HQ/Livros

As 10 maiores criações de Jack Kirby, o Rei dos Quadrinhos

Da fundação do Universo Marvel ao Quarto Mundo da DC, um legado irretocável
-

Se estivesse vivo, Jack Kirby completaria 100 anos no próximo dia 28, e ao longo de meio século de carreira o desenhista ajudou a criar alguns dos personagens mais famosos dos quadrinhos de super-herói americanos. Kirby não apenas deu vida a fisionomias e uniformes que se tornariam icônicos, com seu traço dinâmico que influenciou gerações depois da chamada Era de Prata, como tinha uma imaginação sem limites que ajudou a moldar o universo cósmico tanto da Marvel quanto da DC. Na galeria abaixo, listamos as 10 maiores criações do Rei dos Quadrinhos.

Leia mais sobre Jack Kirby

MAIS LISTAS

Jack Kirby realmente era um gênio, mas não tem santo nesse mundo. As cópias ocorreram de ambas as partes. A espionagem sobre a criação de personagens era grande na era de ouro dos quadrinhos. E sim, vc tem razão.

O Batman de Neal Adams é o melhor de todos os tempos. Minha opinião.

John Buscema! Gênio! Sua arte em "Conan" é insuperável!

O Mestre.

Como Jack Kirby brincava com isso a sério...

Esses vídeos do canal Pipoca & Nanquim sobre Jack Kirby são excelentes. Valem a visualização e o joinha https://youtu.be/0-qUxKqGzFM https://youtu.be/rl57y7_D2LI https://youtu.be/U4tlCJvbJCY

O que seria dos quadrinhos hoje sem esse mestre? Rick BragaHQ https://youtu.be/g8sVxaP8iHM

x-men cópia de Doom Patrol da Dc...

X-men é uma cópia descarrada de Doom Patrol... duvidam? Então pesquisem...

Questão de gosto mesmo. Não acho o traço de Kirby limitado, aliás, parecia não ter limites. Sempre me supreendia com novidades. O traço de Neal Adams, que eu adoro, acho lindo, é mais acadêmico. Kirby tinha um traço bruto, mas não tosco!

John Buscema era incrível. Imbatível na arte dos Vingadores, espetacular com Conan. Jack Kirby é inigualável. Sua arte enche os olhos de maravilhas. DEixa saudades. Um único senão: Não gosto dos desenhos dele para o Surfista Prateado.

Acho que a definição é bem essa:claro que se colocar no papel, Jim Lee, Greg Capullo, Brian Bolland e outros talvez fossem mais perfeitos, mas o Kirby inventou a dinâmica de desenho nos quadrinhos...antes dele, todos desenhavam como qualquer um de nós na escola, com aquela visão 2D básica... O Kirby fazia os desenhos voar da tela...quando ele desenhava um personagem e a mão do mesmo ia a frente maior que o personagem, você tinha a impressão que ele pularia da revista pra te esganar...ele praticamente criou isso... Um história é que o John Romita(pai), que fez boa parte das melhores histórias do Homem-Aranha, chegou na Marvel com ótimo nome desenhando revistas com mulheres bem detalhadas e ia começar a desenhar quadrinho, fez um desenho e mostrou a Stan Lee...ele disse "não, não é assim que desenha quadrinhos" e pediu para o Kirby desenhar uma página e mostrar ao Romita...ele olhou e disse:"Ah, agora entendi"... A criação dos principais personagens da Marvel em praticamente 2 anos e a criação dos Novos Deuses na DC mostram a genialidade dele....nem existia Star Wars e ele criou um universo espacial, com naves detalhadíssimas e muitos personagens criado com visual da cabeça dele...é coisa que daqui mais 100 anos vão discutir...

A chegada de Galactus, escrito pelo Lee e desenha pelo Kirby, é uma das melhores histórias de FC que ja vi na vida... lembrando que a FC no cinema nos anos 60, ainda era aquela coisa do mundo atômico e somente em 68 chegaria 2001, que mudou tudo....e ela começa no arco com os Inumanos...que também é muito scifi... enfim...

Enquanto desenhista, particularmente, eu prefiro o John Buscema. Mas é nítido que até na arte do Buscema tem um pouco de Kirby (as poses dos heróis, as cenas de ação, TUDO inspirado nos desenhos do Kirby). Jack Kirby foi um MONSTRO das HQs. O cara era gênio.

Definitivamente um dos maiores artistas de arte de ficção científica/fantasia da história, ao lado apenas de H. R. Giger, Frank Frazetta, Michael Whelan e Moebius. As vezes me deprime um pouco quando eu penso que a arte de ficção científica e fantasia é tão desprezada e ignorada entre os estudiosos e estudantes de arte do século XX. Um Jack Kirby ou um Frank Frazetta é tão grandioso e merecedor de estudos e de academias e exposições quanto um William Blake, um Diego Velázquez ou um Pablo Picasso. Jack Kirby é mais do que quadrinho, é arte! On a side note, uma adaptação do clássico romance do Roger Zelazny "Lord of Light" seria um sonho meu tornado realidade. É uma vergonha que até hoje existam tão poucas adaptações de grandes lendas da ficção científica como Zelazny, Samuel Delany, Isaac Asimov e David Brin.

Hoje em dia existem escolas de desenhistas de hqs muito boas, formando desenhistas formidáveis, mas nos anos 50, KIRB ERA A ESCOLA: por isso eu respeito muito o cara: ele nos fazia viajar num mundo que só ele podia imaginar!!

Blz!!!

E a criação do visual de Galactus e o dr destinho? aquela boca aberta, revelando metal dentro era fodastica!! E a cidade de Asgard? só ele poderia conceber tamanha grandeza..!!

Como eu disse, questão de gosto. Eu gosto de traço mais detalhado, como o do Neal Adams, só pra dar um exemplo.

Traço limitado? o cara era monstro nos desenhos: lembra daquele desenho do dr donald black se transformando em Thor, logo na primeira historia deles? nunca esqueço daquele traço genial...digno de um poster!!!

Sinceramente eu não entendo essa coisa de tomar partido de uma editora. Eu gosto dos personagens, e não da empresa que é dona deles. Cresci lendo revistas das duas editoras e gostos dos heróis das duas. Acho coisa de débil mental essa besteira de ser "fanboy".

Não dá pra agradar todo mundo. Eu pessoalmente não gosto, e nunca gostei do traço do Jack Kirby. Sempre achei um tanto tosco e limitado. Mas é inegável, e reconheço a importância de suas criações, afinal sempre gostei do Capitão, do Aranha e do Hulk, entre outros. Sem dúvida Kirby foi uma das mais importantes(acho que até a mais importante) personalidade do mundo dos quadrinhos.

ainda acho Kirby maior do q Will Eisner. E a "Saga do Quarto mundo" da DC sua maior criação, sem desmerecer as outras...

Sem essa de falar que Jack Kirby é mito. Ele é mais. Ele é criador de mitos.

Um homem a frente do seu tempo, merece todas as homenagens.

psicodélico

eu tbm

Simplesmente Kirby, ou seja, Gênio.

Prefiro vingadores

Muito bom, recomendo muito!!

O maior de todos os mestres da nona arte...

criou a melhor equipe da Marvel,o X-Men

Pipoca & Nanquim no YouTube fez 3 programas sobre ele. Uma aula sobre o rei.

Gênio !

Os fãs sim, os fanboy não*

Esse foi sempre o meu pensamento, gosto das duas por igual, acho uma grande besteira essas picuinhas .

os fãs, sim... os "fãs", não ....

Muito válida enumerar as contribuições desse grande artista. Espero que pelo menos nisso os fãs da DC e Marvel se reconheçam o quanto são iguais.

Esses gibis conseguiam levar ao leitor histórias de ação e aventura que somente no cinema do século 21 foi possível... tem sequencias de ação que estou esperando ainda o cinema conseguir reproduzir... Kirby e outros artistas eram fantásticos.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus