HQ/Livros

J.R.R. Tolkien | 10 grandes autores influenciados pelo britânico

Lenda da literatura completaria 126 anos neste dia 3 de janeiro
-

J.R.R. Tolkien é um dos maiores escritores de todos os tempos e isso deve-se muito a sua influência no mundo literário. Diversos autores admitiram que buscaram inspiração no trabalho do britânico, conhecido especialmente por conta de O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Neste dia 03 de janeiro, ele completaria 126 anos e, por isso, reunimos dez dos maiores nomes da literatura moderna que foram diretamente influenciados pela obra de Tolkien. Confira: 

Leia mais sobre Tolkien

MAIS LISTAS

Procure a série de livros As Aventuras de Tibor Lobato.

Dá uma procurada no Youtube por "O Senhor do Anéis Audiolivro" e vai encontrar alguns resultados. Recomendo que você acompanhe pelos canais "LBAudilivros" ou "Canal da Fantasia" porque neles a qualidade da narração está muito boa (voz humana e não aqueles leitores automáticos com a voz do Google) inclusive está dramatizado.

Cara, comigo aconteceu assim.... quando começaram a filmar O SENHOR DOS ANÉIS, comecei a ver comentários sobre esse universo, muitos e muitos comentários, notícias e afins.... que que eu fiz ???? antes da estréia peguei emprestado de uma colega minha os livros, na época dividiram o épico em 03 livros.... devorei os 03 livros numa semana inteirinha, pra você ver como os livros são bons..... o PAI de todos os RPGs....

Ele era filho de ingleses nascido no Estado Livre de Orange, uma micronação soberana na região da atual África do Sul fundada pelos boers (os colonos holandeses primários da África do Sul) que posteriormente se tornou uma colônia britânica e depois uma parte da colônia britânica da África do Sul, e Tolkien se mudou ainda jovem para o Reino Unido. Tudo isso são considerados como suficientes para considera-lo como britânico.

Martin é tanto um fã como um debatedor/questionador do Tolkien. Tanto que ele criou a personagem Senhora Coração de Pedra (Lady Stoneheart) como uma resposta ao Gandalf, O Branco do Tolkien. A relação dos dois é complicada.

Na série dos Robôs ele é mais interessante e dinâmico. Eu ainda não li nenhum livro da Fundação, mas eu li O Sol Desvelado e Os Robôs da Alvorada e me surpreendi com o estilo dele nesses livros - eu esperava que eles fossem mais secos e impessoais como se é de esperar do Asimov mas tinham bastante humanidade e sentimento e desenvolvimento de personagem.

Ter lido Senhor dos Anéis e/ou O Hobbit, proclamar a sua admiração pelo autor e depois escrever livros de fantasia épica você mesmo é sim ter sido influenciado pelo Tolkien. Quase todos os autores de fantasia que vieram depois do Tolkien e leram Tolkien na juventude e depois vieram a escrever fantasia foram de alguma forma influenciados pelo Tolkien, ou positivamente, querendo imitar o Tolkien, ou até negativamente, querendo se afastar do Tolkien - Michael Moorcock, por exemplo, leu Tolkien e escreveu fantasia, mas alegava odiar os trabalhos do Tolkien (ele os chamava de "Ursinho Pooh épico") e escreveu os seus livros do Elric de Melniboné como uma reação contrária ao Tolkien, como um anti-Senhor dos Anéis. Se você é um escritor de língua inglesa que nasceu antes dos anos 80 e escreveu fantasia antes dos anos 90 é inevitável que você foi influenciado pelo Tolkien.

Ha, se tem alguém que gosta de dragões é a Ursula e o Tolkien (o Tolkien principalmente porque ele sempre foi um fã confesso e obcecado do épico anglo-saxão Beowulf, que foi basicamente de onde ele tirou a história do Hobbit). Depois deles só mesmo a grande Anne McCaffrey, a escritora de ficção científica e fantasia que criou uma série inteira sobre dragões alienígenas que lutam contra fungos alienígenas chamada Dragonriders of Pern (algo como Dragonautas de Pern).

Simplesmente ter lido Senhor dos Anéis ou Hobbit é ter sido influenciado pelo Tolkien...?

Tolkien influenciou praticamente tudo que veio depois dele em termos de fantasia. Seria mais fácil listar quem NÃO se influenciou por ele. Mesmo quem não leu os livros certamente se influencia pelos arquétipos definidos por ele para elfos, anões, orcs, etc., que são utilizados extensivamente.

Tolkien num era britânico ( apesar de ter sido criado lá )

Depois de Tolkien, ela é minha favorita.

Tem alguns Mestres que realmente admiro: Tolkien, Shigeru Miyamoto, Stan Lee, Jack Kirby, Akira Toriyama, Chespirito e, claro, Rob Liefeld. Gênios!!!

