Alejandro González Iñárritu
Personalidades

Alejandro González Iñárritu

  • Nascimento: 15 de Agosto de 1963 (Cidade do México, Distrito Federal, Mexico)
  • Idade: 54
  • Atividades: Diretor, Produtor, Roteirista

Alejandro González Iñárritu (nascido na Cidade do México, em 15 de agosto de 1963), é um diretor, produtor e roteirista mexicano.

A carreira de Iñárritu tem início na Televisa, rede de TV mexicana, nos primeiros anos da década de 90. Antes disso, ele já havia sido DJ em uma estação de rádio e também estudado cinema nos Estados Unidos sob a supervisão de Ludwik Margules e Judith Weston.

Assim que seu foco volta-se para o desenvolvimento de material audiovisual, em parceria com Raul Olvera, abre a Z Films e inicia a produção, direção e criação de roteiros para comerciais. Posteriormente, realizando a transição para a direção de filmes, desenvolve seu primeiro projeto cinematográfico, o curta-metragem Detras del dinero, 1995. O próximo trabalho que realiza, possibilita que seu nome seja conhecido em festivais e também por produtores ao redor do mundo, Amores Brutos (Amores Perros, 2000). O filme estreia no Festival de Cannes e ganha o Critics Week Grand Prize. Ainda, no mesmo ano, a produção também é indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Em seguida, desenvolve um curta-metragem para a produção 11 de Setembro (11'09''01 - September 11, 2002), coletânea de vídeos abordando a forma como diretores de diversas partes do mundo enxergaram o evento ocorrido nessa data. Seu trabalho posterior apresenta uma abordagem de estrutura semelhante a utilizada em seu primeiro longa-metragem. 21 Gramas (21 Grams, 2003), mais uma vez, agrada a crítica e recebe indicações ao Oscar e ao Screen Actors Guild nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante para Naomi Watts e Benicio Del Toro. Em 2006, mantendo o foco sobre os dramas humanos, Iñárritu lança Babel (Babel, 2006), a produção ganha um Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Drama e recebe sete indicações ao Oscar dentre elas: Melhor Filme e Melhor Direção. O longa conta com a participação de Brad Pitt, Cate Blanchett, Gael García Bernal e marca o fim da parceria entre Iñárritu e o roteirista Guillermo Arriaga.

No ano seguinte, Iñárritu também participa da coletânea de curtas Cada Um com Seu Cinema (Chacun son cinéma ou Ce petit coup au coeur quand la lumière s'éteint et que le film commence, 2007) e encerra a abordagem dos dramas humanos com a produção Biutiful (Biutiful, 2010), filme indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, com Javier Bardem no papel principal.

Depois de um período de quatro anos, Iñárritu retorna aos cinemas com o filme Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance), 2014), mais um sucesso de crítica indicado a nove Oscar e premiado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Diretor de Fotografia. Isso, em conjunto com a conquista do Globo de Ouro nas categorias de Melhor Roteiro e Melhor Ator em Comédia ou Musical para Michael Keaton. A produção também conta com a presença de Emma Stone, Zach Galifianakis e Edward Norton.

Em 2015, Iñárritu tem dois projetos em destaque; o fim das filmagens do drama histórico O Regresso (The Revenant, 2015), baseado no livro de mesmo nome escrito por Michael Punke, com participação de Leonardo DiCaprio e Tom Hardy, filme que lhe rende o Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Direção e também o prêmio de Melhor Ator - Drama para DiCaprio, mais 12 indicações ao Oscar, entre elas de Melhor Diretor, Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante. Ainda, no mesmo ano inicia a produçao da série de TV The One Percent, 2015.

Curiosidade

Iñárritu, antes de partir para o cinema, compôs músicas para os filmes mexicanos Un macho en la cárcel de mujeres, 1986; Un macho en el salón de belleza, 1987; Fiera solitaria, 1987; e Garra de tigre, 1989.

Iñárritu tem créditos como produtor e roteirista na maior parte dos trabalhos que dirigiu, entre eles Babel, Biutiful e Birdman.