HQ/Livros

Dia Mundial do Rock | De fracasso para item raro: A HQ "secreta" dos Beatles

Quadrinho dos anos 60 teve venda baixa na época do seu lançamento e virou raridade entre os fãs
-

Nenhuma banda representa tanto o rock quanto os Beatles. A banda elevou o estilo para um outro patamar com sua popularidade e, graças a sua inovação técnica, revolucionou a música e influencia jovens até os dias de hoje. Nos anos 60, a beatlemania atingiu o seu auge e foram lançados os mais diversos produtos para explorar os garotos de Liverpool, mas em 1964 nasceu uma dos mais raros itens da carreira deles: um quadrinho oficial sobre a história do grupo.

Em fevereiro de 1964, a banda realizou sua histórica apresentação no Ed Sullivan Show em sua primeira viagem aos EUA. O momento literalmente parou o país, que registrou a audiência recorde de 73 milhões de espectadores, ou seja, 3/4 do público total. Os EUA foi conquistado imediatamente e a Dell Comics entrou em contato com o empresário do grupo para criar um quadrinho oficial baseado nos garotos de Liverpool.

Normalmente, uma grande publicação leva tempo para ser estruturada e produzida, podendo demorar até um ano (ou mais) para ser realizada. Porém, a necessidade de lucrar com os Beatles era imediata e em julho, apenas cinco meses após aparecerem no programa de talk-show, foi lançada uma revista com histórias sobre GeorgeRingoJohn Paul em tamanho gigante.

A história ilustrada por Joe Sinnott – que mais tarde trabalhou em quadrinhos da Marvel como ThorQuarteto Fantástico e SHIELD - não contava com muita novidade e era literalmente um caça-níquel. Quadrinhos falavam superficialmente sobre a trajetória do grupo e como eles conquistaram o coração dos EUAs com sua apresentação na televisão. Além disso, “revelava” informações como a comida favorita de John Lennon (geleia e cereais, de acordo com a revista).

Segundo o livro American Comic Book Chronicles: 1960-1964, a publicação contava com um total de 72 páginas, 64 de quadrinhos e o restante com pôsteres gigantes do grupo. Apesar da alta expectativa, a revista foi um fracasso imediato. Com um preço elevado – quase três vezes mais do que um quadrinho da editora custava – ela afundou nas bancas.

O fracasso da época fez com que o quadrinho virasse uma raridade e, atualmente, ele virou um dos itens mais preciosos para os fãs do grupo, sendo que uma edição pode ser encontrada no Ebay por até três mil reais.

Histórias em quadrinho baseadas nos Beatles voltaram a ganhar destaque recentemente, com O Quinto Beatle, de Vivek J. Tiwary e desenhos de Andrew C. Robinson Kyle Baker, que conta a história de Brian Epstein, empresário do grupo – leia mais. Além disso, foi confirmado que o filme Yellow Submarine ganhará uma nova versão em HQ que deve ser lançada em 2018 em comemoração aos 50 anos da animação – leia mais.

Contudo, a primeira viagem dos Beatles no mundo dos quadrinhos foi um dos grandes fracassos da banda. Confira algumas páginas da história: 

Leia mais sobre Beatles

Galeria de imagens (9)

saiu no Brasil, eu tenho um exemplar

A Marvel fez um gibi especial contando a historia dos Beatles em 1978 com desenhos de george perez.

Depois, até new kids on the block tiveram HQ. Isso aí é interessante...porque os Beatles foram precursores em praticamente TUDO que se relaciona com bandas...mas insignificante, em perspectiva. Mas valeu pela notícia. Bacaninha.

Kkkkk. Seu livro é sobre o quê mesmo?

Pra mim o ícone ki amo e Elvis Presley eterno Elvis

Qualquer coisa relacionada a Beatles era sucesso imediato naquela época. Mas, nunca imaginei que algo deles tinha sido um fracasso em pleno auge da Beatlemania. kkkkkkk

Vou guardar o meu livro que vendeu 4 copias, quem sabe daqui 50 anos vale uns 3 mil reais... Não sou um Beatles mas...

Nunca tinha ouvido falar da existência dessa HQ. Bom saber agora.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus