HQ/Livros

Notícia

Marvel cancela Thor: The Mighty Avenger

Fãs fazem campanha contra a decisão

04.12.2010, às 00H00.
Atualizada em 07.02.2017, ÀS 18H03

A Marvel Comics anunciou que a série Thor: The Mighty Avenger, um dos vários lançamentos relacionados a Thor que está aproveitando a nova fama do personagem, será cancelada na edição 8, que sai em janeiro. A série era voltada para novos leitores, com um tom mais infanto-juvenil, e apresentava o universo em torno do Deus do Trovão.

As vendas de Thor: The Mighty Avenger não foram satisfatórias. A crítica, por outro lado, vinha elogiando a série pelos roteiros leves e nostálgicos de Roger Langridge e pelos ótimos desenhos de Chris Samnee. Então, diferente de vários anúncios de cancelamento, este não passou incólume.

Thor

None

Fãs da série montaram a campanha Save Thor The Mighty Avenger, que se dá principalmente via Facebook e através da hashtag #SaveThorTheMightyAvenger no Twitter. Até os diretamente interessados, Langridge e Samnee – acompanhados pelo editor da série, Nate Cosby – juntaram-se à campanha, pedindo que os fãs avisem à Marvel que querem continuar lendo a revista.

Já circula pela web um pôster produzido por fã, pedindo “Ei, Marvel, salve Thor: The Mighty Avenger ou pelo menos deixe encerrarem a história”.

O protesto inclusive levantou críticas à política da Marvel de entupir as comic shops com novas séries com os personagens da moda – Thor e Capitão América, atualmente -, e que isto estaria tirando a chance de boas HQs dos heróis alcançarem vendas legais, em meio a tanto material. Até o chefão de quadrinhos da Marvel, Joe Quesada, foi convidado a se pronunciar sobre o assunto na coluna Cup o’ Joe.

“Bom, nós vamos mesmo cortar alguns projetos especiais que temos feito e focar mais nas séries mensais. E sim, mesmo que tenhamos um número significativo de títulos com Thor e Capitão saindo devido aos filmes, não acho que seja por isso que uma série fantástica como Thor: The Mighty Avenger tenha levado a pior. Ela teve a mesma oportunidade que as outras”, diz Quesada.

A explicação chega a tocar numa contradição maior que Quesada vê no mercado de HQs: “Embora o conteúdo de TTMA fosse espetacular, ela parece ter sofrido de uma armadilha, de uma faca de dois gumes com que lidamos diariamente. Queremos fazer projetos de qualidade, acessíveis, leves na continuidade e que os fãs estão sempre pedindo, mas a real é que o mercado acaba ditando que o produto que se sai melhor são as histórias ligadas à continuidade atual, que os leitores acham que interessam. Gostaria de poder mudar isso, porque eu adoraria fazer mais projetos como TTMA, mas nesse momento, com a economia do jeito que está, infelizmente, a matemática não mente”.

A edição 7 de Thor: The Mighty Avenger sai na semana que vem nos EUA – e pode ser a penúltima. A campanha dos fãs está voltada para convencer mais gente a comprar a edição e ajudar a convencer a Marvel a manter a série.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.