HQ/Livros

Disney entra na briga da Marvel contra a família de Jack Kirby

Estúdio mostra sua força pela primeira vez depois da aquisição da editora
-

Em setembro, pouco depois da Disney anunciar que compraria a Marvel, os quatro filhos do quadrinista Jack Kirby processaram a editora pelos direitos autorais sobre as criações do pai - os personagens mais famosos da Marvel. Em janeiro, a Marvel processou os herdeiros de volta, taxando a ação de absurda. E, em março, os herdeiros reagiram.

O novo capítulo do processo é preocupante para o lado Kirby: a Disney, agora já proprietária da Marvel, resolveu mostra a cara e enviou um memorando onde declara o apoio à editora e faz pedidos ao juiz responsável pelo caso.

A principal demanda é que não se faça a contabilidade dos lucros a que os herdeiros Kirby teriam direito até que sua alegação seja validada. Critica-se também o direito que os herdeiros teriam de receber as páginas originais de Kirby de volta, bem como se ele deveria estar creditado nos filmes do Hulk e dos X-Men.

O Hollywood Reporter publicou o memorando completo, com todas as considerações da Disney sobre o caso.

Vale lembrar que a Disney, além de ter vencido diversos processos como esse ao longo dos anos, tem lobby forte até para mudança de leis sobre direito autoral - o que lhe garante, por exemplo, os direitos sobre os primeiros filmes de Mickey, da década de 1920, até hoje.

Leia mais sobre Jack Kirby
Leia mais sobre a Marvel

X-Men - O Filme
(X-Men) Direção: Bryan Singer
sobre o filme

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus