HQ/Livros

Notícia

Morre o criador de <i>Robô Gigante</i>

Morre o criador de <i>Robô Gigante</i>

20.04.2004, às 00H00.
Atualizada em 09.12.2016, ÀS 06H02
No último dia 15, faleceu aos 69 anos o renomado autor de mangás Mitsuteru Yokoyama. Ele foi vítima de queimaduras causadas por um incêndio em sua cama e não resistiu. Tudo indica que ele adormeceu com cigarro em mãos (um antigo hábito) e isso teria acarretado o acidente fatal.

Yokoyama é famoso no ocidente por seus seriados com robôs. É dele a criação de Robô gigante, mangá que deu origem a um célebre seriado em live-action em 1967 e uma igualmente aclamada minissérie em animê nos anos 90, que chegou a ter o primeiro episódio lançado em vídeo no Brasil. Antes, ele se tornara célebre pela criação de Tetsujin 28 (Homem de Ferro número 28, de 1963), grande sucesso nos Estados Unidos como Gigantor e exibido no Brasil no final dos anos 60 como Homem de Aço. Personagem cult, o robô ganhou uma recente versão em live-action para cinema com ares de superprodução. Outra de suas criações, Babel II, teve sua versão animê dos anos 90 lançada em vídeo no Brasil e exibida no canal pago Multishow.

O autor era um dos grandes pioneiros do mangá e animê ainda em atividade, mesmo com sua saúde debilitada nos últimos anos. Sua morte foi profundamente sentida no Japão, ainda mais pelas circunstâncias em que aconteceu.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.