HQ/Livros

Once Upon a Time x Fábulas | Escritor da HQ diz que não vê plágio no seriado

Bill Willingham revela que já conversou com os autores da TV
-
Fábulas
Fábulas: Fábulas

Desde que o seriado da ABC Once Upon a Time foi anunciado, fãs da HQ da DC/Vertigo Fábulas andam desconfiados. Essa desconfiança de um plágio aumentou quando o piloto mostrou personagens de conto de fadas vivendo em uma comunidade secreta no mundo contemporâneo - exatamente a premissa de Fábulas. E a situação piora se você acrescentar que, em 2008, a DC Comics negociou com a ABC para transformar Fábulas em seriado...

Já o criador da HQ, Bill Willingham, agradece aos fãs pelo empenho, mas diz que eles estão equivocados. Em um editorial em forma de entrevista (dele consigo mesmo) no Comic Book Resources, Willingham diz que não existe plágio, e sim coincidências e inspirações.

"Once tem influência pelo menos parcial de Fábulas?", Willingham pergunta a si mesmo, e responde: "O que eu posso dizer, com as poucas evidências que tenho, é que sim, provavelmente seja, mas mais no sentido 'é o tipo de coisa que se pensa por aí hoje em dia'."

Assegurando que personagens de conto de fadas no mundo contemporâneo não é invenção de Fábulas nem de Once Upon a Time, o escritor diz que já conversou com os criadores do seriado, Adam Horowitz e Edward Kitsis. Segundo ele, ambos já leram Fábulas, embora só um deles conhecesse a HQ na época em que estavam começando a pensar o seriado, entre 2003 e 2004. Os fãs estavam de olho porque, em entrevistas, Horowitz e Kitsis primeiro disseram que não conheciam a HQ, e depois se corrigiram.

O autor diz que, a pedido da DC, não se envolveu na negociação que poderia ter levado Fábulas a virar seriado em 2008. "A DC não queria que eu fizesse parte e me pagou muito bem para eu não me envolver. Então era tudo com eles desde o início (...) O projeto de Fábulas na ABC só chegou até a criação de um roteiro-piloto não produzido. Cheguei a ler esse piloto, e era bem distante do que temos em Fábulas."

Willingham diz estar assistindo a série de TV e gosta de alguns aspectos. Assegura, segundo sua conversa com os produtores, que o xerife Graham do seriado não é o Lobo Mau - o que seria mais um indício de cópia da HQ. "Se fosse, eu teria ficado um pouco mais ofensivo. Mas não é."

Para ler a explicação completa de Willingham (em inglês), clique aqui.

Leia mais sobre Fábulas
Leia mais sobre Once Upon a Time

Galeria de imagens (141)

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus