HQ/Livros

Notícia

Mais um marco da história do Brasil vira HQ: a Revolta da Chibata

Olinto Gadelha e Hemeterio contam a história de João Cândido com narrativa inventiva

31.05.2008, às 00H00.
Atualizada em 20.11.2016, ÀS 14H05

A Conrad Editora está lançando mais um álbum da sua linha de quadrinhos por autores nacionais baseados na história do Brasil. Chibata!: João Cândido e a Revolução que Abalou o Brasil conta a Revolta da Chibata, de 1910. E, pelo preview disponibilizado pela editora, é um dos melhores lançamentos de HQ do ano.

Para quem não lembra das aulas de História, a Revolta da Chibata começou quando os marinheiros do Encouraçado Minas Gerais, na costa do Rio de Janeiro, tomaram o navio e apontaram suas armas para a então capital nacional. A revolta era contra as condições de trabalho, principalmente as chicotadas a quem cometia erros de conduta.

chibata

None

O governo brasileiro aceitou as demandas - mas logo deu o troco. Os marinheiros foram presos, torturados e, em vários casos, executados. João Cândido, o líder da revolta, ficou em um hospício por décadas e teve seus registros apagados da Marinha. Só este ano o revoltoso recebeu anistia póstuma do governo, e teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.

Os autores são os cearenses Olinto Gadelha (roteiro) e Hemeterio (desenhos). Pelo que se vê no preview das primeiras páginas, que vão e voltam no tempo para mostrar o início da revolta e o triste fim de João Cândido, os dois conseguiram um resultado fantástico de narrativa.

Chibata! está em pré-venda no site da Conrad. O lançamento oficial acontece em 13 de junho.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.