HQ/Livros

Os 15 melhores livros de 2016

Neil Gaiman, Clarice Lispector, Forrest Gump e mais
-

Apesar do cenário preocupante do mercado editorial, com quedas consecutivas no volume de vendas e faturamento do setor, 2016 foi recheado de bons lançamentos. Além disso, ficou evidente a preocupação das editoras com a literatura de gênero, com destaque para o crescimento de títulos de ficção científica e fantasia. Seguindo o comportamento de produtores de cinema e TV, as editoras também apostaram cada vez mais em obras nacionais de gêneros antes relegados a um segundo escalão da literatura. Confira abaixo uma seleção de 15 livros que se destacaram em 2016.

MAIS LISTAS

Olá pessoal, eu segui a indicação de Roberto Zotti da trilogia NACIONAL nova "AS HUDRIDAS" do autor MARCIO VETTORAZZI e só me arrependi de não ter conseguido fazer pausa na leitura e agora estou com aquele gostinho de quero saber mais. No segundo livro da série, que eu mais gostei, é muita ação e mudança de cenário, porém o leitor não fica perdido e a linguagem, apesar de se passar em uma época antiga, é atual, o que me agradou, entretanto talvez irrite os mais conservadores. Eu indico e que o terceiro não demore tanto a sair, POR FAVOR!!!

Dica para 2017: "AS HUDRIDAS" Essa semana fui em uma livraria em busca de novidades do gênero Fantasia nacional e me deparei com um livro com o título "As Hudridas - A descoberta da sagrada Floresta de Shiva", após ler a sinopse, achei interessante, mas continuei passeando pela livraria e mais a frente encontrei outro livro, "As Hudridas - O surgimento de uma nova Raça", li a sinopse e me interessei mais ainda, resolvi me arriscar, comprei o primeiro e já no caminho para casa iniciei a sua leitura e adivinhem... Passei do meu ponto de ônibus, pois viajei na história e no outro dia lá estava eu para comprar o segundo livro que, ao contrário das outras trilogia, sim, será uma trilogia, já me informei, é tão interessante quanto o primeiro, estou na metade dele, já orando para que o terceiro saia logo. Então aqui está a minha dica: "As Hudridas" - Autor: Marcio Vettorazzi

Sensacional que colocaram o livro da Aline Valek na lista, é realmente um livro incrível. altíssimo nível de FC.

Ainda bem que não encheram com os livros da lista do "Paga Nóis", vou correr atrás de alguns títulos...

O problema é que os impostos são completamente alheios a isso, pena...

o exorcista é o melhor de todos, livros deveriam ser mais baratos, é cultura

Entendi! É pq o pessoal gosta tanto de compartilhar frases atribuídas a ela, que fica parecendo que mesmo quem nunca leu nada dela já a conhece de rosto.

Saquei! Mas tem quem não saiba né hehe, não custa nada por no texto :) (na real, eu nunca tinha visto o rosto dela).

Mas tem a cara da autora na capa do livro. É a Clarice Lispector. ;)

Show!Valeu por responder. Ficarei na expectativa aqui hahah.

Não, estou imaginando seus comentários imbecis, pois não sei ler.

Gente, em "Todos os Contos" vcs falam, falam, falam e não dizem em momento algum quem é autora, de quem são esses contos afinal. Se possível, arrumem isso.

Atualmente com residências cada vez menores coleção de livros é luxo para poucos. Tenho bastante livros, mas já estou pensando em dar fim neles e comprar um e-reader. Não tenho mais espaço físico para comprar mais.

EXATAMENTE, eu fico imaginando se eles realmente leram esses livros!!!!!!! ¬¬'

Obrigado pela resposta, Caio. Mas o que eu quis dizer é que o ideal seria que tivéssemos uma produção de livros novos em qualidade suficiente para não termos de colocar os "relançamentos" (livros não escritos em 2016) como os melhores livros do ano. Além disso, é bom quando vemos obras de autores nacionais em listas assim... abraço

É muito bom ver editoras como a Aleph, Intrínseca, Darkside, Cia. Das Letras e outras trazendo livros (ficção ou não) tão relevantes para o nosso idioma. Continuo comprando e consumindo muito!

