HQ/Livros

Joe Quesada alfineta a DC e fala da importância da Guerra Civil da Marvel

Executivo diz que a editora se beneficia com HQs corajosas nas épocas dos filmes
-

Enquanto a Marvel Comics se prepara para encerrar Guerra Civil 2, que atualmente está na sua quinta edição (de oito), o diretor criativo da Marvel Entertainment, Joe Quesada, relembra a importância da primeira Civil War para o universo de heróis da editora.

Segundo Quesada, o sucesso da saga, publicada entre 2006 e 2007, logo antes da estreia do primeiro Homem de Ferro nos cinemas em 2008, ajudou a convencer a Marvel de que os eventos dos quadrinhos não precisam ser amarrados durante os lançamentos dos filmes para "preservar" os personagens.

"Eu lembro de trabalhar na DC no começo de carreira, fazendo coisas de Batman [em 1992], e o filme ia sair, e tinha muito aviso que chegava vindo de cima para a DC, dizendo para tratarmos Batman com cuidado e não matar o personagem, não fazer nenhuma burrada, porque vinha um filme aí. Eles queriam se certificar de que nada mudaria demais", alfineta Quesada.

"Do outro lado, para nós, tínhamos filmes vindo - Capitão América, Vingadores - e realizamos Guerra Civil, em que Tony Stark era percebido como um vilão e Capitão América terminaria morrendo. No fim essas histórias ajudaram, por mexer nas coisas e fazer as pessoas se preocuparem. O Homem de Ferro não era um nome forte na casa, e de repente você tinha esses personagem cuja ética e moral era questionada pelas pessoas. Logo os nossos roteiristas em todas as suas séries acharam Tony Stark tão fascinante que ele acabou aparecendo em toda série da Marvel só porque era um personagem rico naquela época, porque temos gravidade para ele, mesmo se você não concordasse com ele", diz Quesada. Estrategicamente o executivo não leva em consideração a expectativa em torno do filme do Homem de Ferro como justificativa para essa súbita onipresença de Tony nas séries.

"E então a morte do Capitão América trouxe a nós a ideia do Soldado Invernal, graças a Ed Brubaker, e isso no fim acabou elevando o Capitão. Nunca vou esquecer que na Comic-Con de San Diego fiz um painel perguntando ao público, quando Capitão estava morte, se eles gostariam que Steve Rogers voltasse, e a audiência explodiu. Eu perguntei quantos ali gostariam de ver Bucky permanecendo como Capitão América e a ovação foi tão barulhenta quanto", completa.

O que você precisa saber antes de ler Guerra Civil 2

A próxima edição da saga, Civil War II #6, sai nos EUA em 5 de outubro.

Leia mais sobre Guerra Civil
Leia mais sobre Marvel Comics

Galeria de imagens (150)

Porra, o cara falando de uma coisa que aconteceu faz vinte anos! O mercado mudou, naquela época, adaptações de filmes de heróis eram sofríveis. O que a Marvel tem que para de fazer é ficar descaracterizando os personagens e ficar lançando reboots a cada 5 meses pra ver se aumenta as vendas e não é atropelado pela DC dois meses seguidos. E eu nem sou marvete.

Bom lendo com calma e interpretando o texto, há total coerência no que o Quesada falou. Ele cita o passado e relembra que Stark não era mesmo nada mais do que um herói de segundo escalão, mas graças à Guerra Civil I teve uma enorme exposição. Quando o filme veio, tinha muito leitor que o considerava quase um vilão. E a maioria da população da Terra tinha uma vaga ideia de quem ele era, ou nem isso. Foi uma enorme aposta. E claro que há uma certa influência dos filmes, aqui e ali, mas é verdade que a editora não segura a narrativa das HQs por conta do que acontece nos filmes. Exemplos não faltam. O que acontece mais é o oporto, lógico, os filmes se baseiam nas HQs (de vários períodos).

O ideal seria ler a entrevista completa, original, e não esse recorte daqui... mas tem a ver sim porque o Quesada trabalhou muitos anos na DC e deu sua impressão. Todo mundo faz isso, cara, não é inveja.. O Waid falou da DC, o Romita Jr falou da Marvel... relaxa, é normal.

Discordo. Acho muita coragem trocar o Odinson por uma Thor mulher... o Capitão ser o Falcão, cancelar a revista do Quarteto (a origem do MarvelU), matar o Wolverine - um dos carros-chefes de vendas (já há mais de 2 anos) e assim por diante. E fazer tudo isso com dominância plena de mercado diga-se. Claro, alguns podem dizer que é só "marketagem", mas se fosse assim tudo de HQ podemos chamar de "marketagem", afinal são empresas comerciais, não é obra de arte. Logo, a inclusão de Watchmen no UDC é uma enorme "marketagem", não é?

Por favor vá se informar melhor... quando a MARVEL decidiu boicotar os XMEN? Continua saindo revista pra caramba... sim, já teve mais, mas tbm já teve menos... não fique se baseando só na fofoca da web. O único "boicote" concreto é do Quarteto.

QUANDO É QUE ESSE JOE LESADA VAI SER DEMITIDO´?É SERIO, ESSE É UM DOS EDITORES MAIS IMBECIS QUE JÁ PASSOU PELA MARVEL

Que piada?

Pior é a marvetada de 10 anos

Nunca esquecendo que Guerra Civil nos quadrinhos foi TÃO RUIM que é uma das raras histórias que foi APAGADA da cronologia, tanto que a história do filme não tem quase nada a ver.

Vindo de uma pessoa que esculachou com o Homem Aranha e tantos outros personagens, é meio que inaceitável, porém é a opinião dele...quem têm que julgar ou não se a DC ou Marvel está certa ou não é o público...Off.: Se preocupam tanto em jogar heróis contra heróis, então pra que super-vilões? Daqui a pouco o Thanos, Dr. Doom, Darkseid, Lex Luthor e cia vão entrar (se é que já não) pra política, gerenciar alguma editora, emissora de tv, fabricante de games,etc por ser mais divertido ou por falta de emprego...

Verdade

quero saber qual foi o filme da marvel que herois não se enfrentam? guerra civil não trouxe novidades... além deles repetirem incansavelmente a piada do hulk... com outra roupagem e outros personagens... mas a mesma piada!

Quer dizer que os filmes da MARVEL não influenciam nas HQS? Acho que esse cara não está bem da cabeça ou tá recebendo muito bem pra falar essas coisas. Só pode.

Realmente não lembro ...

Tendencioso?

Cada um tem suas qualidades em vários aspectos ! Se fosse tudo igual qual a graça ? Esse cara ta falando bobagem quem decide sempre é o público ! Marvel ta adiantada no MCU bom pra o público dela , ta bem nas HQs ? Ótimo concorrência gera qualidade da outra ! DC nas HQs tem sua marca assim como Marvel tem a sua ! DC ta começando no DCU vai ser ótimo e que cada vez mais empresas invistam no ramo de HQs , games e etc ! Extrapolei um pouco mas cada uma se sobressai onde sabe fazer melhor !

O site é tão marvete, que se falar mal da marvel vc e bloqueado.

não cortaram não... marvete não sabe nem baixar filme, jesus... na cópia que baixei está, exatamente, aos 00:33:36 minutos de filme.

Mano BAIXEI o BvS de 3 Horas e 2 Minutos Os caras tem TANTA VERGONHA da CENA da Balinha que ela foi cortada do filme ??!??!?! kkkkkkkk

São empresas diferentes lidando com o mesmo produto, super-heróis e cada uma age da maneira que achar melhor e com coisa que a Marvel nunca se preocupou com o que aconteceria com os personagens dela, se for assim diga pra ele matar os mais rentáveis atualmente e deixar ele longe das estórias por cinco anos e deixar os artistas tão ótimos deles criarem algo completamente novo. O que não suporto é que os personagens seja da Marvel ou DC tem que ser nos quadrinhos o que transformaram nos filmes, destestei o uniforme periguete da Arlequina, o original é e sempre será melhor, mais de acordo com a personagem.

Deve ser por isso que a DC quebrou o Batman e no mesmo tempo em que passava os filmes e matou o Superman equanto passava Lois e Clark...Quesada tá zoando né?

Ao menos nessa época, a DC era cheia de dedos para usar o Batman por causa dos filmes, mesmo. Ele foi um dos poucos grandes heróis da casa a não ter uma aparição (ou ser representado por um equivalente) em Smallville. Se não me engano sequer foi mencionado. Assim como Hal Jordan. Em tempo, a arte do Quesada é sensacional em A Espada de Azrael !! Curto muito o trabalho dele como ilustrador !!

