HQ/Livros

Stan Lee na DC! Descubra como o quadrinista recriou a origem dos heróis da editora

Lee chegou a trabalhar na editora no início dos anos 2000
-

Brian Michael Bendis não é o primeiro grande nome do quadrinho a sair da Marvel e ir para DC Comics. Alguns nomes fizeram isso no passado, como Grant Morrison deixando a Casa de Ideias em 2004, Jack Kirby na década de 70 e o caso mais impressionante de todos: Stan Lee no início dos anos 2000.

Lee é um dos maiores nomes da história da Marvel, criando heróis como Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Demolidor, Hulk e a grande maioria do universo que conhecemos hoje. Porém, em 2001, a Casa de Ideias estava falindo e o quadrinista chegou até a processar a editora por conta de falta de pagamentos de direitos autorais.

Com isso, ele foi convidado pela DC Comics para reimaginar seus principais heróis em uma série de 13 quadrinhos chamada Stan Lee’s Just Imagine..., que contou com 12 edições e mostrou a versão do quadrinista para Superman, Batman, Mulher-Maravilha e outos grandes nomes da editora.

Além de dar seu toque pessoal, Lee fez uma brincadeira com suas criações e mudou o nome dos principais personagens para que nome e sobrenome começassem com a mesma letra, assim como fez com Peter Parker, Reed Richards e J. Jonah Jameson no universo Marvel. Então, Bruce Wayne, por exemplo, virou Wayne Williams.

No Brasil, a publicação chegou a ser lançada pela Abril, que não lançou todas as edições, somente a dos principais heróis e da Liga da Justiça.

Confira agora como Stan Lee “recriou” os heróis da DC:

Leia mais sobre Stan Lee

MAIS LISTAS

O Batman ficou maneiro mas os outros não gostei.

Fizeram isso no Batman Returns (1992), além do filme solo da Mulher-Gato.

Stan Lee é mito! Curiosamente, enquanto vemos brigas entre fãs da Marvel e DC, ele declarou, num documentário, que costumava almoçar frequentemente com artistas e editores da DC, como Bob Kane (o criador do Batman), e que frequentemente trocava idéias com eles.

HA. vim aqui para ver se o estagiário havia corrigido o título da matéria. Corrigiu, e apagou todos os posts da galera zoando

Se tem o selo da editora ta valendo

Plágio é o que ele sempre fez. Agora o toque de genialidade vinha do Jack Kirby, o Lee sempre foi noveleiro.

Tudo tá no multiverso até as séries e filmes antigos.

Cabeça de sardinha e bico de galinha.

Bom, a Marvel já é uma adaptação das ideias da DC.

Admiro muito o Lee, mas isso aí foi péssimo kkkkkkkkkkk

só li verdades, stan lee tá é maluco mesmo.kkkkkkkkkkk

É a única revista que prestou... Já o resto....

Eu li essa coisa... Esse velho já tá ficando é biruta... Mulher Maravilha peruana? Flash com DNA de Beija Flor??? Bruce com cabeça de morcego??? Deus o livre... Quero nem imaginar o que ele faria com o Aquaman, a Mulher Gavião, etc...

Como você provavelmente nunca sofreu alguma injustiça por alguma característica física, realmente vai pensar que é vitimismo. Nesse caso é só guardar pra você. Dizer isso no mundo real, onde essas coisas acontecem, só te torna patético.

Ah para de falar besteira,cada um tinha seu envolvimento. Por exemplo foi ideia do Lee humanizar os heróis da Marvel,criar dilemas para eles. Como o Peter ser um adolescente que busca reconhecimento.a redenção do Tony Stark e do Stephen Strange,toda a filosofia por trás do surfista prateado... Sem falar que o Lee foi responsável por levantar a Marvel em termos administrativos,as ideias que ele tinha pra vendas era sensacional e por causa delas eles começaram a peitar a DC. Ele tem o reconhecimento merecido pelas suas artes,assim como Jack Kirby que é homenageado até hoje,seja pela Marvel ou DC.

É canonico sim,ta no mapa do multiverso no morrison

Qual foi a parte que você não entendeu que ele não teve a idéia sozinho?Interpretar texto é algo que poucos tem capacidade

Não são grandes histórias, canônicas nem nada. Inclusive ele foi auxiliado por Michael Uslan em alguns roteiros. Mas valem por ser Stan Lee, pela gama de artistas de qualidade com quem trabalhou e pela DC ter tido por um ano o privilégio de ter este criador na folha de pagamento. Só lembrando que em 2004 Stan Lee escreveu DC COMICS PRESENTS: SUPERMAN #1 junto com Darwin Cooke.

Não gostei de nenhuma das histórias publicadas no Brasil e não sabia que haviam outros. No entanto entendo os problemas do Stan: não criar personagens originais, ficar amarrado em personagens consagrados, ao mesmo tempo, se afastando dos conceitos existentes para não parecer plágio ou cópia, como Rob Liefield faz descaradamente. Trabalho realmente inglório.

Apenas por ser negro/pobre que é preso por um crime que não cometeu? isso acontece muito jovenzinho, Lee pensou também na representatividade que era pouca na época (e bota pouca nisso) quem saiba quando sair do fundamental ou do ensino médio aprenda a importância da representatividade atualmente.

Curti mais as versões do Lee, me julguem. (tirando esse Dr. Manhattan verde, e essa Tracer beija flor.. kkkkk)

Sei, quem tem a ideia é superestimado Cada uma E Kirby, tratado como um deus desde os anos 60, não teve reconhecimento Afe

Ficou melhor que o original. Incluiu monstros naquele universo de playboyzinhos. Legal ele tirando sarro do Superman, qualquer um percebe a crítica àquele pífio personagem.

nuoooossssa....volta la p seus engraçadinhos q vc ganah mais.....quanto vitimismo nessa história do batman.....deu ate asco aqui

Ideias ruins!!!

Na época não curti muito. DNA de beija-flor? Francamente, Stan!

não gostei de nenhum.

Resumindo, são os nomes dos personagens que conhecemos porém não são eles, uma ideia para ganhar uma grana rápida.

disse tudo, "criação de novos personagens" pq reimaginando os ja atuais ficou ruim

É isso aí, Stan Lee deve ser reverenciado, assim como os demais criadores. Se este "imagine" fosse criado como "cineverso" (outra das palavrinhas toscas desta geração nutella) teria um monte de leigo babando.

meu Deus, ainda bem que ele ficou na marvel mesmo hein, bem ruim essa reimaginação kkkkkkkk

Foi o que pensei, alguns ali poderiam dar certo se não fossem apenas versões.

Felizmente nada canônico, mas as versões do Batman e da Mulher Maravilha dele dariam boas justificativas para a criação de novos personagens.

Ele só deixou tudo mais Marvel, mas não deixa de ser interessante.

Era melhor pedir para ele criar novos heróis!

Stan Lee teve algumas semanas para simplesmente recriar os personagens ícones da DC, e montar uma saga com eles (ala Crise Infinita), e fez esse trabalho, que muito chamam de bosta, mas que foi sim uma versão interessante de se ler e discutir na época. Stan Lee é uma lenda na historia da HQ (na época que HQ era uma revista em quadrinhos, não um filme que cria discussão DC x Marvel), e sou muito grato pela sua contribuição nisso. Bons tempos em que o Batman e o Homem Aranha podiam combater o crime juntos, sem esse mimimi todo de agora!

Isso é verdade, os dilemas são as coisas mais interessantes, humaniza muito mais os personagens.

Carai, véi... a DC pagou por isso aí ??? Ficou ruim demais.

Ficou uma bosta colossal. Ta louco!

Que bela bosta em Sr. Stan!

Se você for pegar a história de origem crua da grande maioria dos personagens vamos chegar a conclusão de que a moiraria são bobas, e a razão de muitos não verem isso é que estamos meramente acostumados com o que já conhecemos. Se prestarem atenção o velho Stan nunca foi bom para explicar origem, o forte dele mesmo era os dilemas que ele colocava em cada personagem e foi o que fez dele um inovador no mercado onde só havia maniqueísmo e heróis só enfrentavam o vilão maldoso da vez. Stan e Kirby exploraram as camadas e dramas das personagens os fazendo se contraporem a eles mesmos. No mais, Stan é produto de sua época da forma de criar de antigamente, não dava para esperar que ele não fizesse algo clichê. Sinceramente, aqui para nós, fazer versões pouco carismáticas pode ter sido a melhor forma de homenagear a genialidade dos criadores originais.

Nem sempre, isso não segue como um padrão. Mas sim concordo que a maioria é ridiculo mesmo kkkkk

Lee é muito superestimado.Se querem saber o motivo a respeito do sucesso dos principais personagens da Marvel,leiam a biografia de Jack kirby.O Stan criava uma idéia,o Jack é quem a desenvolvia,fazia o recheio além dos desenhos.E foi um gênio que morreu sem o reconhecimento necessário enquanto o Stan se gaba até hoje

Se for parar pra pensar os heróis ja são ridículos, homens altos e musculosos correndo por ai com uma roupa coladinha, uma capa e a cueca por cima da calça, não estranhamos porque já nos acostumamos, além se ridículos, são bem infantis.

Namoralzinha mesmo? ainda bem que isso não foi muito pra frente, ele simplesmente conseguiu deixar todos os heróis ridículos com excessão da MM. Batman bem tosco e o lanterna parece a versão verde do Dr. Manhattan kkkk

Plagiador broxa

Ele só simplesmente marvelizou os personagens da DC, foi só uma viajada, uma diversão , nada pra levar a sério, as versões originais continuam melhores .

Que viagem nada a ver 😟

É a unica que eu tenho tbm .

Stan Lee em o homem que copiava.

O que mais me chamou atenção foi a Maria Mendonza.

Senhor Jesus, muito obrigado por Stan Lee não ter modificado de verdade os personagens chefe da editora e nos mostrar o quão bom é ele não ter tido forte influência sobre ela, amém.

Até que tem um monte de ideia bacana, tirando a Mulher Maravilha que não desceu kkkkkkkkkkkk. Essa Mulher Gato com poderes eu curti, sempre quis que a personagem tivesse alguma habilidade sobre-humana que justificasse o nome.

Agora você vê a diferença de um Stan Lee, com essa obra tosca sem nenhuma genialidade para a DC, e um Jack Kirby que criou na DC os novos deuses e outros personagens, um verdadeiro gênio.

Curioso, segundo o biógrafo, Alan Moore resolveu brincar com o estilo Marvel de fazer quadrinhos em "1963" e adorou!

Isso mesmo. Os conceitos... idéias são muito interessantes. Mas a execução... Entendo que Lee ja havia parado no tempo há anos. Talvez Indulgência, falta de leitura e ego não ajudaram nem um pouco. Aconteceu com ele aquilo com boa parte de artistas distantes do ofício e que, eventualmente, resolvem brincar. Se John Byrne,por exemplo, constrangeu sua lenda imagine o veinho!

A maior parte das idéias e conceitos é sensacional! Um exemplo é a tosquidao do Bat nessa HQ. Muito bem vinda. Fosse numa era Pré- Frank Miller (respeitando o estilo do veinho) sairíamos com um...Uau!!!

Isso só mostra a verdade sobre o Stan Lee, safado explorador

A do Superman não é de toda ruim, é legal até (o que é pouco se você pensar nos nomes envolvidos: Stan Lee, Buscema e Superman). Como já disseram, edições bem aquém do que se esperava.

Pra mim pareceu Luke Cage (que não foi criado por ele) purinho com uma pitada de Homem-Aranha.

Só lix0

Eu tenho a do Batman reimaginado pelo Stan Lee, foi muito estranho ler na época. Hoje vejo que a história tinha muito do Homem-aranha.

inda bem q ele ficou na marvel,,,,prefiro dc como é

Ficou melhor que os originais. Stan Lee é um gênio mesmo. MARVEL COMANDA!

Ótimo exercício de imaginação e de união de editoras,mas eu li as histórias e elas são um lix0,mas valeu a tentativa.

Por que será que estavam falindo?! Pow Stan.. deu uma de hater com força. kkk

Que porcaria.

Foi tiração de onda, só pode...

Cara, não sei as demais edições, mas as que a Abril publicou, são ó, uma b.os.t.a.

Nossupai, cruz credo, ainda bem que não sou velho o suficiente para ter pego essa época.

Continue na Marvel, Stanley. Os DCnautas agradecem.

Grande gênio, juntamente com Jack Kirby. Em sua participação em Avengers: Infinity War merecia o papel de Tribunal vivo ou One Above All.

Faltou alguém para refinar essas ideias.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus