HQ/Livros

Notícia

Morre Will Eisner

Morre Will Eisner

04.01.2005, às 00H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 05H04

Spirit

Will Eisner faleceu ontem, dia 3 de janeiro de 2005, em decorrência de uma cirurgia do coração. O artista, um dos maiores nomes das Histórias em Quadrinhos de todos os tempos, tinha 87 anos e estava internado em Fort Lauderdale, Flórida.

Nascido em Nova York em 1917, Eisner começou sua carreira durante a Era de Ouro dos quadrinhos norte-americanos. Depois de fazer diversas tiras (como as de Sheena, a Rainha da Selva), criou, em 1940, as histórias de Spirit, sua maior contribuição aos comics da época. Com estilo noir, as aventuras do detetive mascarado, repletas de mulheres fatais e gângsteres, são inovadoras do ponto de vista narrativo e do uso da seqüencialidade dos quadrinhos.

Já consagrado mundialmente como um dos principais artistas da nona arte (ao lado de seus contemporâneos Alex Raymond, Burne Hogarth, Hal Foster, Milton Caniff e Al Capp), Eisner renovou a arte seqüencial, no final da década de 1970, com a criação do romance gráfico Um contrato com Deus, obra que levou às prateleiras das livrarias as modernas publicações de quadrinhos.

Nas décadas de 1980 e 1990, além de vários romances gráficos (a exemplo de O edifício, Um sinal do espaço, O último dia no Vietnã, O nome do jogo, entre outros), Eisner também elaborou reflexões teóricas a respeito das Histórias em Quadrinhos, em dois livros, Quadrinhos e arte seqüencial e Graphic storytelling & visual narrative (este ainda inédito no Brasil). O artista publicou, ainda, um livro de entrevistas que realizou com os melhores quadrinhistas americanos, como Jack Kirby e Neal Adams.

Porém, mesmo com toda a glória alcançada, Eisner - que empresta seu nome ao maior prêmio dado aos destaques dos quadrinhos nos Estados Unidos - até o fim continuava a produzir álbuns de narrativas seqüenciais, adaptando à linguagem das HQs histórias provenientes da literatura (em O último cavaleiro andante, baseou-se no Dom Quixote de Cervantes, e no álbum A baleia branca, partiu do romance Moby Dick, escrito por Herman Melville) e de lendas (como A princesa e o sapo).

Seu último trabalho é a HQ The plot, que mostrará a farsa dos Protocolos dos Sábios do Sião, conspiração forjada na Rússia no início do século passado para culpar os Judeus pelos males do país. A edição será publicada ainda em 2005 pela editora norte-americana W.W.Norton. Além disso, também será publicada este ano uma autobiografia pela Dark Horse Comics, Will Eisner: A Spirited Life.

Não haverá funeral para o mestre. Eisner sempre manifestou-se contrário à prática. Ele será enterrado ao lado de sua filha, Alice, que morreu em 1969. O artista deixa sua esposa, Ann, seu filho John e milhares de leitores e fãs, que em algum momento de suas vidas foram cativados pelo sensível trabalho desse excepcional - e imortal - criador.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.