HQ/Livros

Artigo

Deadpool 2 | Por que o ursinho de Cable pode ser um easter egg importante

Filme dá mais um indício da vinda de Hope Summers

07.08.2017, às 16H44.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

Um dos elementos mais intrigantes da primeira imagem oficial de Cable de corpo inteiro em Deadpool 2 é um dos objetos que o mutante do futuro carrega consigo no seu uniforme: um urso gasto de pelúcia, ao lado dos cartuchos de bala. Pode ser só uma graça do figurinista - assim como o unicórnio que Bumerangue carregava consigo em Esquadrão Suicida - mas pode ser mais um indício de um elo com o universo dos X-Men.

Seria o urso uma referência a Hope Summers, a garota mutante que Nathan Summers, o Cable, "adota" como protetor nos quadrinhos? Nascida de um pai desconhecido, filha de Louise Spalding (uma capitã de bombeiros no Alasca), Hope foi a primeira mutante nascida após os eventos de Dinastia M, em que a Feiticeira Escarlate extermina os mutantes da Terra. A exemplo de histórias pós-apocalípticas de resgate da civilização, como no filme Filhos da Esperança, Hope ("esperança" em inglês) se torna objeto de uma profecia que diz que a menina será a salvação tanto dos humanos normais quanto dos mutantes. Por isso, ela é procurada por todos, e Cable a adota - e lhe dá seu sobrenome - para protegê-la.

Em convenções de quadrinhos, é comum ver cosplays de Cable carregando o bebê Hope junto ao peito. A menina foi elemento central da história "Complexo de Messias" dos X-Men entre 2007 e 2008, e depois se vinculou mais à HQ de Cable em 2009, quando a história "Guerra do Messias" transcorreu entre as séries Cable e X-Force. Isso deu ao personagem um perfil mais próximo do Lobo Solitário japonês e do T-800 de O Exterminador do Futuro, o do homem embrutecido pelo tempo e pela guerra que ganha de volta sua esperança ao atrelar sua vida à da criança. Se Deadpool 2 seguir esse caminho, seria interessante ver um Josh Brolin marrento que guarda consigo um ursinho como símbolo de uma inocência perdida.

A questão é que Hope Summers pode ser central à trama do filme. E se a aventura envolvendo Deadpool e Dominó for maior do que parece e envolver profecias do futuro, a extinção dos mutantes e a busca pela menina? Isso sem dúvida daria ao filme, pelo menos, um pretexto para fazer piadas metalingústicas com Terminator - com Cable fazendo o tipo paranoico que chega ao nosso presente falando de teorias da conspiração sobre o fim da humanidade. O teaser de Deadpool 2 que saiu com Logan não apenas grafitava na cabine telefônica que "Nathan Summers está chegando" como também assinalava a palavra "Hope":

Se o filme aproveitar Hope e ligar o personagem de Cable à menina, isso pode ajudar Deadpool 2 a evitar outro laço do mutante ao universo dos X-Men, que certamente seria mais agudo: a menção de que Cable é filho de Scott Summers, tem uma cruzada pessoal contra Apocalipse e viaja pelo tempo caçando o vilão. Originalmente, Cable vem ao presente por conta da sua história pessoal (entenda aqui quem é Cable) com Ciclope, Jean e Apocalipse. Uma forma de o filme evitar esses vínculos todos com os X-Men, e ao mesmo tempo manter o pretexto das viagens no tempo (que estão na essência do personagem), seria justamente dizer que Cable volta ao presente por conta de Hope, e não por causa de seu próprio passado.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.