HQ/Livros

Notícia

Once Upon a Time x Fábulas | Escritor da HQ diz que não vê plágio no seriado

Bill Willingham revela que já conversou com os autores da TV

05.12.2011, às 18H18.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Desde que o seriado da ABC Once Upon a Time foi anunciado, fãs da HQ da DC/Vertigo Fábulas andam desconfiados. Essa desconfiança de um plágio aumentou quando o piloto mostrou personagens de conto de fadas vivendo em uma comunidade secreta no mundo contemporâneo - exatamente a premissa de Fábulas. E a situação piora se você acrescentar que, em 2008, a DC Comics negociou com a ABC para transformar Fábulas em seriado...

Fábulas

None
Fábulas

Já o criador da HQ, Bill Willingham, agradece aos fãs pelo empenho, mas diz que eles estão equivocados. Em um editorial em forma de entrevista (dele consigo mesmo) no Comic Book Resources, Willingham diz que não existe plágio, e sim coincidências e inspirações.

"Once tem influência pelo menos parcial de Fábulas?", Willingham pergunta a si mesmo, e responde: "O que eu posso dizer, com as poucas evidências que tenho, é que sim, provavelmente seja, mas mais no sentido 'é o tipo de coisa que se pensa por aí hoje em dia'."

Assegurando que personagens de conto de fadas no mundo contemporâneo não é invenção de Fábulas nem de Once Upon a Time, o escritor diz que já conversou com os criadores do seriado, Adam Horowitz e Edward Kitsis. Segundo ele, ambos já leram Fábulas, embora só um deles conhecesse a HQ na época em que estavam começando a pensar o seriado, entre 2003 e 2004. Os fãs estavam de olho porque, em entrevistas, Horowitz e Kitsis primeiro disseram que não conheciam a HQ, e depois se corrigiram.

O autor diz que, a pedido da DC, não se envolveu na negociação que poderia ter levado Fábulas a virar seriado em 2008. "A DC não queria que eu fizesse parte e me pagou muito bem para eu não me envolver. Então era tudo com eles desde o início (...) O projeto de Fábulas na ABC só chegou até a criação de um roteiro-piloto não produzido. Cheguei a ler esse piloto, e era bem distante do que temos em Fábulas."

Willingham diz estar assistindo a série de TV e gosta de alguns aspectos. Assegura, segundo sua conversa com os produtores, que o xerife Graham do seriado não é o Lobo Mau - o que seria mais um indício de cópia da HQ. "Se fosse, eu teria ficado um pouco mais ofensivo. Mas não é."

Para ler a explicação completa de Willingham (em inglês), clique aqui.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.