Um ótimo reboot que está além de tudo está integrando Watchmen ao universo DC e está vendendo milhares de cópias. Saiba analizar as coisas de forma melhor, pq vc acabou soando como "fanboy", eu tenho 39 anos leio HQs de AMBAS editoras e posso dizer que a Marvel já não é mais a mesma faz tempo em relação as HQs, ela está ficando muito atrelada aos filmes, exemplo disso é a Marvel boicotar os X-Men pelo fato que os direitos dos filmes ainda está com a Fox, isso é uma falta de respeito para com os fãs dos quadrinhos sem tamanho, quem sai prejudicado? O leitor. Agora já falam em ressuscitar os X-Men, pq viram que foi um tiro no pé.

Quesada comparando 1992 com 2007. Tá certinho.

Nesse ponto a DC ganha em disparado da Marvel, pq sempre tem o cuidado de fazer um bom trabalho com as HQs kkkkkkkkkkkkkk DC manja dos REBOOT isso sim

alguns são mesmo kkk

Chama-se 'clickbait' e é o que gente como o Zergnet e outros tantos sites fazem para ganhar cliques e manipular as visualizações. Se não dá certo eles mudam para 'VOCÊ NÃO VAI ACREDITAR NO QUE JOE QUESADA DISSE SOBRE A DC!!!' e voltam para o topo da página..

Como fanboy da DC é BURRO! Os imbecis só leem o título da notícia e pronto! Agora o Queseda é um marvete canalha na cabeça desses idiotas. Oh, raça de fanboys BURRA!

Sensacionalismo define essa news!!

Quesada fumou ? guerra civil é de 2006, o filme do homem de ferro só veio em 2008. E o queridão do Tony mudou pouco depois da interpretação do RdR né ? E se fosse importante mesmo o filme teria a alma da guerra civil e n 5 min de discussão( pra mim a melhor parte fora as cenas de luta).

Li e re-li, e ainda não vi a tal alfinetada.

cacet4, mano. voltou esse lance da marvel subornando as pessoas. umas horas tu parece um cara bem maduro. outras tu é um adolescente mimado. decida-se

affs

"magoada com o sucesso de suicide squad"?! heueheueheu cacet4. esses fanboys estão criativos ultimamente

E no fim todo mundo ressuscitou.

alfinetada é oq o omelete faz pra ganhar visualizações. o cara trabalhou com a dc. ele só ta dando uma opinião sincera

kkkk o pior é ele falar nesse assunto justamente falando sobre GUERRA CIVIL

Hoje é fácil falar da Marvel com toda propriedade, só não se esqueçam que em 1996 a empresa chegou a entrar com processo de falência de 600 milhões de dólares. Se a Marvel existe hoje é porque teve que vender os direitos de filmes que começaram a ser feitos pela New Line Cinema (Blade, 1998), que por irônia do destino é uma subsidiária da Warner Bros. e até hoje Blade 1 e 2 são considerados os melhores filmes da Marvel. Depois veio X-Men e Quarteto pela Fox. Agora se dependesse somente das HQs na época, possivelmente teria ido pro saco ou no mínimo ter pertencido a outro conglomerado que não a Disney à essa altura do campeonato. Hoje em dia podem fazer quantas sagas de HQs ruins de venda quiserem agora, pq isso não vai mais levar a editora a mesma situação de 1996. Pq a principal renda nos cofres deles está nos filmes agora. Nesse ponto a DC ganha em disparado da Marvel, pq sempre tem o cuidado de fazer um bom trabalho com as HQs. Parece que a Marvel ficou relaxada e não tá nem aí pra qualidade nos quadrinhos mais. Inumanos matando X-Men? Guerra Civil 2? Qual é Marvel, vocês já foram melhores que isso.

Eles tem 15 anos de idade kkkkk

adorei essa piada nova kkkkkk.

Meu deus eu não li isso, oq o sucesso de Esquadrão tem a ver? Você leu a notícia? Meu deus

eu li a noticia to ligado que ele não falou nada demais so que eu odeio esse cara então usei a oportunidade para falar mal dele kkkkkkk

Nao foi uma alfinateda não , foi uma opinião direta dele sobre a DC.

Se todo mundo aqui soubesse interpretar, saberia que não foi nenhuma alfinetada, mas nãaaaao vão deixar se levar pelo clickbait

Não li nenhuma alfinetada, n sei como vcs se deixam manipular pelas notícias tendenciosas no Omelete

Matar o Batman? Já é irracional matar Superman imaginem o morcego. A Warner estava e está completamente correta.

Concordo, esse vitimismo de alguns aqui já encheu o saco. Teorias da conspiração etc etc. Tadinha da DC é ela contra o mundo

Essa news é a prova q a educação brasileira é precária.

