HQ/Livros

Len Wein, co-criador do Wolverine e do Monstro do Pântano, falece aos 69 anos

Notícia foi dada por Brian Michael Bendis
-

Len Wein, co-criador de Wolverine e do Monstro do Pântano, faleceu neste domingo (10). A notícia foi dada por Brian Michael Bendis, criador de quadrinhos como Powers e que escreve para O Homem-Aranha. 

“Len Wein, co-criador do Wolverine e do Monstro do Pântano & responsável pelos X-Men que você ama mais do você imagina. Obrigado #RIP”, escreveu. 

Wein, que nasceu em 1948, estava com sérios problemas de saúde e chegou a publicar em sua rede social sobre sua internação no hospital no último dia 07 de setembro. 

Um dos maiores nomes dos quadrinhos, Wein começou sua carreira em Eye of the Beholder, história que apareceu na edição 18 de Os Jovens Titãs, em 1968. Pouco depois, criou para DC Comics ao lado de Bernie Wrightson o Monstro do Pântano, que apareceu pela primeira vez na revista The House of Secrets 92.

No início dos anos 70 ele começou a trabalhar na Marvel, onde co-criou Wolverine ao lado dos desenhistas John Romita Sr. e Herb Trimpe durante o período no qual escreveu para O Incrível Hulk. Porém, seu grande trabalho aconteceria em meados daquela década.

Ao lado do desenhista Dave Cockrum, ele reviveu em 1975 os X-Men – que estavam sem uma revista há cinco anos. Ele reformou o time, dando origem à equipe moderna, e criou clássicos como Noturno, Tempestade e Colossus e Passáro Trovejante.

Em X-Men Classic #1, o Professor X recruta os novos heróis e os coloca ao lado de Solaris, Banshee, Ciclope e Wolverine para tentar para resgatar seus antigos alunos, presos por uma entidade chamada Krakoa, a Ilha Viva.

Anos mais tarde, ele voltou para DC Comics onde sua principal contribuição foi em Watchmen, um dos maiores quadrinhos de todos os tempos. Lein foi editor do roteirista Alan Moore e sua colaboração para história foi fundamental para o clássico. 

Leia mais sobre Len Wein

vdd

Exatamente. Minhas preferidas do Hulk são 1) Peter David, 2) Bill Mantlo, 3) Len Wein e 4) Roger Stern!

Não sei, cara. mas achei bem perecido

Para mim escreveu o melhor cross da Marvel e DC que foi Batman vs Hulk (alem da arte espetacular do José Garcia Lopez) E concordo sobre sua passagem no Hulk, minha preferida apois Peter David e Bill Mantlo

Sua contribuição para o mundo dos quadrinhos jamais morrerá. Descanse em paz.

Véio.... será mera coincidência mesmo ou logan (roteiristas) copiaram na cara dura mesmo?

Ele tbm fez Spiderman The Animated Series

R.I.P.

Idem.

Faço de suas minhas palavras!

obrigado por sua obra, Len Wein!

Um dos meus roteiristas preferidos da "velha guarda"! Além de criar o excelente Monstro do Pântano e revitalizar os X-Men, teve uma longa passagem pelo título do Hulk na década de 1970 (segundo o próprio, seu personagem preferido na Marvel) com histórias acima da média para os padrões de então, e um dos responsáveis pela revitalização da Mulher Maravilha ao lado de George Pérez e Greg Potter, sem mencionar a inestimável contribuição na (inigualável) série animada do Batman na década de 1990! Sua passagem pelo Hulk é uma das minhas preferidas! Uma grande perda para a Nona Arte! Que Descanse em Paz!

É triste você ver partir as pessoas que você sempre admirou. http://4.bp.blogspot.com/-P5-rmSLUE2Q/UJE7aTMrxyI/AAAAAAAAL9k/lYS-kOqhJhc/s1600/goodbye.png

Monstro do Pântano é espetacular! Horror, misticismo e ficção científica em estado bruto! Lein Wein é mito assim como Bernie Wrightson... Descansem em paz!

Pessoa do omelete, faz favor, me deixe instigado a querer continuar te acessando. Len Wein foi brilhantemente TAMBÉM responsável, junto com George Pérez, na reformulação da Mulher-Maravilha ocorrida nos anos 1980.

Verdade. As matérias cairam muito de qualidade, antigamente eles tinham mais cuidado ao postar algo. Hoje em dia os erros de português imperam e as matérias tendenciosas são as meninas dos olhos.

Só por ter criado o Wolverine e o Watchmen merece todas as homenagens, mas ele fez muito mais. Luto.

Faltam palavras,sobra tristeza... Descanse em paz!

meu comentário acabou de ser vetado.pelo omelete, nem uma simples homenagem sem citar nada demais apenas uma citação do própio Wolverine assim tá difícil ser fã do Omelete viu !

