Mark Hamill
Personalidades

Mark Hamill

  • Nascimento: 25 de Setembro de 1951 (Concord, Califórnia, Estados Unidos)
  • Idade: 65
  • Atividades: Ator

Mark Hamill (nascido em Oakland, Califórnia, 25 de setembro de 1951) é um ator, produtor, escritor e diretor norte-americano.

Com mais de 250 trabalhos listados em seu currículo, Hamill, conhecido mundialmente por seu papel na primeira trilogia de Star Wars, na qual dá vida a Lucke Skywalker, inicia sua carreira ainda na década de setenta por meio de uma sucessão de episódios na novela General Hospital, 1963-.

Posteriormente, realiza pequenas participações em diversas séries até chegar a uma nova sequência de episódios como dublador em Jannie, 1973-1975; seguindo para os filmes produzidos para a TV, Sarah T. - Portrait of a Teenage Alcoholic, 1975;Delancey Street: The Crisis Within, 1975; e Eric, 1975; segue para mais uma boa sequência de trabalho na série The Texas Wheelers, 1974-1975; compõe o elenco dos longas televisivos, Mallory: Circumstantial Evidence, 1976; e The City, 1977; chegando à produção que o coloca nos holofotes da indústria do entretenimento, Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (Star Wars: Episode IV - A New Hope, 1977), dirigido por George Lucas, com Harrison Ford e Carrie Fisher. Ainda nesse período, Hamill dubla um personagem na série animada Fred Flintstone and Friends, 1977-; segue para o longa Um Carro, Um Rapaz, Uma Garota (Corvete Summer, 1978), com Annie Potts, retoma seu personagem em Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back, 1980), e segue para um bom número de papéis em filmes como Agonia e Glória (The Big Red One, 1980), com Robert Carradine, The Night the Lights Went Out in Georgia, 1981; com Dennis Quaid, e Hospital dos Malucos (Britannia Hospital, 1982), com Malcolm McDowell, fechando sua sequência de trabalho nas guerras espaciais com Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (Star Wars: Episode VI - Return of the Jedi, 1983).

Após esse período, Hamill se distancia das produções cinematográficas, com a intenção de não se tornar um ator conhecido somente por um tipo de papel, nessa fase participa de peças na Broadway como O Homem Elefante, Amadeus, Harrigan 'N Hart, Room Service e The Nerd.

Posteriormente, integra o elenco dos longas Um Sonho Dentro de um Sonho (Slipstream, 1989), com Bill Paxton, Missão Águia - O Último Ataque (La chute des aigles, 1989), com Christopher Lee, abre a década de noventa com o longa de terror Uma Carona Para o Inferno (Midnight Ride, 1990), e segue para projetos como Um Amor de Anjo (Earth Angel, 1991), Guyer, 1991; e Paixão Satânica (Black Magic Woman, 1991). No mesmo ano participa de dois episódios da série The Flash (The Flash, 1991), e segue para os filmes A Invasão Começa (Time Runner, 1993), Une image de trop, 1993; e Trilogia do Terror (Body Bags, 1993), com Sam Raimi.

Hamill, desde o início de sua carreira, sempre esteve ligado ao universo das dublagens. Assim, logo no início da década de noventa, passa a integrar um grande número de produções desse segmento dando vida para inúmero de personagens, em diversos projetos realizados para TV e para empresas de jogos norte-americanas.

Assim, com uma carga constante de trabalho, Hamill realiza participações pontuais em diversas criações, com destaque para Batman: A Série Animada (Batman: The Animated Series, 1992-1995), o longaThe Raffle, 1994; as animações, Fantasma 2040 (Phantom 2040, 1994-), eWing Commander Academy, 1996-; a ficção científica, Ameaça Alienígina (Laserhawk, 1997), e se mantém em destaque com trabalhos consistentes em The Legend of Calamity Jane, 1997-1998; e O Incrível Hulk (The Incredible Hulk, 1996-1998).

No mesmo período segue para os longas Comando 007 (Hamilton, 1998), com Peter Stormare e Watchers Reborn, 1998; dá vida a um dos personagens que mais dublou em animações, o Coringa, em The New Batman Adventures, 1997–1999; faz parte do elenco dos filmesThe Night of the Headless Horseman, 1999; e Walking Across Egypt, 1999; e chega aos anos 2000 com a animação Sinbad: Beyond the Veil of Mists, 2000.

Logo em seguida, participa de O Império (do Besteirol) Contra-Ataca (Jay and Silent Bob Strike Back, 2001), com Kevin Smith, Ben Affleck e Will Ferrell, produção que reúne novamente Hamill e Carrie Fisher, dois anos depois retorna às telonas com Reeseville, 2003; seguindo para pequenas participações em animações como As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy (The Grim Adventures of Billy & Mandy, 2001-2007), e Uma Família da Pesada (Family Guy, 1999-). Também dirige, produz e atua no longa Comic Book: The Movie, 2004; segue para a produção executiva da série The Wrong Coast, 2004-; e da animação The Halloween Pranksta, 2004; e realizaa naraçãodeCall of Duty 2, 2005; e Call of Duty 2: Big Red One, 2005.

Ainda mantendo um ritmo intenso de trabalho, faz diversas dublagens com destaque para sua participação nos jogos Batman: Arkham Asylum, 2009; e Kingdom Hearts: Birth by Sleep, 2010. Dois anos mais tarde encerra uma sequência de mais de cinquenta episódios na animação Metalocalypse (Metalocalypse, 2006-), segue para o elenco dos fimes televisivos, O Estudante Transferido (Exchange Student Zero, 2012), Airborne, 2012; participa de dois episódios de Mentes Criminosas (Criminal Minds, 2005-), integra o elenco da produção dirigida por Matthew Vaughn, Kingsman - Serviço Secreto (Kingsman: The Secret Service, 2014), com Colin Firth, Samuel L. Jackson e Michael Cane,encerra uma sequência de mais de 100 episódios na série Apenas um Show (Regular Show, 2009-), dubla um personagem em LEGO DC Super Heroes: Justice League - Attack of the Legion of Doom!, 2015; segue para as produções Minkow, 2015; eRelatively Super, 2015; retornando em seguida para seu personagem mais famoso em Star Wars 7 : O Despertar da Força (Star Wars: Episode VII - The Force Awakens, 2015), dirigido por J.J. Abrams, novamente com Harrison Ford e Carrie Fisher, mais Oscar Isaac, Simon Pegg, Andy Serkis, Lupita Nyong'o e John Boyega.

Curiosidades

Hamill foi originalmente escalado como David Bradford na série Oito é Demais (Eight Is Enough, 1977), mas pediu para ser liberado do contrato antes do lançamento de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, pois acreditava que o filme seria um sucesso e queria focar em sua carreira no cinema. No entanto, a emissora recusou a liberação, acreditando que ter uma estrela dos cinemas conectadaà série poderia ser interessante. Porém, Hamill se envolveu em um acidente de carro em dezembro de 1976 o qual machucou seu rosto. Isso fez com que ele não pudesse gravar os episódios para a série e a ABC foi forçada a selecionar Grant Goo para substituí-lo.

Hamill afirma que sua inspiração para criar a voz do Coringa na animação Batman: The Animated Series surgiu de uma mistura entre Hannibal Lecter e Jerry Lewis.

Ele e Robert Englund, conhecido por interpretar Freddy Krueger na série de filmes A Hora do Pesadelo(A Nightmare on Elm Street, 1984), são amigos. Englund, participou dos testes para dar vida a Luke Skywalker e, quando não conseguiu o papel, encorajou Mark a fazer os testes.

Deu voz ao Coringa, nas animações da DC Comics, mais vezes e por mais tempo do que qualquer outro ator.

Mark Hamill comentando seu acidente de carro: “Eu sofri um acidente pouco antes de Star Wars ser lançado, mas o que realmente aconteceu, foi distorcido. Eu quebrei meu nariz, foi isso! Mas eu li muitas coisas sobre como meu rosto foi reconstruído com cirurgia plástica e como eu me arrastei pela estrada, com apenas um braço buscando por ajuda. Li até que eu havia caído de um penhasco. Essa foi a melhor de todas.”

Eu nunca me vi como um ator. Eu queria ser um cartunista como Charles M. Schulz, criar meu próprio mundo e ser capaz de ter um estúdio em casa, não ter que me mudar, e poder ficar com a minha família. [Mas] Eu simplesmente não tinha as habilidades para explorar isso, então passei a gravitar em torno do teatro, porque eu gosto disso.

Reimpressões do livro O Herói de Mil Faces, escrito por Joseph Campbell – que influenciou Lucas no desenvolvimento de seus filmes – colocados nas prateleiras, após o lançamento de Star Wars, vinham com a imagem de Hamill como Luke Skywalker na capa.