Mas ele n alfinetou nada

leia a noticia

o q mais tem é o contrário cara, mas vc chegou ler a noticia ?

vc leu a notícia ?

O q mais tem eh fanboy smp comparando com a Marvel aqui

Outro erro nesses comentários do Quesada: "A Marvel é corajosa"... Acho que a Marvel já foi corajosa. Nos quadrinhos de hoje, matar personagens para depois trazê-los a vida, ou herói transformado em violão e vice-versa, não é mais coragem, é feijão requentado!

Estou gostando dessa Guerra Civil 2 mas o Guerra Secretas foi belíssimo. Pessoalmente acho que decaiu um pouco em qualidade se comparada com ela.

Como se reaproveitar de um arco e criar uma continuação desnecessária ( Guerra Civil 2) não fosse uma decisão baseada em aproveitar a fama do filme para atrair leitores

Gerencie, escreva, desenhe. E feche a boca, Quesada.

Rage of ultron, guerra civil 2 e apocalypse wars mandam um beijão pra você viu quesada?

a mesma marvel que esta exluindo o quarteto e os xmen das historias por causa da fox! Ta SERTO

Quando você pensa que já viu de tudo, se depara com esse discurso vitimista relacionado a empresas multimilionárias. É dose, cara...rs

demais, acho que vou começar a parar de ler a noticia já na parte que estiver escrito "por Marcelo Hessel"

Notícia Estranha.

A Marvel ta pagando pra ele falar ''mal'' da coitadinha da DC rs.

o Hessel é foda né pqp

UOOOOOOOOOOOOOOOOOOOU QUE ALFINETADA, MDS. Só podia msm ser uma noticia do mestre do sensacionalismo Hessel

O cara ta comparando o modo de lidar com uma indústria em 1992 com o que virou em 2008?! Ta certinho, Joe Quesada haha.

Tentando entender em qual parte o Joe Quesada alfinetou a DC Comics. O que está claro é que ele comparou as duas em períodos diferentes. Em 1992 ele diz que a DC preocupou-se em não alterar nada nos quadrinhos por causa do filme do Batman, enquanto em 2008 a Marvel não se preocupou do mesmo modo por causa do filme do Homem de Ferro, permitindo alterações drásticas nos quadrinhos. Práticas editoriais diferentes, de editoras diferentes, em períodos diferentes. Mas a turma que provavelmente só lê o título das matérias (que o Omelete distorce exatamente sabendo disso) e não o seu conteúdo, já está colocando a Disney e o atual universo compartilhado de filmes da DC no meio da história. É difícil...

Pelo visto, muita gente anda magoada com o sucesso de Suicide Squad!!! Por que motivo remoer o passado? O que esse cara pretende com esse comentário sem nenhum propósito? Já sei, já sei, DC! rs

Virou mania falar mal da DC pr ver s aparece na midia, já q atraves das Hqs dele ele nao consegue !

Na boa? Alfinetada só no titulo (tendencioso mais um vez) na matéria..... Ele fez uma observação ponderada e até mesmo construtiva, interessante.... Ô Hessel...... ôôô Hessel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Esse Joe Quesada é um lesado da vida mesmo.

manchete genial = "X" alfineta/fala mal de hq's/filmes/tudo da DC/warner outra manchete genial = Água molhada.

Muita treta para pouca causa. :/

É muito fácil elogiar uma empresa que pertence a Disney, contudo todos sabem que a editora vem levando surras nas vendagens de seus arcos atuais em comparação ao que a DC vem fazendo... Enfim, ou a Marvel tá pagando muito bem a ele ou a DC deve estar devendo alguma grana pra ele para ele deixar escorrer esse veneno

Acho meio complicado o cara comparar uma situação de 92 com outra de 2008 (?), tipo, não existia o gênero de filmes sobre "heróis"....Batman foi o primeiro, já "Homem de Ferro" chegou depois de um baita sucesso de Homem Aranha e X-Men.....sei la, eu acho que deve sim ser mais complicado trabalhar na DC, a "mente" da empresa sempre aparentou ser mais fechada, mas não acho que essa comparação que ele usou, sirva de exemplo pra cravar isso.

Como se Joe Quesada tivesse moral para alfinetar alguem o cara foi uma das piores coisas que já aconteceu na Marvel.

Me parece assim lendo esse comentários que é bem difícil de trabalhar na DC, assim fica complicado de qualquer pessoa trabalhar, mas esse tipo de nota envolvendo a DC não é de hoje

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus