HQ/Livros

Notícia

Homem-Aranha com Obama é o gibi mais vendido do século

Amazing Spider-Man #583 lidera a lista das HQs mais pedidas em janeiro nos EUA

18.02.2009, às 12H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H39

A edição 583 de Amazing Spider-Man, com o presidente Barack Obama na capa, é oficialmente o gibi mais vendido do século XXI. É o que dizem as contas do site ICV2, que acompanha as vendas de quadrinhos nos EUA de acordo com os pedidos à distribuidora Diamond Comics.

A "edição Obama" já ultrapassou as 350 mil unidades, tendo sido reimpressa quatro vezes pela Marvel. Desde que o ICV2 começou a registrar vendas, os números mais altos que tinha encontrado eram de Civil War #3 e Captain America #25 (a morte do Capitão), que chegaram a 250 mil unidades.

homem-aranha

None

Os números, infelizmente, não se comparam aos do início da década de 90, quando o Homem-Aranha de Todd McFarlane e os X-Men de Jim Lee ultrapassaram (e muito) a casa das milhões de unidades. E mesmo aproveitando a Obamania, o mercado de quadrinhos teve uma queda significativa neste mês de janeiro: 7%.

As últimas edições de Final Crisis, a 6 e a 7, conseguiram ultrapassar a barreira das 100 mil unidades. Mas foram ambas superadas por Dark Avengers #1, nova série de Brian Bendis e Mike Deodato, que ficou em segundo lugar. O resto do top 10 fica equilibrado, com New Avengers, Captain America e Astonishing X-Men da Marvel contra Batman e Justice League of America da DC. Sobrou até espaço para Buffy, da Dark Horse, na décima posição.

Nas coletâneas e graphic novels, o destaque do mês foi a nona coletânea de The Walking Dead, da Image. A ótima série de Robert Kirkman e Charlie Adlard nunca aparece no top 300 de séries mensais, mas vende muito bem nas coletâneas. Watchmen continua vendendo bem, na segunda posição. E a terceira ficou com Secret Invasion, a coletânea do evento que a Marvel foi rapidíssima em lançar.

Nas percentagens de domínio do mercado, a Marvel deu uma grande avançada: ficou com 42,82% da arrecadação do mês (contra 31,24% da DC) e 45,86% em unidades pedidas (contra 33,45% da DC). Obama bate Final Crisis, e até Watchmen.

Confira os 300 gibis e as 300 graphic novels ou coletâneas mais pedidos em janeiro nos EUA.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.