HQ/Livros

Neil DeGrasse Tyson | O dia que o físico conheceu o Superman

Tyson determinou onde está Krypton no mundo real e participou de HQ do herói
-

No último dia 05 de outubro, Neil deGrasse Tyson completou 59 anos. Um dos físicos mais famosos da atualidade, ele escreveu livros como Astrofísica para Apressados (publicado no Brasil pela Editora Planeta), protagonizou o programa Cosmos e é tão importante que a DC Comics decidiu colocá-lo em um quadrinho ao lado de ninguém menos que o Superman.

Em 2012, a editora teve uma ideia: ela queria que o Homem de Aço fosse até o Planetário Hayden, onde Tyson trabalha como diretor, para tentar ver a explosão de Krypton em tempo real - uma vez que a imagem chega atrasada até a Terra por conta da distância. O físico adorou a ideia e, com isso, se prontificou não apenas em participar, mas também em encontrar o local aproximado onde o planeta estaria em nosso universo para deixar a HQ o mais real possível.

Calculando a partir da idade do herói na época, ele rapidamente determinou que o local deveria estar cerca de 27.1 anos-luz da Terra e selecionou algumas estrelas que o planeta poderia orbitar.“Existe um extenso trabalho nos últimos anos para catalogar as estrelas mais próximas que aparecem no nosso céu. Olhei o catálogo e encontrei uma na distância aproximada. Não bastando, ela era uma estrela anã vermelha – mesma cor do sol do planeta natal dele. Quer dizer, encontramos uma estrela vermelha na distância perfeita”, afirmou o físico durante uma mesa redonda em 2012.

A estrela em questão foi apenas uma das várias que Tyson ofereceu, mas essa em específica saltou aos olhos da DC Comics não apenas por ter a mesma cor do cânone, mas também porque estava na constelação de Corvus. “Eu não sabia disso, mas eles me explicaram que o mascote da escola de Smallville era o Corvo. O que mais você pode querer?”, completou.

O roteirista Sholly Fisch ficou ainda mais animado com as ideias de Tyson e tudo que o físico sugeriu entrou para a história intitulada Star Light, Star Bright – que foi publicada em Action Comics #14. Dan DiDio, editor-chefe da DC Comics, afirmou que o físico foi tão importante que conseguiu elevar o herói a um novo patamar. “Agora, os fãs poderão olhar para o céu e dizer – ‘foi ali que o Superman nasceu’”.

Tyson nunca escondeu ser fã da cultura pop e, até os dias de hoje, celebra sua participação na HQ dizendo que essa é a coisa "mais divertida" que já fez. O físico tentou levar mais realidade ao universo do herói e defende o uso da ciência junto com a arte. “Na minha vida, muitos artistas que são inspirados pela ciência não vão tão longe quanto poderiam com medo de que a própria ciência restrinja sua criatividade. Porém, eu acredito que existe tanta coisa, especialmente na astrofísica, que a ciência pode somar. Então, ao invés de te prender, ela te liberta”, finalizou. 

Leia mais sobre Neil DeGrasse Tyson
Leia mais sobre Superman

ele deve ser louco pelo Ajax kkkk

O Super Man veio para a Terra através de uma ponte de Einstein Rosen, o que em teoria eh mais rápido do que a velocidade da luz. Desta forma e, dependendo da distância que Krypton está da Terra, a luz do chegaria anos depois.

Em tempo real aqui na Terra.

"Krypton em tempo real - uma vez que a imagem chega atrasada até a Terra" Como assim Omelete?

A banda brasileira Supercolisor também fez uma homenagem ao Neil deGrasse Tyson colocando ele como um personagem do clipe de animação de "Planetário". E a música também é fantástica! Em 1m53s: https://youtu.be/3m-bAUTASCo?t=1m52s

Leu, também, aquela fase d Kirby com o Projeto DNA e os cabeludos que saiu na revista Super-Homem dos anos 80? O Rei ensinou a gente o básico do ácidos DNA e RNA. Quando fui estudar na escola eu já tinha ouvido falar sobre ATCG e fiquei muito feliz.

Aliens...

Tyson é um patrimônio da humanidade. Ele é o melhor herdeiro do legado do Carl Sagan que o Sagan poderia ter pedido e um cientista com um grande senso de humor e gosto pela cultura popular: ele já apareceu como si mesmo em um episódio de Stargate Atlantis e já dublou até um personagem no desenho Gravity Falls (ele dublou o Waddles, o porco de estimação da Mabel em um episódio em que o Waddles ganha inteligência super-humana e vira um porco cientista que fala através de um computador a la Stephen Hawking). Além disso o homem foi capitão invicto da equipe de luta livre na escola e na faculdade em Harvard e até hoje sabe lutar luta livre: https://www.youtube.com/watch?v=gDNTzri5fxg e uma vez demonstrou um movimento de luta livre para explicar a rotação sincronizada entre a Terra e a Lua: https://www.youtube.com/watch?v=C-bRTZye9ys Nós temos um badass aqui. Um patrimônio da humanidade, como eu disse.

