dictator, 2012), e Os Candidatos ( The Campaign, 2012), retomando suas funções como diretor no documentário produzido para a TV, Lifecasters, 2013; e no longa Tudo Por um Furo ( Anchorman 2: The Legend Continues, 2013).

Nos anos seguintes se mantém em atividade produzindo projetos como Tammy (Tammy, 2014), Bem-Vindos ao Meu Mundo (Welcome to Me, 2014), Os Yes Man em revolta (The Yes Man Are Revolting, 2014), alguns episódios de Bad Judge, 2014-2015; a comédia Mission Control, 2014; Dormindo com as Outras Pessoas ( Sleeping with Other People, 2015) e O Durão (Get Hard, 2015), com Kevin Hart, e Will Ferrell. Também se destaca como roteirista ao desempenhar a função emHomem-Formiga (Ant-Man, 2015), chegando à direção e roteiro de seu filme mais sério e de maior repercussão, A Grande Aposta (The Big Short, 2015), com Christian Bale, Steve Carell e Ryan Gosling, projeto indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Roteiro, Melhor Filme - Comédia ou Musical, Melhor Ator – Comédia ou Musical para SteveCarrell, e Melhor Ator – Comédia ou Musical para Christian Bale, e também ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Diretor, Edição e Melhor Ator Coadjuvante para Christian Bale.

Curiosidades

No período entre 2000 e 2001, McKayrealizou diversos curtas para o Saturday Night Live, nos quais participaram atores como Steve Buscemi, Willem Dafoe, Jimmy Fallon, Will Ferrell, Patrick McCartney, Jerry Minor, Tracy Morgan, Chris Parnell, Andy Richter, Horatio Sanz, Molly Shannon e Ben Stiller.