HQ/Livros

Artigo

Disney | Como a compra da Fox afeta o mundo dos quadrinhos

Dark Horse pode perder grande parte do catálogo e BOOM! Studios pode até se fundir com a Marvel

15.12.2017, às 12H55.

A compra da Fox pela Disney também vai afetar a indústria dos quadrinhos. Com a aquisição, a Casa do Mickey, agora, terá uma parte da BOOM! Studios, uma das grandes editoras dos EUA atrás das gigantescas DC Comics Marvel – que também é da companhia. Além disso, a venda da produtora deve afetar diretamente a Dark Horse Comics.

Em 2009, a Disney entrou de cabeça no mundos dos quadrinhos com a compra da Marvel. Ela passou a controlar os heróis da Casa de Ideias em suas publicações e, ao mesmo tempo, realizou acordos com editoras como a IDW para continuar com revistas de seus personagens clássicos como o Pato Donald, Mickey Mouse e até adaptações de seus filmes – como uma versão de Enrolados.

Na mesma época da compra da Casa de Ideias, a Fox realizou algo semelhante e, pouco depois, confirmou a compra de uma pequena parte da BOOM! Studios, com a ideia de adaptar as principais HQs da editora para futuras produções na televisão ou no cinema. Além disso, realizou uma parceria com a Dark Horse para levar suas principais franquias para os quadrinhos – como fez com Alien e Buffy, a Caça-Vampiros, por exemplo.

Ao mesmo tempo, a Dark Horse contava com uma sólida parceria com a Lucasfilm e um de seus principais trabalhos era Star Wars, HQs que se passavam entre os filmes e expandiam o universo dos longas. Mas essa dinâmica começou a mudar no momento em que a Disney comprou a empresa fundada por George Lucas.

De início, nada mudou e as HQs continuaram saindo normalmente. Contudo, não demorou muito e a Disney decidiu que a Marvel começaria a publicar as histórias da franquia do zero e tudo o que foi feito na época da Dark Horse deixou de ser cânone e ganhou o selo Legend (obras que não fazem parte oficialmente da história). Com isso, a editora perdeu uma de suas principais HQs para uma de suas concorrentes.

Agora, com a compra da Fox, as coisas podem piorar para Dark Horse. Atualmente, ela publica HQs de Aliens, Prometheus, Alien Vs Predador, Predador, Firefly, Buffy, a Caça-Vampiros e diversas outras histórias vinculadas a produtora. Caso a Disney deseje, a editora pode perder grande parte do seu catálogo.

No caso da BOOM!, a incerteza ronda a editora. Ainda não se sabe sobre os planos da Disney, que pode tanto manter tudo como está, comprar o restante da empresa, vender sua parte ou até mesmo decidir juntá-la a Marvel.

O que deve acontecer é que a Disney deve aproveitar diversos acordos feitos pela Fox junto a BOOM!. Quadrinhos como Os Pequenos Guardiões, Rust, Goldie Vance e Lumberjanes tinham contratos assinados para se tornar série ou filme. Imperdoável, de Mark Waid, e Malignant estariam inclusive em desenvolvimento há alguns anos.

De qualquer forma, a Disney também deve afetar o mundo dos quadrinhos. Ainda não se sabe o que acontecerá, mas a expectativa é que mudanças aconteçam na indústria em breve.   

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.