Rooney Mara
Personalidades

Rooney Mara

  • Nascimento: 17 de Abril de 1985 (Bedford, Nova York, USA)
  • Idade: 32
  • Atividades: Ator

Rooney Mara (nascida em Nova York, em 17 de abril de 1985), é uma atriz norte-americana.

 

Iniciando sua carreira com pequenas participações em filmes nos quais sua irmã, Kate Mara, integra o elenco, Rooney realiza seu primeiro trabalho emLenda Urbana 3 - A Vingança de Mary (Urban Legends: Bloody Mary, 2005), seguindo para Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais (Law & Order: Special Victims Unit, 1999-), Womans Murder Club, 2007-2008; Dream Boy, 2008; The Cleaner, 2008-2009; Um Por Todas e Todas Por Um (The Winning Season, 2009), com Sam Rockwell e Emma Roberts, conseguindo sua primeira participação mais consistente em dois episódios de Plantão Médico (ER, 1994-2009).

 

No mesmo ano inicia uma boa sequência de trabalho quando integra o elenco de filmes como Friends (With Benefits), 2009; Drama Adolescente (Dare, 2009), Rebelde com Causa (Youth in Revolt, 2009), com Michael Cera, Zach Galifianakis e Ray Liotta, e ganha destaque com seu desempenho em Os Segredos de Tanner Hall (Tanner Hall, 2009), com Brie Larson. Logo em seguida, participa do filmeA Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 2010), e inicia a sucessão de trabalho que a coloca sob os holofotes da mídia especializada, com uma rápida participação em A Rede Social (The Social Network, 2010), dirigido por David Fincher, com Jesse Eisenberg e Andrew Garfield, segue para sua primeira protagonista em uma produção de grande orçamento, quando dá vida a Lisbeth Salander, na adaptação norte-americana Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (The Girl with the Dragon Tattoo, 2011), novamente dirigida por Fincher, com Daniel Craig e Christopher Plummer, e recebe por seu desempenho suas primeiras indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz.

 

Posteriormente, vive um personagem em Amor Fora da Lei (Ain't Them Bodies Saints, 2013), com Casey Affleck,integra o elenco de Terapia de Risco (Side Effects, 2013), dirigido por Steven Soderbergh, com Channing Tatum, Catherine Zeta-Jones e Jude Law, compõe o elenco do longa escrito e dirigido por Spike Jonze, Ela (Her, 2013), com Joaquin Phoenix, Amy Adams e Scarlett Johansson, participa deTrash: A Esperança Vem do Lixo (Trash, 2014), com Wagner Moura, Selton Mello e Martin Sheen, chegando a mais uma performance reconhecida por público e crítica em Carol (Carol, 2015), com Cate Blanchett, que lhe rende uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz.

No mesmo ano, integra o elenco de Peter Pan (Pan, 2015), dirigido por Joe Wright, com Hugh Jackman e Garrett Hedlund, compõe o elenco do projeto escrito e dirigido por Terence Malick, Weightless, 2016; com Michael Fassbender, Benicio Del Toro, Natalie Portman, Ryan Gosling e, novamente, Cate Blanchett, Una, 2016; e The Secret Scripture, 2016; com Theo James.

 

Curiosidades

É a irmã mais nova de Kate Mara

 

Seu bisavô, Tim Mara foi o fundador do time de futebol americano New York Giants. E seu outro bisavô, Art Rooney, fundou o Pittsburgh Steelers.

 

Pra mim, a coisa mais importante sobre atuar, não é a atuação necessariamente. Mas sim, que você nunca para de aprender, você está constantemente aprendendo novas habilidades e novas coisas sobre as pessoas. Pra mim, essa é realmente a melhor parte”.

 

[Sobre seu papel em Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres] “É realmente difícil encarnar um lugar tão escuro por tanto tempo. Eu senti que foi mais difícil sair disso do que entrar. Entrar nessa atmosfera foi realmente fácil pra mim”.

 

Todos em um set são também ciganos. Nós somos todos como esse povo de circo. Somos todos estranhos, todos somos insanos. Mas existe um entendimento lá”.