Luto !

"Cruzamos o mundo todo, corrigindo-o e tornando-o estranho, e as pessoas nunca nos vêem chegando ou partindo... " Dr. Axel Brass Apesar... Obrigado Len Wein por ter me proporcionado alguns do melhores momentos de minha vida de leitor. Descanse em paz ...

Não sabia...Grato pela info.

Alguns dos melhores episódios de Batman The Animated Series são de sua autoria. RIP, Len Wein. :(

perda.

O cara é co-criador do Wolverine e do Monstro do Pântano, criou personagens clássicos como Noturno, Tempestade e Colossus, reformou os X-Men e foi editor do Watchmen. Caramba. Olha só na bibliografia, o tanto de revistas e personagens que o rapaz criou. Impressionante. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Len_Wein Respeito e desejo força á família. Len Wein, descanse em paz.

Espere, isso está aguardando ser aprovado por Omelete. Bem que o político podia morrer de graça, sem perdermos boas pessoas. O cara criou personagens icônicos, trouxe alegria á tantos e morre e esses filhos da p u t a roubam na cara dura e não acontece nada com eles. Fico p u t o com isso

..

Grande Len Wein

meus pesames,uma perca muito triste.

Subestimado demais. Obrigado pela obra. RIP.

ta explicado então pq minha prima falou no cinema que "parece aquele filme do Mel Gibson" e eu pensando "só por causa do deserto ja ta pensando em Mad Max" kkkkk Não conhecia esse filme não, vi o trailer, lembra um pouco em caracterização mesmo.

Esteve envolvido em duas das maiores revoluções das HQs: relançou os X-Men e editou Watchmen. Só por isso já mereceria todo o respeito do mundo mas ainda fez mais. Que tenha paz.

Um gênio do tempo em que quadrinhos não tinham agenda, somente personagens. E ele ajudou a criar alguns dos melhores, mais versáteis e mais profundos. O Monstro do Pântano é o mais subestimado personagem dos quadrinhos.

O Simon Kinberg vai ter que dedicar o X-Men: Fênix Negra ao Len Wein mesmo que o roteiro seja uma b..., afinal o Len Wein criou a Tempestade e o Noturno junto com o Dave Cockrum

Incrível! Como o próprio Bendis fala, "O cara que você ama mais do que imagina". Descanse em paz, Wein. :'(

Quando a gente assiste filmes ou ouve músicas antigas não raro identificamos "inspirações" e mesmo plágios em obras mais recentes. Não sei se é o caso porque não assisti a nenhum dos filmes citados, mas nem "A Banda" de Chico Buarque escapa à dúvida se comparada à "Wenn die Soldaten": https://m.youtube.com/watch?v=wQ-X34BKvKk

quando sai o ep 17 de twd seson 7

Lenda! Só criou os meus dois personagens favoritos Wolverine e Monstro do Pântano

Li muitas histórias dele, uma grande perda. Ah, se toda vez que fosse morrer alguém assim, morresse um político brasileiro no lugar...

É mole? O cara só trabalhou com lendas...só posso agradecer por ter ajudado a criar o baixinho mais enfezado das HQs, o verdadeiro e inimitável Carcaju... Obs: Curioso, ontem eu assisti ao filme BLOOD FATHER, ou Herança de Sangue com o Mel Gibson e uma garotinha de uns 13 anos por aí... cara, o filme se parece muito com Logan, o clima, a caracterização do Mel Gibson, a garota se parece com a menina do Logan, a fotografia, o tom, os cenários naturais e até as cenas de estrada... enfim, não sei se esse filme influenciou Logan, mas lembra muito... mas enfim, qualquer semelhança é mera coincidência

R.I.P. Len ;(

Uma pena, só desejo força para a família e com certeza a sua obra estará viva sempre.

Que tristeza

Omelete nem para traduzir corretamente a mensagem do Bendis.

Uma grande perda, que descanse em paz.

Se não fosse por ele,nunca teria conhecido Monstro do Pântano que é um personagem maravilhoso,descanse em paz mestre.

acho q e volwerine porq vw é volkswagem

Que descanse em paz será para sempre lembrado

Uma lenda. Fez muito pelos quadrinhos. Descanse em paz!

Criador do Wolverine. Esse autor internacionalizou os X-Men, levando o grupo a outros horizontes, tornando os mutantes sucesso durante todos os Anos 80, até culminar em 'X-Men no. 1' (1991), o ápice e consolidação da equipe -- quem leu, sabe. Não menos, foi editor da melhor HQ de Todos os Tempos, 'Watchmen'. Alav Hashalom, Len Wein.

No mesmo ano em que Bernie Wrightson...

Mais um grande artista que nos deixa, R.I.P. Len

Que Descanse em Paz!

Grande perca. R.I.P.

Grande Lenda, que descanse em paz

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus