Jennifer Lawrence
Personalidades

Jennifer Lawrence

  • Nascimento: 15 de Agosto de 1990 (Louisville - Kentucky - USA)
  • Idade: 27
  • Atividades: Ator

Jennifer Lawrence (nascida em Louisville, Kentucky, em 15 de agosto de 1990), é uma atriz norte-americana.

Com uma história peculiar, Lawrence inicia seus trabalhos como atriz já nos anos 2000, mas não, sem antes contar com um pouco de sorte, já que durante um passeio por Nova York, com sua mãe, foi abordada por um caça talentosque entrou em contato já no dia seguinte.

Iniciando sua carreira artística com propagandas para MTV, entre outros trabalhos, sua primeira aparição como atriz acontece em 2006 quando participa de um episódio de Monk: Um Detetive Diferente (Monk, 2002 – 2009). Nesse mesmo ano segue para as produções televisivas, Company Town, 2006; e Arquivo Morto (Cold Case, 2003-2010), realizando, logo na sequência seu trabalho de maior duração, três temporadas, na série The Bill Engvall Show, 2007 -. Durante esse período Lawrence também participa de Not Another High School Show, 2007; A Paranormal (Medium, 2005-2011), e dos longas Garden Party, 2008; A Casa de Jogos (The Poker House, 2008), e Vidas Que Se Cruzam (The Burning Plain, 2008), escrito e dirigido por Guillermo Arriaga, com Charlize Theron. Dois anos mais tarde chega ao papel que muda sua carreira,Inverno da Alma (Winter´s Bone, 2010), com John Hawkes, trabalho que lhe rende suas primeiras indicações ao Globo de Ouro de Melhor Atriz – Drama e também ao Oscar de Melhor Atriz.

Segue para o elenco de Loucamente Apaixonados (Like Crazy, 2011), com Felicity Jones, Um Novo Despertar (The Beaver, 2011), com participação e direção de Jodie Foster, com Mel Gibson, eintegra o elenco de seu primeiro filme de grande orçamento, quando dá vida a personagem Mística em X-Men: Primeira Classe (X-Men: First Class, 2011), dirigido por Matthew Vaughn, com James McAvoy, Michael Fassbender e Kevin Bacon. Na sequência estreia como a personagem principal da adaptação literária Jogos Vorazes (The Hunger Games, 2012), com Josh Hutcherson e Liam Hemsworth, trabalho que a transforma em um dos rostos mais conhecidos de Hollywood e também a coloca entre os nomes mais bem pagos do mercado norte-americano.

Após as duas estreias em grandes franquias, Lawrence segue para uma sequência de papéis de destaque, como no filme dirigido por David O. Russel, O Lado Bom da Vida (The Silverline Playbook, 2012), com Bradley Cooper, Robert De Niro e Chris Tucker, que lhe rende seu primeiro Oscar e Globo de Ouro de Melhor Atriz, participa de A Última Casa da Rua (House at the End of the Street, 2012), The Devil You Know, 2013; com Rosamund Pike, segue para o segundo longa da franquia literária Jogos Vorazes: Em Chamas (The Hunger Games: Catching Fire, 2013), e chega a mais uma produção dirigida por David O. Russell, Trapaça (American Hustle, 2013), com Christian Bale, Amy Adams e Jeremy Renner, pelo qual ganha um Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz Coadjuvante e uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. No ano seguinte participa de mais um longa do segmento das histórias em quadrinhos, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (X-Men: Days of Future Past, 2014), com Patrick Stewart, Ian McKellen e Hugh Jackman, dirigido por Bryan Singer, vive a personagem principal de Serena (Serena, 2014), novamente com Bradley Cooper, e encerra sua fase como Katniss Everdeen comJogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (The Hunger Games: Mockingjay - Part 1, 2014) eJogosVorazes: A Esperança - O Final (The Hunger Games: Mockingjay - Part 2, 2015), comPhilip Seymour Hoffman, Julianne Moore e Woody Harrelson. Nessa mesma fasetambém dá vida a personagem principal do longa Joy: O Nome do Sucesso (Joy, 2015), novamente dirigido por David O. Russel, com Robert De Niro e Bradley Cooper, trabalho que lhe rende um Globo de Ouro de Melhor Atriz – Comédia/Musical e uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, participa de X-Men: Apocalipse (X-Men: Apocalypse, 2016), e segue para o longa do diretor Morten Tyldum, Passengers, 2016; com Chris Pratt e Michael Sheen.

Curiosidades

Para o seu papel em Inverno da Alma, aprendeu a tirar pele de esquilos, cortar lenha e lutar.

É a terceira atriz mais jovem a ser indicada ao Oscar na categoria de Melhor Atriz, aos 20 anos, 163 dias. Somente Quvenzhané Wallis em Indomável Sonhadora (Beasts of the Southern Wild, 2012), com 9 anos, 135 dias, e Keisha Castle-Hughes por Encantadora de Baleias (Whale Rider, 2002), com 13 anos, 309 dias, eram mais jovens que Lawrence na data da indicação.

É a segunda ganhadora mais jovem do Oscar de Melhor Atriz, recebendo a estatueta por O Lado Bom da Vida, aos 22 anos. A vencedora mais jovem é Marlee Matlin, que ganhou seu Oscar por Filhos do Silêncio (Children of a Lesser God, 1986), aos 21 anos.

Aos 23 anos Lawrence se tornou a atriz mais jovem a ser indicada a três Oscar: Um na categoria de atriz Coadjuvante e os outros dois na categoria de Melhor Atriz.

Em 2016 se tornou a atriz mais jovem a receber quatro indicações ao Oscar, passando Kate Winslet.

O amor de Lawrence por Doritos fez com que ela manchasse vários vestidos durante seu trabalho em Trapaça, praticamente inviabilizando o uso deles para as gravações. Assim, o departamento de figurinos resolveu o problema fabricando diversos vestidos idênticos para que ela tivesse sempre uma peça limpa para a gravação.

Lawrence deu seu Oscar para seus pais, que o mantém guardado em Louisville, Kentucky. A atriz justifica a atitude por se sentir estranha mantendo a estatueta em sua casa.

Gravou uma pequena participação em Debi & Lóide 2 (Dumb and Dumber To, 2014), mas posteriormente pediu para que a participação não fosse veiculada.

Eu não faço dieta ou coisa parecida. Eu fico miserável quando estou de dieta e eu gosto da minha aparência. Estou realmente cansada de todas essas atrizes que parecem pássaros… Prefiro parecer gordinha na câmera e ser uma pessoa de verdade na vida real do que parecer linda na câmera e um corvo na vida real”.

Em Hollywood eu sou obesa. Eu sou considerada uma atriz gorda. Eu como igual a um homem das cavernas. Eu serei a única atriz a não ter nenhum tipo de rumor sobre anorexia! Eu nunca irei passar fome por causa de um papel. Eu sou invencível. Eu não quero que as garotinhas fiquem dizendo: 'Oh, eu quero ser igual a Katniss, então eu não vou jantar'.”

Lawrence nunca fez aulas de teatro, nem mesmo aulas de atuação e afirma: “Eu sempre estudei as pessoas e sempre fui fascinada por suas reações e sentimentos. Eu acho que essa é a melhor aula de atuação que você pode fazer – ver pessoas reais, estudá-las e ouvi-las”.