J.J. Abrams
Personalidades

J.J. Abrams

  • Nascimento: 27 de Junho de 1966 (Nova York, Nova York, Estados Unidos)
  • Idade: 51
  • Atividades: Diretor, Produtor, Roteirista

J.J. Abrams (nascido em Nova York, em 27 de junho de 1966) é um produtor, diretor e roteirista norte-americano.

Abrams iniciou sua carreira no cinema com apenas 16 anos, quando escreveu algumas músicas para o filme Nightbeast, 1982. Logo em seguida, vende um tratamento de roteiro, escrito em conjunto com Jill Mazursky, para a Touchstone Pictures, que é transformado no filme Milionário num Instante (Taking Care of Business, 1990). Em seguida, emplaca mais dois roteiros: Uma Segunda Chance (Regarding Henry, 1991), no qual interpreta um personagem e também é coprodutor,e Eternamente Jovem (Forever Young, 1992), no qual é produtor executivo.

A partir desse momento, Abrams passa a focar mais na perspectiva de produção exercendo a função em filmes como O Primeiro Amor de um Homem (The Pallbearer, 1996) e The Suburbans - O Recomeço (The Suburbans, 1999). Em 1998, Abrams foi responsável pelo roteiro de Armagedom (Armageddon, 1998), produzido por Jerry Bruckheimer e dirigido por Michael Bay. Ainda na década de 90 inicia a produção de sua primeira série de TV, Felicity (Felicity, 1998-2002), que viabiliza seus primeiros experimentos como diretor assumindo a função em dois episódios.

No início dos anos 2000, em conjunto com Bryan Burk, Abramsinicia sua própria produtora, Bad Robot Productions, onde desenvolve e assume a produção executiva da série Alias: Codinome Perigo (Alias, 2001-2006). A partir desse trabalho começa a ser reconhecido na indústria não só como produtor, mas também pela sua capacidade de desenvolver roteiros coesos e com viradas bem escritas. O trabalho seguinte de sua produtora é Lost (Lost, 2004-2010), série que cria em conjunto com Jeffrey Lieber e Damon Lindelof. Para esse projeto, Abrams escreve e dirige o episódio piloto, trabalho que garante seu primeiro Emmy na categoria Melhor Direção em Série Dramática e Melhor Série Dramática.

A partir da segunda metade da década, Abrams inicia sua migração para a direção de filmes de ação. Seu primeiro trabalho acontece em Missão: Impossível 3 (Mission: Impossible III, 2006), em seguida retorna para a direção de alguns episódios de séries e produções feitas para TV como Anatomy of Hope, 2009; no qual também foi produtor executivo, entrando em definitivo para o segmento dos grandes orçamentos com Star Trek (Star Trek, 2009), no qual também foi produtor.

Em 2010, escreve e dirige Super 8 (Super 8, 2011), trabalho no qual divide a produção com Steven Spilberg e Bryan Burk. Os anos seguintes ficam focados no trabalho como produtor de séries e filmes como Missão: Impossível – Protocolo Fantasma (Mission: Impossible – Ghost Protocol, 2011), Alcatraz (Alcatraz, 2012) e Agentes Secretos (Undercovers, 2010-). Em 2013, retorna para a cadeira de diretor em Além da Escuridão - Star Trek (Star Trek Into Darkness, 2013).

Em conjunto com essas realizações, Abrams mantem-se em um ritmo intenso de trabalho, sempre alternando incursões pela TV e cinema. No início de 2013 é confirmado como diretor e produtor de Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (Star Wars: Episode VII - The Force Awakens, 2015), assumindo, posteriormente, o papel de roteirista em conjunto com Lawrence Kasdan.

Curiosidade

Abrams compôs as músicas de abertura para as séries Felicity, Alias e Lost.

Abrams possui mais de 42 créditos como produtor e produtor executivo de séries e filmes.