HQ/Livros

Notícia

Occupy Avengers | Pivô da nova crise da Marvel, Gavião Arqueiro estrelará a série

Editora faz convergir nos quadrinhos dois temas atuais nos EUA

13.07.2016, às 12H42.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

Entre as novas séries que a Marvel Comics lança a partir de outubro nos EUA, está uma nova HQ dos Vingadores curiosamente intitulada Occupy Avengers. O Gavião Arqueiro estampa a primeira capa, e esse novo título começa a chamar mais atenção depois dos eventos narrados em Civil War II #3, edição que saiu hoje nos EUA.

O texto abaixo contém spoilers de Guerra Civil 2.

Na edição 3 da saga, Gavião Arqueiro, sentindo que Bruce Banner vai se transformar no Hulk (monstro que mataria os Vingadores na visão do futuro que Ulisses teve na edição dois), atira uma flecha e mata o cientista. Clint Barton é preso, e as prévias já mostradas pela Marvel envolverão o julgamento do personagem. Pelo que Occupy Avengers sugere, porém, o Gavião não ficará preso.

Tanto a morte de Banner quanto a nova série ecoam temas atuais dos EUA. Primeiro, porque o Gavião se antecipa à transformação de Hulk (Clint diz que tem a visão mais acurada que a das pessoas normais e viu o vislumbre verde da transformação nos olhos de Banner, o que justificaria a flechada), versão da Marvel para os casos de controvérsia policial em que cidadão negros são mortos nos EUA por supostamente oferecerem risco ou uma ameaça armada - polêmica que vem se intensificando desde a morte de Trayvon Martin em 2012 e hoje resulta no movimento #BlackLivesMatter.

O segundo tema é do engajamento social e da organização de protestos. O termo Occupy remete ao Occupy Wall Street, iniciativa que ocupou o distrito financeiro de Manhattan em 2011 para protestar contra a desigualdade econômica e social. A capa da primeira edição mostra cidadãos ao lado de Gavião Arqueiro, sugerindo que o personagem terá apoio da população para a causa do ataque preemptivo (que está dividindo os Vingadores em Guerra Civil 2 e vai desfalcar a equipe).

Enquanto Clint Barton estrela Occupy Avengers, a série solo do Gavião terá Kate Bishop como protagonista - leia mais.

Occupy Avengers terá roteiros de David Walker, autor negro que saiu da HQ do Ciborgue e assumiu na Marvel duas séries urbanas, Power Man and Iron Fist e Nighthawk. Gabriel Walta cuida dos desenhos.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.