Ben Affleck
Personalidades

Ben Affleck

  • Nascimento: 15 de Agosto de 1972 (Berkeley, California, United States)
  • Idade: 45
  • Atividades: Ator, Diretor, Produtor, Roteirista

Ben Affleck (nascido em Berkeley, Califórnia, em 15 de agosto de 1972), é um ator e cineasta norte-americano.

Iniciando sua carreira ainda como ator mirim, Affleck, aos sete anos, interpreta um personagem no longa independente - produzido por um amigo da família - The Dark End of the Street, 1981. Pouco tempo depois, segue para os programas infantis The Voyage of the Mimi, 1984; e ABC Afterschool Specials, 1972-1997. Nessa mesma fase também conhece seu grande amigo Matt Damon, com quem cursa atuação e inicia uma série de projetos. Ainda durante a década de 80 realiza pequenas participações em produções médias até alcançar destaque no longa dirigido por Richard Linklater, Jovens, Loucos e Rebeldes (Dazed and Confused, 1993), com Matthew McConaughey.

No mesmo ano efetua sua primeira sucessão consistente de trabalho na série Against the Grain, 1993-1994; realiza rápida aparição em Lifestories: Families in Crisis, 1992-1993; consegue um papel em Tempo de Mudança (Glory Daze, 1995), com Sam Rockwell, e integra o elenco de seu primeiro trabalho com o diretor e roteirista Kevin Smith com um personagem no longa Barrados no Shopping (Mallrats, 1995). Dois anos mais tarde, segue para a produção Indo Até o Fim (Going All the Way, 1997), com Rachel Weisz, atua em mais um longa-metragem escrito e dirigido por Kevin Smith, Procura-se Amy (Chasing Amy, 1997), e realiza o projeto que o alça ao estrelato, ao lado de Matt Damon, Gênio Indomável (Good Will Hunting, 1997), no qual é roteirista e também ator, contando com a participação de Robin Williams, que leva o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, com Stellan Skarsgård e Casey Affleck. A produção recebe nove indicações ao Oscar, e leva, além do prêmio de Williams, o Oscar de Melhor Roteiro Original para Affleck e Damon.

Logo em seguida participa de Fantasmas (Phantoms, 1998), com Peter O'Toole e Liev Schreiber, e segue para sua estreia no segmento das grandes produções, ao integrar o elenco de Armagedom (Armageddon, 1998), dirigido por Michael Bay, com Bruce Willis, Billy Bob Thornton e Liv Tyler, vive um personagem de destaque em Shakespeare Apaixonado (Shakespeare in Love, 1998), com Gwyneth Paltrow, Joseph Fiennes, Geoffrey Rush e Judi Dench, e segue para uma progressão relevante de trabalho em produções como 200 Cigarros (200 Cigarettes, 1999), com seu irmão Casey Affleck, Forças do Destino (Forces of Nature, 1999), com Sandra Bullock, mais um filme criado e dirigido por Kevin Smith, Dogma (Dogma, 1999), e abre os anos 2000 com um personagem em O Primeiro Milhão (Boiler Room, 2000), com Vin Diesel.

Ainda nesse ano integra o elenco de Jogo Duro (Reindeer Games, 2000), com Gary Sinise e Charlize Theron, dubla o personagem principal da animação José - O Rei dos Sonhos (Joseph: King of Dreams, 2000), e segue para papéis ainda mais marcantes para sua carreira em longas como Mais Que o Acaso (Bounce, 2000), com Gwyneth Paltrow, Pearl Harbor (Pearl Harbor, 2001), novamente dirigido por Michael Bay, com Josh Hartnett, Alec Baldwin e Jennifer Garner, o filme escrito e dirigido por Billy Bob Thornton, Tudo em Família (Daddy and Them, 2001), com Laura Dern e Jamie Lee Curtis, e compõe o elenco de O Império (do Besteirol ) Contra-Ataca (Jay and Silent Bob Strike Back, 2001), com Will Ferrell.

Posteriormente trabalha com Samuel L. Jackson, no longa Fora de Controle (Changing Lanes, 2002), ganha mais um papel de destaque em A Soma de Todos os Medos (The Sum of All Fears, 2002), com Morgan Freeman, produz e integra o elenco da comédia Triângulo Amoroso (The Third Wheel, 2002), e segue para seu primeiro super-herói, em Demolidor - O Homem Sem Medo (Daredevil, 2003), com Colin Farrell e Jennifer Garner, que marca o início de um período de personagens e produções recebidos com frieza tanto por público quanto por crítica. Como parte desse momento, Affleck segue para Contato de Risco (Gigli, 2003), com Jennifer Lopez, integra o elenco do longa-metragem dirigido por John Woo, O Pagamento (Paycheck, 2003), com Aaron Eckhart e Uma Thurman, Menina dos Olhos (Jersey Girl, 2004), novamente dirigido por Kevin Smith, Sobrevivendo ao Natal (Surviving Christmas, 2004), com Christina Applegate e James Gandolfini, Um Cara Quase Perfeito (Man About Town, 2006), O Balconista 2 (Clerks II, 2006), com Rosario Dawson, consegue certo destaque com sua atuação em Hollywoodland - Bastidores da Fama (Hollywoodland, 2006), com Adrien Brody e Diane Lane, compõe o elenco de A Última Cartada (Smokin' Aces, 2006), com Ryan Reynolds e Ray Liotta, e, no ano seguinte, estreia como diretor no longa Medo da Verdade (Gone Baby Gone, 2007), para o qual também escreve o roteiro, com Morgan Freeman, Ed Harris e Casey Affleck.

Dois anos depois, compõe o elenco da comédia Ele Não Está Tão a Fim de Você (He's Just Not That Into You, 2009), com Jennifer Aniston e Jennifer Connelly, e volta a realizar escolhas mais representativas para sua carreira como ator ao participar do longa Intrigas de Estado (State of Play, 2009), com Russell Crowe e Helen Mirren, da comédia Maré de Azar (Extract, 2009), com Jason Bateman, A Grande Virada (The Company Men, 2010), com Tommy Lee Jones, e mais uma produção na qual atua, dirige e é um dos membros da equipe de roteiristas, Atração Perigosa (The Town, 2010), com Jon Hamm e Jeremy Renner, indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu trabalho. Após essa boa experiência na direção, Affleck se mantém no comando de mais um filme e também é um dos produtores do longa baseado em fatos reais, Argo (Argo, 2012), com Bryan Cranston, Alan Arkin e John Goodman, produção que recebe sete indicações ao Oscar e vence nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.

No mesmo período compõe o elenco do longa-metragem escrito e dirigido por Terence Malick, Amor Pleno (To the Wonder, 2012), com Javier Bardem, segue para Aposta Máxima (Runner Runner, 2013), com Justin Timberlake, e vive um papel marcante na adaptação Garota Exemplar (Gone GIrl, 2014), dirigido por David Fincher, com Rosamund Pike e Neil Patrick Harris. Posteriormente assume a identidade do homem-morcego nos longas Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Batman vs Superman: Dawn of Justice, 2016), dirigido por Zack Snyder, com Henry Cavill, Amy Adams e Jason Momoa, e Esquadrão Suícida (Suicide Squad, 2016), dirigido por David Ayer, com Margot Robbie, Cara Delevingne, Will Smith, Jared Leto e Viola Davis, e integra o elenco do projeto The Accountant, 2016; dirigido por Gavin O’Connor, com Anna Kendrick e J.K. Simmons.

Curiosidades

Quando Affleck era criança, ele pediu um cachorro para sua mãe e ela o testou fazendo com que cuidasse de um cachorro imaginário por uma semana. Ben desistiu no quinto dia e não ganhou o pet.

É conhecido por ser um excelente “imitador”. Durante as filmagens de ‘A Soma de Todos os Medos’, escolheu estudar Morgan Freeman. Quando apresentou o resultado, sua imitação foi tão acurada que Freeman falou: “Se você, algum dia, fizer isso novamente, eu te mato”.

Ainda na adolescência, Affleck e Damon costumavam viajar para Nova York para audições e guardavam dinheiro para as passagens em uma conta conjunta.

Affleck abandonou a escola após ter uma das primeiras versões do roteiro de ‘Gênio Indomável’ ridicularizada por um professor de escrita criativa.

Seus pais deram a ele o nome Géza por causa de um amigo húngaro que sobreviveu ao Holocausto. Seu nome completo é Benjamin Géza Affleck-Boldt.

Aos 25 anos, foi a pessoa mais jovem a ganhar um Oscar na categoria de Melhor Roteiro Original. Após isso levou 15 anos para ser indicado novamente, quando ganhou a estatueta na Categoria de Melhor Filme por ‘Argo’.

Foi o primeiro diretor da história a ganhar o Globo de Ouro e o Directors Guild de Melhor Diretor e nem ao menos receber uma indicação ao Oscar pelo mesmo trabalho. Nesse caso, pelo filme ‘Argo’.

Foi banido, para sempre, do Hard Rock Casino em Las Vegas por causa da sua habilidade de contar cartas na mesa de blackjack.

“Deus me ajude se eu, algum dia, fizer outro filme com explosões. Se você me ver em um filme no qual as coisas explodem, você irá saber que eu perdi todo meu dinheiro”.

[Ao desistir da oferta de dirigir O Homem de Aço (Man of Steel, 2013)] - "Um dos benefícios de ter feito todos os tipos de filme como ator é que você sabe os prós e os contras de ser tentado a fazer um filme realmente grande, já que isso custa muito dinheiro".

[revendo sua carreira em 2013]:"Eu não era ninguém nos testes em que participava, e, de repente, eu passei a ser visto como esse jovem talento emergente, escritor, ganhador do Oscar, e ai eu passei a ser visto como um ator de grandes produções, e depois como um ator ferrado, e depois como um ator que ressurge. Agora, eu acho, que sou visto como alguém em Hollywood que trabalha".

Affleck, além de atuar, dirigir e escrever, também desempenha a função de produtor em diversos projetos, com destaque para o longa Um Verão Especial (Stolen Summer, 2002), e a série Project Greenlight, 2001-2002. Ele também criou e foi o produtor executivo da série Push, Nevada, 2002-; e também ganhou os créditos dessa função nos longas All Grown Up, 2003; O Nerd Vai à Guerra (The Battle of Shaker Heights, 2003), Feast, 2005; More TIme With Family, 2014; e no documentário Reporter, 2009.