HQ/Livros

Hanna-Barbera na DC | Leão da Montanha será dramaturgo gay em sua série solo - veja

Roteirista fala da sua nova criação, após a elogiada HQ dos Flintstones
-

A DC Comics está oficializando a sua segunda leva de séries baseadas em animações da Hanna-Barbera, agora que as primeiras estão começando a chegar ao fim. Depois de concluir The Flintstones, a mais elogiada das HQs dessa primeira leva, o roteirista Mark Russell vai reinterpretar o Leão da Montanha como um "dramaturgo gótico gay sulista" em Snagglepuss. Veja a primeira página:

Ao HiLoBrow, Russell diz que seu enfoque não diverge muito do desenho. "Não foge muito mesmo. Vejo ele como uma figura trágica de Tennessee Williams; Dom Pixote é mais um cara meio William Faulkner, Eles estão na Nova York dos anos 1950, Marlon Brando aparece, Dorothy Parker, as socialites de NY daquela era vão e vêm", diz o roteirista, comparando os personagens do desenho com os escritores célebres de peças e romances americanos da primeira metade do século passado.

No desenho, o Leão da Montanha era retratado como um dândi que prezava pelo conforto e evitava problemas "saindo sempre pela esquerda". "O discurso afirmativo gay nunca foi discutido e obviamente terminou ignorado no desenho porque era feito numa época em que você não podia sequer reconhecer que isso existia, então é natural apresentar isso num contexto em que todos sabem [da orientação do personagem] mas é mantido como segredo", diz Russell sobre a ambientação nos anos 1950.

A série deve começar entre setembro e outubro. Antes disso, Snagglepuss ganha uma história secundária em março no especial Suicide Squad/Banana Splits Annual (de onde saiu a página acima). Na trama, o Leão da Montanha é arrastado para depor no Congresso diante do Comitê de Atividades Antiamericanas, famosa organização da Câmara criada em 1938 para investigar comportamento subversivo dos cidadãos e supostas ligações com o comunismo. Segundo Russell, a HQ terá mais um teor pessoal e não terá tanta crítica social quanto o seu The Flintstones.

As demais séries da segunda leva da Hanna-Barbera na DC serão Ruff and Reddy, por Howard Chaykin; The Jetsons, por Jimmy Palmiotti e Amanda Conner; e Top Cat, por Dan DiDio e Phil Winslade.

Os prós e os contras das HQs da Hanna-Barbera na DC

Galeria de imagens (69)

"Dramaturgo gótico gay sulista"? Dependendo de quem fizesse, poderia ser interessante. Mas, sinceramente? Acho que é só pra polemizar e chamar a atenção... Uma pena.

Assisti um monte de desenhos da HB mas não me lembro de jeito nenhum desse Leão da Montanha.

Dei uma lida sobre essas releituras da Hanna-Barbera e não tive vontade de ver nenhuma delas, mas é uma questão puramente pessoal, nada contra as obras ou os autores. Certas coisas ficam melhores como vistas na infância, lá é o lugar afetivo onde são guardadas. Por isso me divirto até hj, muito como nostalgia. Mas essa é a minha opinião. Sobre o Leão da Montanha, sempre o vi mais como um intelectual incompreendido, pois não tinha tempo de declamar Shakespeare já que tinha de fugir do Major para não perder a pele literalmente...rs... E outra coisa: ele também fugia pela direita, só para constar, é só ver os desenhos. Ele até escolhia um lado qqer na hora do aperto...rsrs... Mas enfim, vivemos tempos de "polêmicas". rsrs

mentindo? Mano. Foi o New York Times, não fui eu. Esquerdão o NYT. Votou no Lula ele.

Brian Azarello para escrever Manda-Chuva já!

Nossa, que argumento !!! Ficar mentindo,e propagando esse tipo de coisa, é de uma desonestidade, que só o pessoal de esquerd@ tem ....

nossa cara, como vc é burro.

Uai, nem eu quero treta. Só achei esquisita a sua conclusão. E um personagem infantil, cuja orientação sexual nunca foi mencionada, de repente resolvem dizer que é gay? Mas de boa, é uma releitura mais adulta... E o leão ficou simpático, haha.

Eu so acho bizarro dizer que fazer um personagem gay é " sexualizar" ele. Não quero treta mas so pra avisar o leão da monthanha(assim como outros personagens) é considerado um icone da comunidade LGBT desde a decada de 60 então a DC não fez nada novo so tornou canon em sua releitura algo que já era defendido por muitas pessoas. Se você estiver interessado um amigo meu fez um otimo texto falando sobre essa questão LGBT nas animações: https://dentrodachamine.wordpress.com/2016/12/03/uma-resumida-historia-dos-personagens-gays-em-desenhos-animados-infantis/

Estranho vc chegar a uma conclusão dessas baseado no que eu disse antes, seja lá qual das duas acepções possíveis para o termo "indivíduos" você estiver usando...

eu ia achar do caralho

Então você esta dizendo que gays so sentem atração sexual por outros indivíduos?

O próximo da lista será o Manda-Chuva. Onde será caracterizado como um poderoso narcotraficante no estilo Scarface.

Essa mídia esquerdizante... fica querendo me influenciar a queimar a rosca, mas sou mais forte que isso. Confesso até que peguei um vibrador após ler esta matéria, mas vim testemunhar que resisti bravamente contra essa conspiração do anticristo.

Tu que tem que ter menos de 10 anos pra não conhecer o Leão da Montanha, hein.

Misturou tudo, hein amigo.

isso de ficar sexualizando personagens infantis é chato hein... falta de moral e de ética.

É sempre estranho quando trocam as características de um personagem que a gente já tinha como definido, porém nesse caso, vale a explicação de orientação sexual. Pelo o que eu aprendi, Orientação sexual não é Opção Sexual, (aliás "OPÇÃO" não é um termo correto), pois orientação compreende (de forma arcaica e resumida): Há héteros que serão héteros por toda a vida; Há héteros que em determinado momento da vida se interessarão por pessoas do mesmo sexo; Há héteros que virão a ter outra orientação e depois voltarão a ser héteros até o fim da vida; Há quem não começou como hétero mas ficará como tal até o fim da vida; Há quem nunca foi hétero e nunca será hétero; Há quem se engloba em todas distinções de Orientação sexual. Etc...... Enfim, orientação sexual em suma é a consequência, vivência, experiência que a pessoa tem durante a sua vida, então sempre dependerá da história de vida de cada indivíduo, ou seja, O Leão da Montanha podia muito bem ser hétero e depois ser gay. Aliás qualquer personagem que a gente conhece pode ser gay ou ter outra orientação sexual. Bem, foi isso que aprendi ouvindo um colega médico/psiquiatra.

No Brasil, tem mais morte de hétero do que de mulheres e gays, então se homens héteros morrem mais do que os outros, quer dizer que são as mulheres ou os gays que está fazendo essa matança contra os héteros, segundo sua lógica de vitimista. Mas não está relacionado a crimes passionais ou crimes de drogas, prostituição que muitos transexuais estão metidos nesses assuntos ?? Mais você não respondeu a minha pergunta sobre os países que tem o Islã como maioria, que lá realmente matam os gays, e é o carro chefe da sua agenda política de globalismo...

Imagina quando for a vez do Tu-Tubarão então....Se ele não for do tipo "Sharknado" acho que tá valendo...

ahuhauuahhuuha se vc viu o leão da montanha .... a unica coisa q ira mudar nele é q agora ele ira sair do armário huahuhuahuauhau pq ja tinha tudo la só q enrustido \o ....

É lamentável ver alguns "roteiristas" querendo descarregar suas frustrações em um personagem já consagrado no passado e transformá-lo num "escritor-gay-gótico-pamssexual-leiteiro-hipster" ou seja lá que abobrinha for. Tudo para polemizar.

Como diria o Tutubarão: "Não tem mais respeito"!!! Quando vão entender que a realidade não deve fazer parte da ficção, muito menos dos desenhos.

Mudar o gênero não é mesmo. Mas gênero é masculino e feminino. O resto é orientação sexual, não gênero. Se incluem uma orientação sexual específica e que antes nem se mencionava, estão sexualizando sim.

Modificar o gênero do personagem não é nem de longe sexualiza-lo.

Me permite só uma observação, com todo o respeito? Bem,não é o simples fato de a vítima ser gay que torna o crime um ato de motivação homofóbica. Tem que ver isso também, né? Homicídios ocorrem por N motivos. Não excluo a homofobia como um deles e se fosse um caso apenas já seria terrível. Mas só acho que, se esmiuçarmos direitinho esses números aí, não teremos todos esses crimes tendo a orientação sexual da vítima como real motivador. Acho que é um pouco de sensacionalismo, não seu, mas da mídia em geral, associar esse montante exclusivamente à homofobia. Preconceito existe sim, é horrível, mas vivemos numa época complicada. Muito extremismo, muita militância e das mais variadas, enfim, muita gente querendo espaço e visibilidade, gerando embates de idéias e ideais não muito honestos, às vezes.

Cara, na boa...acho legal a idéia de inserir personagens gays nos quadrinhos, no cinema e etc...mas modificar personagens que já existem, sexualizar desenho infantil, me parece forçar um pouco a barra já.

Ser gay não é modinha filho. Ser gay não é tipo ir numa loja e comprar um sapato.

Na real os números mostram que o Brasil é pior que muitos desses países aí. http://exame.abril.com.br/brasil/brasil-e-o-pais-mais-perigoso-para-homossexuais-diz-nyt/ https://homofobiamata.wordpress.com Mas você, um hetero querendo me ensinar sobre o que é ser gay, com certeza sabe muito mais sobre como é ser gay que eu e tudo que eu falo é coitadismo.

Após ponderar sobre a questão da s3xualidade de personagens cartunescos creio que a solução ideal seria que todos fossem de natureza ambígua... assim o interlocutor poderia imprimir seus próprios valores sobre a personagem. Desta forma, creio eu, não cairiamos no risco de forçar o hét3ro (como no passado) nem de forçar o h0mo (como ocorre hoje) e poderiamos focar em valores mais necessários para a sociedade..... Ou eu posso estar completamente errado, o que não seria surpresa.

a dc tambem

Mais uma bosta pra estragar a infância.essas releituras da Hanna Barbera são escrachadas.

É tão somente uso político de um personagem clássico para atender ao politicamente correto. Tivemos o desprazer de ver isso ano passado com o infame remake de "Caça-fantasmas".

Agora tenho certeza que tem gente na DC estragando de propósito os clássicos com esses lixos de releituras. TDK foi bom porque é "de direita", com a Liga das Sombras representando a esquerda marxista e Coringa a esquerda anarquista. Já BvS deu uma sutil esquerdada, com um Batman de "extrema-direita" tendo que ser parado por Superman.

Palhaçada

Esse mundo em que vivemos está cada dia mais estranho. Vai vendo...

Eu já conhecia, fez parte da minha infância. E ele nunca foi vi@do. E antes que vc me julgue... fui. Saída, pela direita...

Maldito Dr. Manhattan, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Quem diria que um dia iriam retratar o Leão da Montanha como gay!!! Parei de vez. Fui. SAÍDA, PELA DIREITA...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk É bem provável.

Finalmente uma hq para representar os leões da montanha gays. E sim, estou sendo sarcástico.

pelo visto você é um homem de 30 anos com cérebro de 10, triste...

...Hein?...vc via leão da montanha moça?...rs..rs.. Pelo design ai do seu perfil, creio que vc é de 90 pra cá...não sabe nem o que deve ter sido o " Leão da montanha "...mas tá bom , valeu por sua opinião !

Nem eu sabia que ele tinha tantos fãs --'

Medo de apanhar e morrer ?? O Brasil é regido pela Sharia agora, a lei do Islã ??? Como é apoiar na agenda de vocês, o globalismo com os muçulmanos a sua frente, já que nos países que eles são maioria se mata gays a vontade ???

É uma pena, as pessoas não sabem o significado da palavra Releitura ou Reinterpretação, enfim, está tudo muito lindo e bem filosófico como esperado, aguardo ansiosa <3.

Não amados, vocês estão pensando da forma errada, existe e sempre existiu VARIOS PUBLICOS pras HQs, homens, mulheres, crianças, adultos, heteros, homos, cis, trans e sempre HOUVERAM PERSONAGENS para esses públicos diferentes se identificarem e comprarem HQs. A base da carisma de um personagem e história é identificação. Vocês não acham egoísta demais não existirem HQs das grandes empresas focadas para o publico homossexual, ou feminino ? ah pelo amor

E se ao fim desta megassaga descobrirem que foi o Doutor Manhattan o criador desse universo antropomorfizado ?

E se a Arca do Zé Colméia for a segunda Megassaga desse universo?

Será que irão retratar a Arca do Zé Colmeia como o Cruzeiro das Loucas ?

Agora surgiu os fãs do Leão do Montanha que estão indignados com a decisão do autor e que o personagem nunca teve nada disso e não sei mais oque... Gente que nem conhecia agora é o defensor mais ávido e voraz do personagem!

ele precisava ser hetero ou homosexual

Vamos lá... Leão da Montanha possui necessidade de ter uma orientação sexual seja ela qual for?

É que tem gay em todo canto, o problema é que vc tá muito acostumado a eles se esconderem com medo de apanhar/morrer e não existirem na ficção pq gente como vc se incomoda.

Ruff and Reddy no Brasil eram Jambo e Ruivão. Top Cat era o Manda-Chuva e os Jetsons eram os Jetsons.

esqueceu da Vertigo

Tem sempre que ter a cota dos gays. Mas isso não é preocupação com os gays não. Isso é moda. As hqs tem que ser empoderadas.

precisa de uma adaptação e menos cotas

Será que os Antigos Fãs terão de fugir, saindo pela esquerda, para não presenciar a nova abordagem do "Leão da Montanha"? E Mais uma coisa: A Panini Comics tem Planos de Lançar as Hqs da HB no Brasil?

Hqs para diversos públicos. Os Da Hanna Barbera mais infanto Juvenil (diversos), os normais de herói, Young Animal para pessoas que não gostam muito de super heróis, e a Wildstorm, focado em um público mais maduro (eu acho).

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus