HQ/Livros

Notícia

Guerra Civil 2 | Marvel justifica morte de importante herói negro

"Estávamos cientes da possível reação", diz o editor Tom Brevoort

02.06.2016, às 12H03.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

A primeira edição de Guerra Civil 2 saiu ontem nos EUA, e confirmou uma morte que já havia sido indicada no especial gratuito que foi distribuído no Free Comic Book Day no início de maio. Em entrevista ao Newsarama, o editor-executivo da Marvel Comics, Tom Brevoort, comentou a morte (ou as mortes).

O texto abaixo contém spoilers.

A saga começa com um enfrentamento dos Vingadores contra Thanos, e o Máquina de Combate, Jim Rhodes, é morto pelo tirano espacial. A Marvel justifica a escolha de Rhodey (que vinha ganhando espaço nos filmes da casa e protagoniza um momento dramático em Capitão América - Guerra Civil) porque o personagem é melhor amigo de Tony Stark e interesse amoroso de Carol Danvers - os dois líderes dos grupos antagonistas em Civil War II.

"Rhodey está morto", começa Brevoort. "Isso se refletirá em outras edições. O resumo de Captain America: Sam Wilson #10 diz que há um funeral de um herói caído e esse personagem é Rhodey. Haverá efeitos em Captain Marvel, Invincible Iron Man e outros títulos. No futuro, qualquer coisa pode acontecer, mas Thanos o mata, sim." Já em relação à Mulher-Hulk, que aparece no hospital e ao fim da edição tem uma parada cardíaca, o editor diz que a segunda edição da saga trará mais informações.

None

Como na primeira Guerra Civil um dos heróis mortos também é negro, o Golias, Brevoort comenta a reação que as pessoas podem ter a essa "repetição". "Nós estávamos cientes de que matar Rhodey significaria matar um personagem negro, que é algo que acontece com frequência no nosso meio. Tivemos essa conversa. No retiro de autores da Marvel, Ta-Nehisi Coates [o romancista e articulista negro que hoje escreve a HQ do Pantera Negra] participou pela primeira vez, ouviu tudo isso, e depois mandou uma carta para mim e Axel [Alonso, editor-chefe da Marvel] sobre a reação que poderia vir, as ramificações disso e o que teríamos que considerar de todos os lados. Nós temos considerado", diz.

"A morte de Rhodey serve para impulsionar os dois [Tony Stark e Carol Danvers] em suas trajetórias, de uma forma que qualquer outra morte não impulsionaria. Foi é uma decisão necessariamente popular, e sabemos que poderíamos ter um tipo de reação - que é justificável. Parece que é sempre o negro que morre nessas histórias. Mas pelo menos desta vez sentimos que ela tem um propósito", completa.

Brian Michael Bendis é o roteirista da nova Guerra Civil e David Marquez, o desenhista. Os dois atualmente respondem pela HQ principal do Homem de Ferro (leia a crítica de Invincible Iron Man #1). O número 2 de Civil War II sai em 15 de junho nos Estados Unidos.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.