HQ/Livros

Joe Kubert | Morre um dos maiores nomes dos quadrinhos nos EUA [atualizado]

Quadrinista fundou primeira escola exclusiva para formação de profissionais das HQs
-

Joseph Kubert, uma das lendas vivas dos quadrinhos nos EUA, faleceu neste domingo. O quadrinista, conhecido pelas HQs de Sargento Rock, TarzanGavião Negro, ainda estava na ativa, tanto desenhando quanto coordenando a Kubert School. Tinha 85 anos.

[Atualizado] Segundo o New York Times, o artista faleceu devido a um mieloma múltiplo, um tipo de câncer. Também já foi divulgado que a Kubert School continuará em funcionamento, administrada pelos filhos Andy e Adam.

Segundo apuração do New York Times [ http://www.nytimes.com/2012/08/14/arts/design/joe-kubert-giant-of-comic-book-art-dies-at-85.html?_r=1 ], o artista faleceu devido a mieloma múltiplo, um tipo de câncer. Segundo outras fontes, ele estava hospitalizado há mais de um mês. Também já foi divulgado que a Kubert School continuará em funcionamento, administrada pelos filhos Andy e Adam.

 

Kubert nasceu numa aldeia judia da Polônia, em uma região que hoje faz parte da Ucrânia. Foi para os EUA com apenas dois meses, em 1926. Não há uma biografia precisa sobre o início da sua carreira, mas há registros de que ele circulava por estúdios já aos 13 anos, no boom dos quadrinhos em Nova York do final da década de 1930. Ele chegou a dizer que fez estágios nestes estúdios aos 10 anos.

Após a formação artística na adolescência, ele começou a trabalhar profissionalmente para estes estúdios, que forneciam material para diversas editoras. No início da década de 40, já estava trabalhando para a DC Comics. Aos 19 anos, fez sua primeira história com o Gavião Negro, com quem teve uma longa relação - participou inclusive da reinvenção do personagem, no início da década de 60, e até hoje tem seu nome associado ao herói.

Em meados da década de 50, exclusivo da DC, ele participou da criação do Príncipe Viking e do longevo personagem militarSargento Rock, ambos ao lado do roteirista Robert Kanigher. De 1967 a 1976, o quadrinista assumiu posto executivo na editora, como diretor de publicações. Conseguiu os direitos para fazer HQ de Tarzan, que ele mesmo desenhou - o material foi recentemente republicado no Brasil.

Em 1976, o autor fundou a Joe Kubert School of Cartoon and Graphic Art em Dover, estado de New Jersey. Foi a primeira escola dos EUA com formação superior específica para o cartunismo, na ativa até hoje e conhecida pela proposta rigorosa. Stephen Bissette, Rick Veitch, Karl Kesel, Scott Kolins, Alex Maleev, Tom Raney, Adam Warren, Steve Lieber, Lee Weeks e o brasileiro Sergio Cariello (que foi professor da escola) são alguns dos formados por Kubert - sem falar em seus dois filhos, os celebrados AndyAdam Kubert (também atualmente professores).

Nos últimos anos, Kubert dedicou-se a graphic novels como Fax From Sarajevo (1996), Yossel (2003), Dong Xoai (2009) e retornos a personagens como Sargento Rock e Tor - o caçador pré-histórico que criou na década de 50. Fez até uma colaboração internacional, desenhando edição especial de Tex. Está saindo nos EUA Before Watchmen: Nite Owl, que desenha ao lado do filho Andy. A DC havia anunciado há pouco a minissérie Joe Kubert Presents, com seis edições de material produzido pelo próprio ou por convidados, com os personagens que marcaram sua carreira. A minissérie estrearia em outubro lá fora.

Premiado e reconhecido internacionalmente, Kubert perdeu a esposa Muriel em 2008 após um casamento de 57 anos. Os dois fundaram e administravam juntos a escola de quadrinistas, e diz-se que a esposa inspirou o visual de Shiera Hall, a Mulher-Gavião.

Leia mais sobre Joe Kubert

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus