HQ/Livros

Prêmio Jabuti anuncia que terá categoria para HQs

Reconhecimento já era pedido por autores desde o inicio do ano
-

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou que o Prêmio Jabuti terá agora um prêmio especial para as histórias em quadrinhos. Além disso, foi adicionada ao prêmio a categoria de livro brasileiro publicado no exterior. Com isso, o evento conta agora com 27 categorias.

A novidade foi divulgada meses depois de um grupo publicar uma carta aberta, pedindo o reconhecimento do prêmio para as HQs. Entre os dois mil nomes que assinaram o documento estão Laerte Coutinho, Sidney Gusman, Marcelo Quitanilha, Fábio Moon, entre outros.

"A mobilização do pessoal foi muito importante e é muito importante para a sedimentação dessa categoria que passa a vigorar a partir desse ano, mas já havia a compreensão dentro da Câmara Brasileira do Livro e do Jabuti a respeito da inclusão dessa categoria", afirmou o curador Luiz Armando Bagolin ao site Publishnews.

As inscrições para o Prêmio Jabuti começam em em 16 de maio, no site oficial.

Leia mais sobre Prêmio Jabuti

"A mobilização do pessoal foi muito importante (...), mas já havia a compreensão dentro da CBL e do Jabuti a respeito da inclusão dessa categoria". Sei. Já tinham a compreensão. Hã, hã. Agora, resta saber se essas hqs indicadas serão escolhidas seriamente, de forma a valorizar o ótimo trabalho que os quadrinistas nacionais vêm fazendo, ou se vai ser uma coisinha condescendente, pro forma, só pra fazer de conta que estão em contato com os novos tempos... Aguardemos!

Demorou! Antes tarde do que nunca. Justo reconhecimento, até porque alguns comic books vendem mais que grandes best sellers da literatura tradicional.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus