Leonardo DiCaprio
Personalidades

Leonardo DiCaprio

  • Nascimento: 11 de Novembro de 1974 (Los Angeles, Califórnia, USA)
  • Idade: 42
  • Atividades: Ator, Produtor

Leonardo DiCaprio (nascido em Los Angeles, em 11 de novembro de 1974), é um produtor e ator norte-americano.

Seu trabalho no segmento artístico começa já aos cinco anos de idade, quando sua mãe o leva para participar de testes para comerciais de TV, junto com seu irmão mais velho. No entanto, sua carreira como ator começa a ganhar forma quando é selecionado para pequenos papéis em séries televisivas como The New Lassie, 1989-1992; The Outsiders, 1990-; Santa Barbara, 1984-1993; e Roseanne, 1988-1997; chegando ao seu papel de maior visibilidade no período quando participa de 12 episódios deParenthood, 1990-.

No ano seguinte, inicia sua transição para os cinemas ao integrar o elenco do longa de comédia-horror, Criaturas 3 (Critters 3, 1991), segue para uma pequena participação no longa Relação Indecente (Poison Ivy, 1992), com Drew Barrymore, e encerra mais outra boa sucessão de episódios emGrowing Pains, 1985-1992.

Logo em seguida, DiCaprio chega ao papel que o coloca em destaque na indústria cinematográfica norte-americana, quando, após ser selecionado por Robert De Niro, integra o elenco do longa O Despertar de um Homem (This Boy's Life, 1993). De acordo com textos da época, a performance do jovem ator, equilibrada, mesmo ao contracenar com um dos medalhões do cinema, o coloca em evidência e gera a possibilidade de viver um dos personagens principais do longa Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador(What's Eating Gilbert Grape, 1993), com Johnny Depp e Juliette Lewis, que rende a DiCaprio sua primeira indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.

Após esse personagem, ele inicia uma sequência de boas escolhas e atuações em produções variadas como Rápida e Mortal (The Quick and the Dead, 1995), escrito e dirigido por Sam Raimi, com Sharon Stone,Gene Hackman e Russell Crowe, mais um personagem marcante em Diários de Um Adolescente (The Basketball Diaries, 1995), segue para Eclipse de uma Paixão (Total Eclipse, 1995), e inicia sua série de trabalhos com diretores e artistas internacionalmente conhecidos como Baz Luhrman, em Romeo + Juliet (Romeo + Juliet, 1996), com Claire Danes e John Leguizamo, As Filhas de Marvin (Marvin's Room, 1996), com Meryl Streep, Diane Keaton e, novamente, Robert De Niro, chegando a superprodução dirigida por James Cameron, Titanic (Titanic, 1997), com Kate Winslet e Billy Zane, longa que lhe rende mais uma indicação ao Globo de Ouro, dessa vez na categoria de Melhor Ator.

Depois dessa sequência de trabalhos, participa do longaO Homem da Máscara de Ferro(The Man in the Iron Mask, 1998), com JeremyIrons, John Malkovich e Gérard Depardieu, integra o elenco da produção escrita e dirigida por Woody Allen, Celebridades (Celebrity, 1998), com KennethBranagh e JudyDavis, vive o papel principal em A Praia (The Beach, 2000), dirigido por Danny Boyle, integra o elenco da produção independente Don's Plum, 2001; e inicia sua parceria mais prolífica com Martin Scorseseao participar de Gangues de Nova York (Gangs of New York, 2002), com Cameron Diaz, Daniel Day-Lewise Liam Neeson. Seu projeto seguinte, é o filme dirigido por Steven Spielberg, Prenda-me se for Capaz (Catch Me If You Can, 2002), com Tom Hanks, Amy Adams e Martin Sheen, partindo, em seguida, para a produção executiva e também o personagem principalde mais um longa dirigido por Scorsese, O Aviador (The Aviator, 2004), com Cate Blanchette Alec Baldwin, pelo qual ganha seu primeiro Glogo de Ouro na categoria de Melhor Ator - Drama e mais uma indicação ao Oscar na mesma categoria.

Se mantém ligado a projetos dirigidos por Scorsese ao integrar o elenco deOs Infiltrados (The Departed, 2006), com Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg e Vera Farmiga, filme que lhe rende mais uma indicação ao Globo de Ouro, e, ainda no mesmo ano, também participa do longa Diamante de Sangue (Blood Diamond, 2006), com Djimon Hounsou e Jennifer Connelly, com um papel que lhe rende nova indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro. Logo em seguida, vive um dos principais personagens no longa dirigido por Ridley Scott, Rede de Mentiras (Body of Lies, 2008), com Mark Strong, Oscar Isaac e, mais uma vez, Russel Crowe.

