Sam Raimi
Personalidades

Sam Raimi

  • Nascimento: 23 de Outubro de 1959 (Franklin, Michigan, USA)
  • Idade: 57
  • Atividades: Ator, Diretor, Produtor, Roteirista

Sam Raimi (nascido em Franklin, Michigan, em 23 de outubro de 1959) é um diretor, roteirista, produtor e ator norte-americano.

Raimi iniciou sua carreira em 1977, após dedicar boa parte da sua infância e adolescência a fazer filmes. Depois de abandonar a faculdade no terceiro semestre para trabalhar com cinema, reúne-se com dois amigos, Bruce Campbell e Robert Tapert, para fundar sua produtora Renaissance Pictures. Pouco tempo depois, ele e seus sócios saem em busca de capital para financiar seu primeiro filme Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio (The Evil Dead, 1981), apresentando partes de seus dois primeiros curtas-metragens It's Murder!, 1977 Within the Woods, 1988 para possíveis apoiadores – advogados, médicos e empresários de Detroit -, para então pedir um investimento de U$5,000 a cada um.

Com a arrecadação de aproximadamente U$400,000Raimi gravou seu primeiro longa-metragem que não foi bem recebido pelas distribuidoras americanas. No entanto, após ser lançado na Europa retorna para o mercado americano com status de filme cult, chamando a atenção de produtores como Dino Di Laurentiis que oferece a possibilidade de uma continuação.

Sua segunda produção Crimewave (Crimewave, 1985), não alcança reconhecimento, nem retorno financeiro parecido com o primeiro. No entanto, o roteiro é fruto de uma parceria entre RaimiEthan e Joel Coen e tinha a pretensão de ser uma história em quadrinhos live-action. Logo em seguida, a produção Uma Noite Alucinante 2 (Evil Dead II, 1987) é lançada, mas sem causar burburinho tanto de público quanto de crítica.

A próxima criação de Raimi foi seu próprio super-herói, Darkman – Vingança Sem Rosto (Darkman, 1991), com Liam Neeson, mas que não obteve grande sucesso de bilheteria. Em seguida, o diretor lança Uma Noite Alucinante 3 (Army of Darkness, 1993), que também não repete o sucesso do primeiro lançamento. A partir desse momento Raimi inicia uma passagem por diversos gêneros cinematográficos em conjunto com um grande número de trabalhos como produtor e roteirista. Duas produções que chamam a atenção em seu histórico são Xena: A Princesa Guerreira (XenaWarrior Princess 1995-2001) e Hércules (HerculesThe Legendary Journeys, 1995 -1999). Seu próximo projeto no cinema é Rápida e Mortal (The Quick and the Dead, 1995) Western que conta com Sheron Stone, Gene Hackman, Russell Crowe Leonardo Dicaprio.

A partir desse filme Raimi passa a dirigir projetos com viés mais comercial, aproveitando nomes conhecidos e orçamentos um pouco mais generosos. Essa nova forma de trabalho fica nítida em Um Plano Simples (A Simple Plan, 1998), filme com a participação de Bill Paxton, Billy Bob Thornton e Bridget FondaPor Amor (For Love of the Game, 1999), com Kevin Costner O Dom da Premonição (The Gift, 2000), com Cate Blanchett e Keanu Reeves.

Após essa série de filmes, Raimi é convidado para dirigir a adaptação dos quadrinhos Homem-Aranha (Spider- Man, 2002), sua primeira superprodução. Com o grande sucesso do filme, Raimi retorna à cadeira de diretor para mais duas sequências: Homem-Aranha 2 (Spider-Man 2, 2004) Homem-Aranha 3 (Spider-Man 3, 2007). Um detalhe interessante, cada filme arrecadou aproximadamente U$800 milhões.

Após o reboot da série Homem-AranhaRaimi retorna ao segmento de terror, dirigindo Arrasta-me para o Inferno (Drag Me to Hell, 2009), e, posteriormente, Oz: Mágico e Poderoso (Oz the Great and Powerful, 2013), produção dos estúdios Disney que conta com a participação de James FrancoMichelle Williams Rachel Weisz.

Curiosidade

Stephen King era um grande fã de Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio, tanto que convenceu o produtor Dino De Laurentiis a financiar o segundo filme da série: Uma Noite Alucinante 2.

Raimi, além de diretor, também é produtor de filmes importantes em diversos gêneros. Entre as suas produções de maior destaque estão: O Grito (The Grudge, 2004) O Grito 2 (The Grudge 2, 2006), 30 Dias de Noite (30 Days of Night, 2007) e diversos episódios de Spartacus (Spartacus: Blood and Sand, 2010-2013).