HQ/Livros

100 anos de Will Eisner | Vida, obra e influência do mais importante autor de HQs

O criador de Spirit moldou o que conhecemos como quadrinhos ao longo do século 20
-

Hoje, Will Eisner completaria 100 anos. Dizer que ele influenciou uma geração de quadrinistas é um erro. Ele influenciou todos os quadrinistas, tanto os seus contemporâneos quanto as gerações que vieram depois, numa carreira sem comparações.

Eisner participou ativamente da explosão das revistas em quadrinhos nos anos 1930. Sentiu na pele a perseguição aos gibis nos anos 1950. Ajudou o exército dos EUA - com quadrinhos - ao longo de três guerras. Ajudou as "graphic novels" a ganhar seu espaço nas livrarias. Formou e continua formando quadrinistas com suas aulas e livros. Ele deu seu nome a um prêmio! E, nesses anos, revolucionou o jeito de contar histórias em quadrinhos.

Na retrospectiva abaixo, veja alguns dos pontos mais importantes na carreira do mestre centenário - e depoimentos de quem o conheceu.

MAIS LISTAS

Sim. Mas isso foi numa época na qual os superheróis estavam decadentes. Até instaurarem o Comics Code Authority e eles voltarem a fazer sucesso na década de 50.

Will Eisner: MONSTRO!

Eu achava que o mais importante era o Walt Disney. Me enganei.

É que na época que apertou o cinto, muito quadrinista pisou no tomate, seja por depressão ou por pressão do mercado. Stan Lee por mais que tenha sua importância, não é imune a pisar na bola.

Nem lembrava que ele tinha morrido...já faz muitos anos..queria ler todos as grafics novels dele!! Mas pq aquele critico falou que Stan Lee não sabia fazer nada? o cara era um CRIADOR...ou ainda é....ele criou dezenas de superherois originais e criou historias marcantes e clássicas: eles querem mais o que? Critico deve ser sinonimo de invejoso!!

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus