HQ/Livros

Notícia

André Conti e Flávio Moura deixam Companhia das Letras para abrir nova editora

Nova empreitada focará em ficção, não ficção e quadrinhos

24.01.2017, às 17H35.
Atualizada em 24.01.2017, ÀS 18H04

A Companhia das Letras, uma das principais casas editoriais do país, anunciou a saída de dois editores da empresa. André Conti e Flávio Moura comunicaram o desligamento para abrir uma nova editora, cujo nome não foi revelado. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a linha editorial ou autores que a nova casa pretende publicar, mas o Omelete apurou que não ficção, ficção e quadrinhos serão os gêneros que serão contemplados em um primeiro momento.

None

Em nota, o presidente do Grupo Companhia das Letras Luiz Schwarcz comentou sobre a saída de Conti e Moura. “Foi com o misto de tristeza e alegria que recebi do André Conti e do Flávio Moura a notícia de que deixarão a Companhia das Letras para lançarem a sua própria editora. Tristeza pelos dois amigos e excelentes editores que saem da casa onde estiveram por tantos anos. Alegria pelo fato de vê-los em busca da realização pessoal e da concretização de um projeto profissional", disse Luiz Schwarcz, presidente do Grupo Companhia das Letras.

Flávio Moura e André Conti se juntam a outros ex-integrantes da Companhia das Letras na criação da nova empresa. Entre os sócios, Leandro Sarmatz, que já havia deixado a casa ano passado, Marcelo Levy, ex-diretor comercial da empresa, e Ana Paula Hisayama, que integrou a Companhia por 16 anos antes de ir para Agência Riff, principal agência literária do país, onde estava desde julho de 2014.

"Uma das principais tarefas do publisher é a de ajudar a formar editores e profissionais do livro. Ao ver os jovens editores que agora nos deixam ter a coragem de iniciar um empreendimento editorial no Brasil, fico orgulhoso e esperançoso. Torço para que os anos de aprendizado na Companhia das Letras sejam úteis para a nova editora – e desejo a ela muito sucesso.”, finalizou Schwarcz.

Em entrevista à Folha de São Paulo, Conti disse que não está levando autores da Companhia para a nova editora. "Não é uma saída hostil nem agressiva. De que adiantaria eu pegar autores que a Companhia criou e me escorar no sucesso deles?", afirmou. No entanto, existem diversos títulos adquiridos ao longo dos anos pela Quadrinhos da Cia., selo sob a gerência de Conti, que são elegíveis para publicação em outra casa editorial. A grande maioria dos contratos editoriais lavrados entre autores, agências e editoras no país prevêm uma reversão dos direitos de publicação caso o prazo de 18 meses para lançamento não seja cumprido. Entre os títulos, estão MetaMaus, de Art Spielgelman, publicado nos EUA em 2011, X'Ed Out, do Charles Burns, lançado lá fora em 2010, além de obras dos cartunistas brasileiros Laerte e Angeli.

Também não foi informado quem será o responsável pela gerência do selo de HQs da Companhia após a saída de Conti. Dentre as obras previstas para 2017, estão Mensur, de Rafael Coutinho, Aqui, de Richard McGuire e a adaptação do conto How to Talk to Girls at Parties, de Neil Gaiman.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.