Marion Cotillard
Personalidades

Marion Cotillard

  • Nascimento: 30 de Setembro de 1975 (Paris, França)
  • Idade: 41
  • Atividades: Ator

Marion Cotillard (nascida em Paris, em 30 de setembro de 1975), é uma atriz, cantora e compositora francesa.

Cotillard é filha de um ator e diretor francês e de mãe professora de teatro. Começou a atuar ainda criança, participando das peças de seu pai.

Seu primeiro papel na TV acontece em 1993 na série Étude sur le Mouvement, 1992-1993; seguida por Highlander (Highlander, 1992-1998). Após sua estreia, Cotillard intercala diversas passagens por curtas-metragens e séries até ser escalada para viver a personagem principal da produção Chloé, 1996; na qual consegue mais visibilidade.

A produção, sucesso de bilheteria na Europa, Táxi - Velocidade nas Ruas (Taxi, 1998) a coloca em destaque mais uma vez, de forma que ela regressa para as sequências Táxi 2 (Taxi 2, 2000) Táxi 3 (Taxi 3, 2003).

Após uma sucessão de participações em curtas e filmes franceses, com destaque para a produção Amor ou Consequência (Jeux d'enfants, 2003), estreia em Hollywood no filme Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Big Fish, 2003), dirigido por Tim Burton e com Ewan McGregor no elenco.

A carreira de Cotillard continuava com força na França, com papéis em filmes como Inocência (Innocence, 2004)Cavalcade, 2005; O Amor Está no Ar (Ma vie en l'air, 2005), e com destaque para sua atuação em Eterno Amor (Un long dimanche de fiançailles, 2004), produção na qual contracena com Audrey Tautou.

Nos anos seguintes, mantém-se em plena atividade, participando de diversas produções francesas até a sua aparição no drama Um Bom Ano (A Good Year, 2006), dirigido por Ridley Scott e com Russell Crowe no elenco. Porém, seu grande momento no mercado americano acontece com sua interpretação de Edit Piaf no filme Piaf - Um Hino ao Amor (La môme, 2007), que lhe rende o Oscar de Melhor Atriz.

A partir desse ponto, começa uma sequência de papéis de destaque em diversas produções com atores e diretores de renome, iniciando em Nine (Nine, 2009), com Daniel Day-Lewis Nicole Kidman, Inimigos Públicos (Public Enemmies, 2009), dirigido por Michael Mann com Christian Bale e Johnny Depp. Em seguida é escalada para o elenco de A Origem (Inception, 2010), dirigido por Christopher Nolan, com Leonardo DiCaprio, Tom Hardy e Michael Kane. Participa ainda do longa Até a Eternidade (Les petits mouchoirs, 2010) e parte para interpretar mais um papel de destaque na produção dirigida por Woody AllenMeia-Noite em Paris (Midnight in Paris, 2011).

Na década seguinte, após consolidar seu nome no mercado americano, Cotillard inicia uma alternância entre produções de Hollywood e produções francesas, mostrando um bom tino para escolhas interessantes, como em Contágio (Contagion, 2011), dirigido por Steven Soderbergh Ferrugem e Osso (De rouille et d'os, 2012), trabalho pelo qual recebe uma indicação ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz. Em seguida, trabalha novamente com Nolan em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises, 2012).

Seu próximo filme é Laços de Sangue (Blood Ties, 2013), no qual divide a cena com Clive Owen. No mesmo ano participa de Era Uma Vez em Nova York (The Immigrant, 2013), com Jeremy Renner e Joaquin Phoenix, até chegar à produção dos diretores belgas, irmãos Dardenne, em Dois Dias, Uma Noite (Deux jours, une nuit, 2014), atuação que garante mais uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz.

Após essa sequência de papéis desafiadores, Cotillard também participa da nova animação de O Pequeno Príncipe (The Little Prince, 2015) e interpreta Lady Mcbetch na adaptação de Shakespeare, Mcbeth, 2015; com Michael Fassbender.