Sempre mantendo-se ligado a grandes nomes da direção e buscando papéis diferenciados, DiCaprio segue para o longa dirigido por Sam Mendes, Foi Apenas um Sonho (Revolutionary Road, 2008), novamente contracenando com Kate Winslet, filme que lhe rende mais uma indicação ao Globo de Ouro. Ainda nessa primeira década dos anos 2000 ele também atua como produtor e produtor excutivo de projetos como O Assassinato de Richard Nixon ( The Assassination of Richard Nixon, 2004), com Sean Penn, Naomi Watts e Don Cheadle, Gardener of Eden, 2007; com Jim Parsons, A Última Hora (The 11th Hour, 2007), do qual também é roteirista, desenvolve a série Greensburg, 2008-; e segue em cargos de produção em longas como A Órfã (Orphan, 2009), com Vera Farmiga, A Garota da Capa Vermelha (Red Riding Hood, 2011), Tudo Pelo Poder (The Ides of March, 2011), escrito e dirigido por George Clooney, Aposta Máxima (Runner Runner, 2013), com Ben Affleck e Justin Timberlake, Tudo por Justiça (Out of the Furnace, 2013), com Christian Bale, Casey Affleck eZoe Saldana, Virunga (Virunga, 2014), Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade (Cowspiracy: The Sustainability Secret, 2014), A Boy and His Tiger, -; Delirium, 2016; Robin Hood: Origins, 2017; e Live by Night, 2017; escrito e dirigido por Ben Affleck.

Em conjunto com esses trabalhos foradas câmeras, o ator ressurge em mais uma obra dirigida por Scorsese, Ilha do Medo (Shutter Island, 2010), com Mark Ruffalo, Ben Kingsley e Michelle Williams, pela qual recebe mais uma indicação ao Globo de Ouro, segue para o longa escrito e dirigido por Christopher Nolan, A Origem (Inception, 2010), com JosephGordon-Levitt, Ellen Page, Tom Hardy e Michael Kane, e recebe mais duas indicações ao Globo de Ouro por seu trabalho na produção dirigida por Clint Eastwood, J.Edgar (J. Edgar, 2011), com Naomi Watts, eDjango Livre (Django Unchained, 2012), escrito e dirigido por Quentin Tarantino, com Jamie Foxx, ChristophWaltz e Samuel L. Jackson. Logo em seguida, trabalha novamente com Baz Luhrmann, em O Grande Gatsby (The Great Gatsby, 2013), com JoelEdgerton e Carey Mulligan, chegando a mais um filme dirigido por Scorsese, longa no qual também é produtor, O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, 2013), com Jonah Hill, Margot Robbie, Matthew McConaughey e JonFavreau, pelo qual ganha seu primeiro Globo de Ouro na categoria Melhor Ator em Comédia ou Musical, e indicações ao Oscar de Melhor Ator e de Melhor Filme.

Após o processo de gravação e produção do último longa, DiCaprio tira um ano de férias e retorna ao trabalho como o personagem principal do filme dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu, O Regresso (The Revenant, 2015), pelo qual recebe mais um Globo de Ouro na categoria Melhor Ator – Drama e também uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.

Curiosidades

DiCaprio ganhou o nome de Leonardo, pois quando sua mãe estava grávida - visitando um museu na Itália - DiCaprio deu seu primeiro chute enquanto ela olhava um quadro de Leonardo da Vinci.

Robert De Niro escolheu a dedo DiCaprio entre centenas de candidatos ao papel do longa “O Despertar de um Homem”.

Em 2015, ele era o ator mais bem pago do mercado a nunca ter participado de uma sequência.

Ele foi o primeiro ator selecioando para dar vida ao gênio da matemática Alan Turing em Jogo da Imitação (The Imitation Game, 2015), mas passou o papel para Benedict Cumberbatch.

É um grande defensor do meio ambiente, falando sempre que possível do tema e também financiando diversas produções cinematográficas e entidades que trabalham pela causa.

Participou do teste para viver o personagem Dick Grayson/Robin em Batman Eternamente (Batman Forever, 1995), conquistado por Chris O'Donnell.

Ganhou o papel principal no longa Psicopata Americano (American Psycho, 2000), mas precisou desistir do longa por causa de conflito de agendas. Christian Bale pegou o papel.

Quentin Tarantino considerou selecionar DiCaprio para o papel do Coronel Hans Landa em Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds, 2009), mas acabou optando por Christoph Waltz.

Desistiu do papel de Steve Jobs em Steve Jobs (Steve Jobs, 2015). Michael Fassbender foi selecionado para o papel.

Sobre o processo de gravação de 'Ilha do Medo': Sempre, quando estou em um set de filmagem, eu consigo me desligar do processo no final do dia e ir pra casa estudar minhas falas para o outro dia, mas essa situação foi completamente diferente. Houve duas semanas que eu estava num buraco e isso foi o mais fundo que eu já cheguei em um personagem, emocionalmente.