HQ/Livros

Notícia

Argo | Confira os desenhos de Jack Kirby para o filme original

Relembre os fatos por trás do filme de Ben Affleck indicado ao Oscar

22.02.2013, às 23H59.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H25

Muito antes de Argo começar a levar prêmios por aí, comentamos aqui no Omelete como Jack Kirby esteve envolvido na operação real da CIA criada para salvar reféns estadunidenses do Irã. Foi ele - o co-criador de Capitão América, Quarteto Fantástico, X-Men, Hulk e tanto outros - que, originalmente, fez os desenhos conceituais do filme que acabaria sendo usado para acobertar a operação.

Apesar de o artista não ser mencionado no filme - nem seus desenhos reais aparecerem - os esboços têm parte importante na trama. Confira na galeria.

Argo, o filme que está concorrendo a sete Oscars, toma algumas liberdades com a história original: o agente Tony Mendez na verdade usou o roteiro de um filme chamado Lord of Light, baseado em livro do escritor de ficção científica Roger Zelazny. Quando Mendez pegou o roteiro, os desenhos de Kirby - que fora contratado ainda no início do projeto, quando o produtor Barry Geller estava tentando vendê-lo - já existiam. Mendez pegou roteiro e esboços e rebatizou o projeto de Argo.

É curiosa outra proposta do produtor Barry Geller: apostando no sucesso do filme, ele queria criar um parque temático - para o qual Kirby também desenhou brinquedos como uma montanha russa de 90 metros.

A revista Wired contou a história completa em 2007, como noticiamos na época.

Leia mais sobre Jack Kirby

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.