Na verdade não sei, nunca vi uma notícia de confiança com a confirmação sobre a quantidade de livros, mas acredito que será uma trilogia.

Falar isso e brincar com as palavras. São republicações de livros que já foram lançados a anos. Tecnicamente é um lançamento da edição (não da história e do livro) , mas isso é ter uma visão bem ampla da palavra "Lançado".

vai ser uma trilogia, ou vai ter 4o.? Não sabia dessa parte, se for esse o caso, leio o Caminho das SOmbras primeiro e dps O nome do Vento

2015?! JURAVA que era desse ano. Vacilo meu rsrsrs Perdão pelo erro.

Comprarei Deuses Americanos e Guerra dos mundos.

Oi Raoni, todos os livros na lista foram lançados neste ano no Brasil! abraços

oi Daniel, a edição com os contos do Tolstói foi lançada dia 25 de setembro do ano passado, então não entra nos critérios que estabeleci para a lista. mas é realmente uma boa lembrança, a cosac faz muita falta no mercado. abraços

Todos os livros na lista foram lançados neste ano no Brasil! abraços

Excelente. O livro mais assustador que eu já li. O diretor James Wan usou esse livro como referência pra fazer os dois filmes "Invocação do mal". Depois que li essa obra passei a ter uma compreensão melhor de fantasmas, assombrações, demônios e diabos(sim, existe mais de um...). Ideal pra quem não é cético e quer abrir a mente...

Valeu pela dica ;)

Boa lista.

Exato! hahahah

E ficar olhando na estante. =P

Já encomendei o meu! É bom mesmo?

Kindle é até legal mas...nada supera o cheiro de livro novo e poder folhar as páginas.

Boa lista, mas eu acrescentaria a torre da andorinha...

Hehe valeu pela crítica! Eu escrevo no Wattpad apenas para expor minhas ideias. Não sou escritor nem nada. Trabalho com engenharia. O que escrevo de fato precisa de revisão e terá. Vou te contar um segredo: a grande maioria dos livros físicos que leio, contêm erros. E eles passam por revisão. Agora, imagine o cru. O material original. E o Wattpad é para isso. Para pessoas como eu ou você que tem boas ideias ou apenas, ideias, ir lá e escrever. E vou te contar que não é fácil pensar e escrever 350 páginas. Principalmente para mim, que não sou um profissional da escrita e tenho como único horário vago da 5h às 7h:30min da manhã. =) De qualquer forma, valeu pela crítica.

Depois do meu Kindle adeus livros impressos, ainda bem! :)

Ridículo uma lista sem as Chamas do Paraíso de Robert Jordan e a Lança do Deserto de Peter V. Brett.

Vou correr atrás de Atlas das Nuvens. :)

Só achei que deveria estar nessa lista "Ed & Lorraine Warren-Demonologistas" livro que retrata alguns casos assustadores e o mondus operandi do casal que desde os anos 50 vivem lidando com o sobrenatural. Lançado em 1980 e só agora chegando aqui no Brasil. Maravilhoso.

Esse O Nome do Vento parece o cara do Assassins Creed.

Excelente lista OMELETE.... as vezes fico perdido para saber o que tá bombando no momento entre os leitores..... Gosto dessas misturas de temas, passando da pura e simples ficção-científica até biografias..... Valeu....

as continuações de Mr. Mercedes também são boas??

Melhores Livros de 2016... sendo que 80% não foi escrito em 2016.

Poderiam ter citado qual a editora de cada um e o numero de paginas e tal.

Isso sem contar que eles citaram algumas editora$ e outras não.

Estou terminando crônicas de artur, estou na página 200 de Excalibur, o último volume. Q obra maravilhosa, até agora irretocável!

Mr Mercedes já é um clássico contemporâneo do King. A biografia da Rita, apesar de fugir do padrão, é divertidíssima e polêmica. Não esmiuça detalhes q uma biografia tem q esmiuçar, mas não esconde os defeitos da biografada. A reedição de guerra dos mundos ficou primorosa, luxuosa pra caralho. No mais, preciso ler a trilogia mistborn, o tema me agrada muito e é sempre muito elogiada! Haaaaa, quase ia me esquecendo da reedição de deus americanos, sensacional!!! Incluiria enclausurado Ian McEwan como um grande lançamento do ano!

Tomei um baita susto quando li Clarice Lispector no subtítulo. Mas depois percebi que a lista se refere às melhores edições (na maioria dos casos, pelo menos). Não que seja ruim, mas seria bacana ter duas listas separadas; uma pras melhores edições e outra para melhores títulos novos.

Não comprei os livros lançados até agora por isso. De todas as reviews que vi, tenho quase certeza absoluta que vou devorá-los em uma tacada só. E não quero um "As Crônicas de Gelo e Fogo 2.0"...

É quase que uma afronta deixar o último lançamento da Cosac Naify de fora. O que essa marca fez com o mercado editorial brasileiro foi incrível e merecia estar nessa lista. Contos Completos do Tolstói é uma edição lindíssima, recheada de fotografias lindíssimas do Gorskii (um dos pioneiros da fotografia colorida, além de ter a autoria da primeira e única foto colorida do autor). Além de contar com a tradução sensacional do Rubens Figueiredo. Fora que é Tolstói, né... No mais, excelente lista. Melhor do que eu esperaria vindo do Omelete, principalmente nesse ramo. Ponto para o Caio!

Espero isso à algum tempo kkkkk todo ano é uma promessa de lançamento e nada.

O melhor livro que tive o prazer de ler esse ano foi: "AuthenticGames - Vivendo Uma Vida Autêntica". Um aclamado best-seller escrito por uma revelação literária do século XXI, Marco Túlio, que detém de engenhosidades que nem mesmo um dos grandes gênios da literatura brasileira, Machado de Assis, pôde ser capaz de possuir. Uma obra muito tocante, que revisa muitos gêneros, sob uma perspectiva visionária desse garoto prodígio.

Meu pai os recomendou. Achei que sua falta de experiência fez com que suas obras não conseguissem cativar como poderiam. Ao lê-los, pude perceber claros erros gramáticos certamentente inadmissíveis—principalmente os de conjugação, que ao se tornarem um tanto frequentes, me acostumei á sua péssima gramática. Aliás, quase esqueci-me, seus livros não têm conteúdo! Isso mesmo! Seus livros não possuem cabimento! Acredito que a ausência de cultura o influenciou negativamente. Sugiro que peça ajuda de escritores mais experientes que possam ajudá-lo devidamente. Desculpe-me pela sinceridade, mas foi necessário.

ele podia finalmente lançar o terceiro né

Muito bem, o Omelete volta a indicar e falar sobre lançamentos literários. Gostei de vários.

Não vai se arrepender de ler o Nome do Vento, meu livro favorito.

Poxa! Faltou o meu nesta lista. =) Meus livros: https://www.wattpad.com/user/lucasmgimenes

Excelente lista, ganhei essa edição de Deuses Americanos e quando acabar vou para O Nome do Vento. Curti a indicação do livro "Caminho das Sombras" vai entrar para a lista.

Nada como uma lista de melhores livros de 2016 em qual quase nenhum dos livros foi lançado em 2016...

Esse Caminho das Sombras me interessou muito.

Se tu comprar só o livro da Rocco da Clarice Lispector já vale o investimento, a melhor escritora que o Brasil já teve

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus