HQ/Livros

Notícia

DC aceita reconhecer Bill Finger como criador do Batman

Crédito dividido com Bob Kane começará a aparecer já na semana que vem, em Gotham

18.09.2015, às 15H05.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H35

A partir da nova temporada de Gotham, que começa na próxima segunda-feira, e da estreia de Batman vs Superman em março de 2016, Bob Kane não será mais a única pessoa creditada pela criação do Batman. A DC Entertainment divulgou um comunicado hoje em que informa que Bill Finger também aparecerá na menção a partir de agora.

None

Isso já acontece nos quadrinhos desde julho de 2014, quando Finger e Kane foram creditados como criadores do personagem numa reimpressão de Detective Comics #27, a primeira aparição do Batman. Desde 1939, as HQs sempre atribuíram ao desenhista Kane a autoria, mas em anos recentes um movimento em favor do reconhecimento de Finger vinha crescendo, depois da publicação do livro Bill the Boy Wonder: The Secret Co-Creator of Batman, de Marc Tyler Nobleman.

Os criadores clássicos de Batman

No comunicado, a DC diz que chegou a um acordo com os herdeiros de Finger - falecido em 1974 - para louvar a contribuição do roteirista: "Bill Finger foi crucial em desenvolver muitos elementos criativos essenciais que enriqueceram o universo de Batman, e esperamos ampliar esse reconhecimento de seu importante papel na história da DC Comics".

Finger foi convidado por Kane a escrever a primeira HQ de Batman, e juntos definiram o visual do personagem. Kane criou o conceito, o nome, e Finger sugeriu que Batman tivesse uma capa ao invés de asas, além de um capuz e luvas. Finger também sugeriu remover as partes coloridas do uniforme concebido por Kane e manter apenas o preto e o cinza - ideias até hoje mantidas na identidade do Batman. Além disso, Finger também teria criado o nome Bruce Wayne e colaborou na origem de Coringa, Mulher-Gato, Robin e outros personagens importantes da HQ.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.