HQ/Livros

Notícia

Mercado de quadrinhos dos EUA tem nova alta recorde

Segundo analistas, é o melhor ano dos quadrinhos desde 1996

11.09.2012, às 17H36.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H36

Depois de um julho com recorde monumental, o mercado de quadrinhos norte-americano cresceu ainda mais em agosto. É o que revelam os dados da distribuidora Diamond Comics, segundo análise do site ICV2.

Só o mercado de gibis mensais teve alta de 19,27% em relação a agosto de 2011 - mês em que estrearam os Novos 52 com Justice League #1. Nas graphic novels e coletâneas, a subida foi de 15%. Segundo o site Comichron, maio e agosto deste ano foram os melhores meses do mercado de quadrinhos nos EUA nos últimos 16 anos.

A subida do mercado tem a ver com Vingadores vs. X-Men, que mantém suas edições 9 e 10 na faixa dos 170 mil exemplares, no topo do top 10. Também cabe ao sucesso de Batman Justice League, na faixa dos 120 mil, as séries mais vendidas da DC - sendo que a edição 12 da Liga ganhou ampla divulgação. A edição de 50 anos do Homem-Aranha e as novas minisséries de Before Watchmen também ajudam.

Nas coletâneas e graphic novels, a performance de Batman: Earth One segue impressionando: a HQ ficou pelo segundo mês consecutivo na ponta da lista. Vale lembrar o preço alto da graphic novel (US$ 22,99) e o fato de que os 7.300 pedidos são só uma parcela das vendas, que não registra a distribuição em grande parte das livrarias (a HQ está há 8 semanas na lista de mais vendidos do New York Times, que acompanha as livrarias.)

Também vale notar que The Invisibles Omnibus, a pesados US$ 150, é o segundo item mais rentável na listagem, mesmo com apenas 1000 e poucos pedidos.

DC Comics ficou com uma fatia milimetricamente maior do bolo estufado: 33,32% da arrecadação, superando em menos de um ponto percentual a Marvel, com 32,42%. A Marvel, porém, ganhou no número de exemplares: 37,18% contra 37,12% da DC.

O ano de recuperação do mercado ainda não acabou. Sites como o Bleeding Cool já começaram a especular que os lançamentos de Marvel Now, especificamente Uncanny Avengers #1, em outubro, podem superar os 380 mil exemplares que Walking Dead #100 vendeu em julho.

Revistas mensais mais vendidas | Graphic novels e coletâneas mais vendidas

Leia mais sobre as HQs mais vendidas nos EUA

AVengers vs X Men

None
Vingadores vs X-Men, uma das edições responsáveis pela alta no mercado

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.