HQ/Livros

Lista

Oito fusões famosas de Marvel e DC

Aproveitando a novidade de Marvel vs Capcom Infinite, listamos algumas combinações nas HQs

25.04.2017, às 15H09.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

Uma das novidades de Marvel vs Capcom Infinite é que agora personagens de Marvel e Capcom passarão por fusões, a começar pelos vilões Ultron, do Universo Marvel, e Sigma, de Mega Man. Essa não é a primeira vez, porém, que super-heróis e seus antagonistas nos quadrinhos se misturam. Na galeria abaixo, lembramos algumas das principais fusões pelas quais já passaram Marvel e DC Comics.

Gwenpool

Durante as Guerras Secretas em 2015, a Marvel criou uma capa que brincava com uma mistura de Deadpool e Gwen Stacy. Logo em seguida essa personagem começou a pipocar em cosplays de convenção, porque era basicamente um Deadpool pintado de rosa, e a editora percebeu que poderia ter um sucesso aí. Veio a série solo, em que ela não é relacionada com Gwen nem com Deadpool; Gwen Poole na verdade é só seu nome. A HQ abusa de metalinguagem: na trama ela acredita que está dentro de um gibi, onde pode tudo, como aprender a ser mercenária, e nunca vai se machucar porque está num mundo de faz de conta.

Hulk com Wolverine

A Marvel vai juntar Hulk e Wolverine em uma nova HQ envolvendo o Projeto Arma X, Weapons of Mutant Destruction. A história cruzará as séries Weapon X e Totally Awesome Hulk; nela, o cientista Amadeus Cho se junta com o elenco de Weapon X - Velho Logan, Dentes-de-Sabre, Lady Letal e outros experimentos antigos da Arma X - para combater a nova ameaça do programa, que envolve um experimento intitulado "Lote H", que promete ser um monstrengo de radiação gama com garras de adamantium. Começa em junho.

Amálgama

Em 1996, a minissérie DC vs Marvel mexeu com a indústria para ver se as vendas melhoravam nos EUA. Entre a terceira e a quarta edição, as editoras criaram um selo conjunto chamado Amalgam Comics para publicar histórias com personagens que seriam combinações de ícones da Marvel da DC. Daí saiu Garra das Trevas (Wolverine com Batman), a JLX (Liga da Justiça com os X-Men), o Super Soldado (Capitão América e Superman) e o Thanoseid, que juntou Thanos e Darkseid, entre muitos outros. Foram 24 HQs no total, que saíram no Brasil com o nome Amálgama.

Batman Scrooge

Essa não é exatamente uma fusão mas é bem curiosa, Batman com Charles Dickens. Antes de criar O Longo Dia das Bruxas, uma das HQs mais famosas do Morcego, a dupla Jeph Loeb e Tim Sale cuidou de uma série chamada Legends of the Dark Knight. Uma história se chamava "Ghosts" e era uma releitura de Um Conto de Natal. Batman ficava no lugar de Ebenezer Scrooge e era visitado numa noite de insônia por três fantasmas: o do passado, o pai dele, do presente, a Hera Venenosa, e do futuro, o Coringa. No fim Bruce Wayne aprende a valorizar mais a vida e cria uma fundação de caridade na manhã seguinte.

Homem-Aranha Superior

Quando o Doutor Octopus morreu nas HQs e conseguiu transferir sua consciência para o corpo de Peter Parker, surgiu o Homem-Aranha Superior. Essa fase da série durou entre 2013 e 2014 e primeiro foi recebida com desconfiança, porque afinal o vilão ocuparia o corpo do herói numa reviravolta abusada, mas a HQ deu muito certo: o Octopus era muito mais eficiente do que o Aranha normal, criou um monte de tralha tecnológica e consolidou o império industrial de Peter Parker. Mas ele não tinha o instinto de entrega e sacrifício que define o Homem-Aranha.

Porco-Aranha

O Homem-Aranha pelo visto é um campeão de fusões, inclusive ganhou em 2014 uma HQ só sobre isso, Spider-Verso. Na trama, o vampiro Morlun e sua família caçam versões alternativas do Homem-Aranha para se alimentar, e a gente consegue ver uma infinidade de variações do teioso, inclusive o já famoso Porco-Aranha. No caso seria então uma fusão tripla? O Porco-Aranha se popularizou primeiro na cena em que Homer brinca com um porco no filme dos Simpsons.

Terra-32

Em 2009 a DC criou uma história em duas partes dentro de Superman/Batman que se chamava justamente “Mash-up”. Nela, os dois heróis tentam voltar para casa depois de uma aventura no Nanoverso e se descobrem num mundo onde tudo era combinado: a cidade se chamava Gothamopolis, e a Liga da Justiça e os Novos Titãs eram uma equipe só. O líder era o Lanterna Noturno, uma mistura de Asa Noturna com Lanterna Verde, à frente de integrantes como o Aquaborg. Esse mundo foi chamado Terra-32 e depois voltou na minissérie Multiverso DC de Grant Morrison, com uma Liga da Justiça só com misturas de heróis.

Batvampiro

Chuva Rubra é o nome de uma graphic novel de 1991 em que o Batman encontra o Drácula, que está causando em Gotham com uma série de assassinatos. Seria só um crossover normal entre dois personagens muito similares, se não fosse uma virada na história em que o herói é mordido e ganha poderes de vampiro! Tem todo um lance trágico porque Bruce Wayne perde sua humanidade e se torna simplesmente Batman, o morcego que viverá para sempre com o sangue de Drácula. Os leitores curtiram, porque essa história continuou em duas outras HQs, uma de 1994 e outra de 1999.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.