Gore Verbinski
Personalidades

Gore Verbinski

  • Nascimento: 16 de Março de 1964 (Oak Ridge, Tennessee, USA)
  • Idade: 53
  • Atividades: Diretor

 

 

 

 

Gore Verbinski (nascido em Oak Ridge, Tennessee, em 16 de março de 1964) é um diretor, roteirista, produtor e músico norte-americano.

 

Sua carreira como cineasta começa muito antes de realizar criações para o cinema. Com uma juventude ligada à música, participando como guitarrista de diversos grupos de punk rock durante sua adolescência, Verbinski dirige videoclipes para bandas como Vicious Rumors, Bad Religion, NOFX, 24-7 Spyz e Monster Magnet. Posteriormente, segue para as propagandas, com criações para marcas como Nike, Coca-Cola, Canon, e United Airlines. Alcança reconhecimento internacional ao desenvolver o comercial para a marca de cervejas Budweiser na qual sapos coaxam o nome da bebida.

 

 

Após o sucesso desse trabalho, escreve e dirige o curta-metragem The Ritual, 1996; e segue para seu primeiro longa-metragem, a comédia Um Ratinho Encrenqueiro (Mousehunt, 1997), com Christopher Walken, filme que rende boa bilheteria e conduz Verbinski para a direção deA Mexicana (The Mexican, 2001), com Julia Roberts, Brad Pitt, James Gandolfini e J.K. Simmons.A produção não figura entre as bilheterias mais lucrativas, mas também não abala a carreira de Verbinski, que, no ano seguinte, leva às salas de cinema a versãonorte-americana do filme de terror japonês, O Chamado (The Ring, 2002), com Naomi Watts.

 

O longa de terror faz boa arrecadaçãoao redor do mundo eantecede um dos grandes projetos dirigidos por ele, o filme inspirado em uma das atrações dos parques Disney, Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl, 2003), com Johnny Depp, Geoffrey Rush, Orlando Bloom e Keira Knightley, produção que recebe cinco indicações ao Oscar, entre elas a de Melhor Ator para Johnny Depp, e quebra diversos recordes de bilheteria ao redor do planeta, culminando com o pedido da Disney para que mais dois longas fossem produzidos.

 

No entanto, antes que esses projetos fossem lançados, Verbinski dirige um filme de menor escala, O Sol de Cada Manhã (The Weather Man, 2005), com Nicolas Cage, Nicholas Hoult e Michael Caine, e, na sequência leva àstelas, Piratas do Caribe: O Baú da Morte (Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest, 2006), seguido por Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (Pirates of the Caribbean: At World's End, 2007), seu filme de maior bilheteria, que ganha o título de terceira produção da história a alcançar mais de um bilhão em venda de ingressos.

 

Após esse trabalho de grandes proporções, Verbinskidirige a animação Rango (Rango, 2011), com vozes de Johnny Depp, Isla Fisher, Abigail Breslin e Alfred Molina, projeto que rende o Oscar de Melhor Animação, e segue paramais uma produção dos estúdios Disney, O Cavaleiro Solitário (The Lone Ranger, 2013), com Johnny Depp, Tom Wilkinson e Helena Bonham Carter.

 

Três anos mais tarde, retorna aos cinemas ao assumir a direção do projeto A Cure for Wellness, 2016/2017.

 

Curiosidades

 

Com a soma da receita bruta de seus filmes atingindo aproximadamente US$ 3.7 bilhão, Verbinski é o 9º diretor mais lucrativo do mundo.

 

O pai de Verbinski era imigrante polonês e físico nuclear.

 

Na adolescência foi guitarrista de diversas bandas de punk rock, posteriormente, teve que vender sua guitarra para comprar sua primeira câmera.

 

Para entregar a parte dois e três de Piratas do Caribe, Verbinski passou por diversos furacões, lidou com atores doentes e enjoados, muitos problemas e dificuldades técnicas devido a escala gigantesca do projeto.

 

Foi convidado para dirigir os últimos dias de gravação do longa-metragem A Máquina do Tempo (The Time Machine, 2002), devido a exaustão extrema do diretor Simon Wells. Verbinski não foi creditado por esse trabalho.