Tyson também fez um cameo no filme O Homem de Aço.

ui! agora são abiguinhos.

Ciência e quadrinhos podem andar juntos sim. Nos anos 80, li uma história do kryptoniano enfrentando o Caveira Atômica. Nela, o vilão usava um "disjuntor de sinapses" para controlar as pessoas. No rodapé da página, havia uma explicação para o que era sinapse: "Ponto de conexão (na verdade um espaço) entre 2 células nervosas (neurônios)". Nunca mais esqueci esse conceito. Saudoso tempo da editora EBAL!

Poxa, cara, se tem alguém que eu respeito E MUITO é ele. Nunca foi minha intenção levar a sério ou contrariar os cálculos dele. Eu percebi que não foi a DC que pediu, mas sim foi ELE que, usando a idade do Super como base (33 anos, em MoS) calculou que se a luz da explosão do planeta chegou até aqui hoje então o planeta só poderia estar num raio de 27,5 - 30 anos luz de distância. Até aí, perfeito. A única coisa que nunca concordei foi a origem da kryptonita ser a dos destroços do planeta caindo na Terra. Por isso, em MoS, a explicação foi super inteligente!

Verdade, comi bola no nome do filme!

27 anos luz é uma distancia pequena em termos astronômicos, porem é uma distancia bem grande do mesmo jeito. Como exemplo, se tentássemos viajar a proxima-centauri, a estrela mais próxima do nosso sol, uma distancia de 4,2 anos luz duraria 50.000 anos. A unica furada nessa conta da DC são os destroços de kripton, mais isso foi bem ajustado em MoS.

Sim.

Gostei dessa estorinha. Poxa...Levei uma fé imensa...monstruosamente Super no Kal-El dos Novos 52. Mas...

bvs nao cara, MoS que ele desembarca bebe

Krypto fica na Via Lactea?

É por isso que antigamente, quando se dizia que a kryptonita era feita de pedaços de Krypton que cairam na terra após viajarem pelo espaço, essa conta seria pior ainda, pois as rochas não viajam na velocidade da luz. Se elas chegassem a Terra quando o Super tivesse uns 30 anos, isso ia significar que Krypton estaria a no máximo uns 3,4 anos luz de distancia da Terra. A solução dada em BvS, da máquina planetária transformando os elementos terrestres em kryptonianos foi muito inteligente.

exatamente, ou seja Krypton já explodiu e hoje Super estaria chegando junto com a luz emitida no vácuo por conta da explosão, já estaria chegando hoje na terra

Mas tá furada essa conta. Em BvS o Super embarca bebê e a sua nave utiliza o motor fantasma para criar uma dobra no espaço, o levando direto para a órbita de Saturno. Ou seja, o verdadeiro local de Krypton pode ficar a milhões de anos luz daqui e não a 27 somente.

Sim, foi isso que eu comentei. Não custava nada a matéria citar que ele coroou tudo isso com a participaçào mais do que especial no filme!

copie o link para assistir filme online hd > <b>MEGAFILMHD4K</b>。𝐛͏𝐥͏𝐨͏𝐠͏𝐬͏𝐩͏𝐨͏𝐭͏。͏𝐜͏𝐨͏𝐦͏

"explosão de Krypton em tempo real" bem.... segundo na velocidade da luz faz sentido, mas ate hoje me pergunto como Super não demorou tanto tempo para chega aqui, tipo, se ele chegar agora, por exemplo

O vídeo é sensacional!

Gosto muito do sr. Tyson, mas em BvS ele foi dizer que o Supinho era "controverso"... imperdoavel sr. Tyson rs

Já ia comentar. Acho uma das melhores cenas do filme, não só a parte dele como todas as ''reportagens''. e foi um dos erros não deixar o super falar uma palavra no capitólio, onde poderia ''responder''.

E ele participa...

e ate Giorgio Tsoukalos kkkk

Custava nada colocar como cereja no bolo a participação dele em BvS.

pois é

A participação dele já fazia sentido pelo tema da discução, mas, então né, achei que iam falar dessa participação dele no filme.

É a DC, então não tem nada que ele saiba, que o Batman já não saiba dez vezes mais shushushushus

O sucessor mais que digno de Carl Sagan.

agora aquele cameo dele no Batman v Superman fez sentido

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus