HQ/Livros

Notícia

DC Comics | Dan Didio diz que Crises do universo de heróis foram apagadas

Mas editora não explica como ficam heróis que não passaram por reboot

03.10.2011, às 16H28.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H36

A Crise nunca aconteceu. Ou melhor: as Crises. Crise nas Infinitas Terras, Crise de Identidade, Crise Infinita, Crise Final. Todas as sagas que reviraram a cronologia da DC Comics nos últimos 25 anos estão oficialmente apagadas da cronologia.

É o que Dan Didio, co-publisher da DC, informou aos fãs via Facebook. Primeiro foi numa única frase: "Segurem-se, mas depois de muita análise, não aconteceram sagas Crise no Novo DCU".

Crise

None

Após o rebuliço entre os fãs, Didio postou uma mensagem maior explicando a decisão:

"Para aqueles em crise com as Crises, permitam-se ser mais claro. O tópico das Crises foi muito discutido entre editores e autores trabalhando nas Novas 52. Com tantos personagens e histórias recomeçando, grandes sagas como as Crises são difíceis de alocar porque funcionam para uns, mas não para outros (isso foi um dos problema da Crise original). Começando agora aproximadamente aos cinco anos de atividade dos nossos heróis, estamos focando no presente e futuro deles, e histórias passadas serão reveladas de acordo com as tramas. Sim, aconteceram 'crises' nas vidas dos personagens, mas não são a Crise que você já leu, não podem ser. Agora, o que isso quer dizer para os personagens já vistos e ainda não vistos... bom, isso é o legal das Novas 52, histórias infinitas, possibilidades infinitas e o melhor ainda está por vir."

Didio faz referência indireta à cena de Hawk & Dove #1, uma das edições de estreia das Novas 52, que menciona a morte do personagem Columba numa "crise" - a única referência que passou nas novas séries. Com o apagamento das sagas da cronologia, virou apenas uma "crise pessoal".

Só vai ter dor de cabeça quem tentar achar sentido em partes de tramas de Lanterna Verde e Batman - personagens cujo passado não foi apagado - que tenham relação direta com as Crises recentes da DC. Assim como no caso dos Robins, é melhor não perguntar.

Leia também o artigo Universo DC - Crises e reflexões

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.