ONDE ????????????????????????????????????????

Agora que a Tolkien Estate não esta mais nas mãos do filho dele e em decorrência do controle dele, não sei se para bem ou para mal, mas é fato que veremos um seriado baseado no Senhor dos Aneis. O que eu estou realmente ansioso de ver é a adaptação cinematográfica do Silmarillion.

Verdade, esqueceram dela! Ursula K. Le Guin é quase a filha de Tolkien enquanto a influência literária. Um dia desses vi (e até agora me arrependo de não ter comprado) um livro com um título algo assim: os dragões segundo Ursula e Tolkien. Se alguém tem mais detalhes desse livro, agradeço.

Comer a literatura !!

Uma pena meu jovem. Apenas você sairá perdendo. Dica: Já existe O Senhor dos Anéis, O Silmarillion e O Hobbit em audio-livro. Dá pra ouvir no carro, na academia, no metrô... É uma boa opção pra quem não tem paciência de ler.

"Lenda da literatura completaria 126 anos" Tolkien não era bruxo pra durar tanto assim.

Eduardo Spohr, comece pelo .A Batalha do Apocalipse

O Mestre inspirando outros mestres e muita gente boa. Tolkien, é fantástico.

Simplesmente o maior autor de Fantasia / Realismo fantástico de todos os tempos.

Chata é a sua vida.

Nenhum, brasileiro escrevendo fantasia é tipo japonês fazendo samba, nãp é nossa praia, então 99% acaba "copiando" os autores anglo-saxaos. E não é por falta de talento, é que nós literalmente ainda não temos uma cultura (se é que um dia vamos ter) própria: o país tem pouco mais de 300 anos. Ainda mais que desprezamos nossas origens. Agora, ficção cientifica e especulativa são gêneros mais universalistas, certamente deve ter alguns bons.

Olha só essa juventude totalmente transviada.

KKKKKKKKKKKKKK

Kkkkkkkkkkkk...

He he he... Óia que as fantasias do atual "desgoverno" são imbatíveis.

As versões extendidas não colocam tudo (nem...outra mídia, oras!) mas chega a doer o esforço dos realizadores em serem fiéis a obra original.

Livros e nunca vai ler. Como vc pode dizer que é chato sem ler? Cada um que aparece aqui.

Também vi isso mas...sabe como é... Gaiman parece ser muito gente boa. Além de humilde (reconhece que ótimas idéias sempre vem de algum lugar né não JK Rowling?!) procura pôr panos quentes em boa parte das polêmicas e possui ótima relação com a DC. E a DC é subsidiária do grupo Warner, que produz o universo do bruxinho então... Mas tudo bem, gosto de ambos os personagens.

Narcisismo over-over heim ?!

Acredito que ela tenha negado, pois na verdade o que ela descaradamente plagiou foi "A Brigada dos Encapotados"/ "Livros da Magia". Ela não mentiu. :)

Achei estranho Isaac Asimov nessa lista. A escrita dele é tão seca...

Ulisses Guimarães foi o relator da constituição de 1988

Escritores brasileiros de ficção especulativa eu só conheço o Roberto de Sousa Causo, mas ele é de ficção científica, não de fantasia.

Sim, o escritor se chama T. H. White. Foi um escritor britânico de fantasia famoso por escrever os livros "A Espada na Pedra" (que inclusive foi adaptado como um filme animado da Disney em 1963 entitulado no Brasil como "A Espada Era a Lei") e "O Único e Eterno Rei" que apresentam um Artur jovem sendo treinado pelo mago Merlin antes de se tornar o grande Rei Artur. Uma vez questionado por jornalistas se a Rowling não teria se baseado no seu personagem Timothy Hunter para criar o Harry Potter ele respondeu que ele "não foi o primeiro escritor a criar um jovem feiticeiro com potencial, e nem foi a Rowling a primeira a enviar um (jovem feiticeiro) para uma escola" e uma vez quando o tabloide britânico Daily Mirror inventou uma história mentirosa de que o Gaiman havia acusado a Rowling de plágio ele negou a história furioso dizendo que "Isso não é verdade, eu nunca disse isso" e novamente reiterou que ele e a Rowling simplesmente beberam da mesma fonte, a fonte do T. H. White, para criarem o Timothy e o Harry.

Eduardo Spohr e André Vianco A trilogia da Tormenta também quebra um galho

Uma lenda! Mas JAMAIS lerei esses livros chatos da porra

A Rowling é uma escritora meio problemática em relação as suas influências, ela frequentemente nega e descarta influências óbvias dos livros do Harry Potter quando questionadas sobre elas meio como em um afã de se demonstrar mais original do que realmente é. Existem centenas de livros de fantasia infanto-juvenis escritos antes de Harry Potter sobre bruxos jovens, mas quando questionada ela sempre nega já te-los lido, o que eu sempre achei difícil de acreditar.

Eu acho que o estilo do Herbert é mais inspirado e parecido com o estilo do Edgar Rice Burroughs (o autor dos livros do Tarzan e do John Carter de Marte) do que do Tolkien, os gêneros de ficção científica épica de romance planetário e da fantasia científica que o Burroughs e o Herbert gostavam tanto.

O próprio Gaiman disse que Tim Hunter e alguns elementos da hq seguem estereótipos literários conhecidos pela geração dele, até cita um livro com uma versão teen do rei arthur numa escola e tudo mais ou algo assim se não me falha a memória.

Seria impossível ela perceber a influência de Tolkien um tempo depois? Após repensar sua obra e sua escrita? Ela necessariamente tem que ter mentido, ou necessariamente deixou o ego falar mais alto? Estranho realmente seria se ela tivesse primeiramente admitido a influência, e um tempo depois, com fama e sucesso, negado tal influência, não?

Peraí, cade a Ursula K. Le Guin? Embora os temas dos dois livros são completamente diferentes quando eu li Um Feiticeiro de Terramar pela primeira vez eu não consegui deixar de notar na narrativa do livro o estilo tipicamente Tolkieniano da Ursula que eu já tinha encontrado anos atrás lendo O Senhor dos Aneis. Numa entrevista de 2012 ela declarou que quando leu O Senhor dos Aneis pela primeira vez ela mergulhou na história por semanas, terminou todos os três livros em quatro dias e decidiu que aqueles eram os tipos de livro que ela queria ler pelo resto da vida e que Tolkien foi uma enorme influência nela. Não teria nunca havido Terramar sem a Terra-Média. Aqui, a entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=M_Pgcy3G5V4

Pensava que o Frank Herbert de Duna tinha se inspirado em Tolkien.

Olavo de Carvalho.

Rowling já negou em uma oportunidade a influência de Tolkien nas suas obras, um gestou pouco maduro para uma autora que estava começando a ficar famosa. Tempo depois, já na planicie tranquila do sucesso garantido ela reconheceu ao autor como uma influência e explicou (tentou explicar) porque tinha falado o contrário anteriormente... só por isso comecei a desgostar dela, sei que não é completamente justo, mas o autor tem que ser íntegro e genuino sempre, isso inclui admitir e agradecer todas as influências que tiveram nele e na sua obra. Hoje em dia, dizer que Tolkien influenciou toda a literatura depois dele não seria completamente errado.

Os filmes deixaram MUITA coisa de fora mas ao meu ver não são uma péssima adaptação. Peter Jackson fez aquilo que deveria, suprimiu as partes menos importantes (O fazendeiro Maggot, a Floresta Velha, Tom Bombadil, etc) e priorizou aquilo que merecia mais atenção que foi a jornada de Frodo até a Mordor. Acho que Game of Thrones, por exemplo, está adaptando de forma bem mais errada já que eles tinham 10 episódios para adaptar cada livro e optaram por suprimir personagens bem mais relevantes como Arianne Martell ou Lady Stoneheart.

vc perdeu o juízo amigo?? a trilogia senhor dos anéis nos cinemas e uma verdadeira obra de arte...ao meu ver só teve uma falha nessa adaptação... foi não ter feito 2 filmes de cada livro...rsrsrs o que ficou de fora dos filmes é igualmente fantastico ao que foi para os filmes. dava 6 filmes epicos sem encher linguiça

É impressionante como J.R.R. TOLKIEN consegue inspirar autores até hoje! Apesar de conhecer a história dele estou ansioso para assistir no cinema sua biografia.

Eduardo Spohr - A batalha do Apocalipse

Mas tem coisas no filme que Peter adaptou mal, poucas na verdade. Em as duas torres nunca houve um exercito de elfos prontos para defender o abismo, em o retorno do rei( filme) quem salvou os exercitos encurralados do Gondor e Rohan nos campos Pelennor foram os mortos, quando na verdade foram os exercitos remanescentes da própria Gondor ( livro).

Eduardo Sphor e Raphael Draccon

discordo, se você dissesse os filmes do hobbit, eu até entenderia, mas os filmes de senhor dos anéis? aí não camarada, leia os livros e depois assista os filmes e vc ira mudar de opinião.

Procure a série de livros As Aventuras de Tibor Lobato.

só li verdades

TOLKIEN É UM GÊNIO, SEM MAIS NEM MENOS.....

Hum... J.K.ainda não havia lido Tolkien mas... é sério mesmo que ela nunca havia posto os olhos nos "Livros da Magia"?

Vc é doido ou não viu os filmes.

Tolkien é um genio, os filmes de Senhor dos Aneis são uma pessima adaptação.

Alguém recomenda um bom autor brasileiro de fantasia?

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus