HQ/Livros

Notícia

CCXP 2016| Protagonista em Dois Irmãos, Cauã Reymond comemora: 'Papel da minha vida'

Livro de Milton Hatoum e graphic novel de Fábio Moon e Gabriel Bá inspiram produção da Globo, que estreia em janeiro

02.12.2016, às 15H51.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H35

O escritor Milton Hatoum, os quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, a roteirista Maria Camargo e o ator Cauã Reymond juntaram-se no palco do Auditório Ultra, no segundo dia de CCXP - Comic Con Experience 2016, para falar da obra que os une: Dois Irmãos. O livro de Hatoum, lançado em 2000, virou a graphic novel premiada de Moon e Bá e chega em janeiro à TV como minissérie em dez capítulos da Rede Globo.

None

Foi apresentado em primeira mão um trailer da minissérie - que nenhum dos presentes havia visto até o momento. Hatoum disse que estava emocionado com as imagens e com a trilha escolhida: "A Floresta do Amazonas", de Heitor Villa-Lobos, com a voz de Bidu Sayão.

O autor do livro começou comentando que queria contar uma história sobre Manaus sem entrar nos clichês em torno da região amazônica - e retratar a violência no local. "Existe muita violência na Amazônia - violência contra os índios, violência urbana. Eu trouxe pra essa historia um pouco dessa cidade que é pouco conhecida", disse Hatoum.

Dois Irmãos trata da relação entre os gêmeos Yaqub e Omar e, como diz o escritor, "é uma história passional que envolve uma mãe apaixonada por um dos filhos, um pai que perde o amor da mãe para este filho e os conflitos a partir daí."

A adaptação para minissérie de TV está em discussão pelo menos desde 2003. A roteirista Maria Camargo já havia avaliado a adaptação naquela época, mas o projeto só andou recentemente. O diretor Luiz Fernando Carvalho (Lavoura Arcaica, Velho Chico) também estava envolvido desde o começo.

Cauã Reymond interpreta Yaqub e Omar na idade adulta. "Li o livro quando eu tinha uns 26 anos [há dez anos]. Quando eu li, eu pensei: 'Cara, eu podia fazer este dois irmãos." O ator disse que queria trabalhar com o diretor Luiz Fernando Carvalho desde o início de carreira. "Quando realmente aconteceu, eu percebi que tinha o papel da vida nas mãos."

Entre livro e TV, os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá adaptaram a história para os quadrinhos. "A atitude do Milton foi deixa que a gente criasse nossa versão. Ele nos deu espaço para a gente encontrar nossa voz ali dentro", disse Fábio Moon. "Tivemos poucas conversas, mas foram essenciais - tipo antes de visitarmos Manaus e na hora de criar os personagens visualmente."

"Nós tínhamos entendido a Zana totalmente errado", disse Gabriel Bá. "O Milton é muito honesto, no que escreve e no que diz. Ele disse que gostou de várias coisas, que um personagem lembrava o tio dele - mas que a Zana não era aquela." Redesenhar a personagem ajudou os irmãos a encontrarem o tom da HQ.

Dois Irmãos, a graphic novel - premiada com o Eisner e o Harvey nos EUA e já lançada na Europa - acabou virando referência para a TV. O clipe exibido na CCXP traz desenhos de Bá e termina com um logotipo da Globo no estilo gráfico da HQ. Com dez capítulos, a minissérie está programada para a faixa das 23h, ainda sem data confirmada, em janeiro.

A CCXP - Comic Con Experience 2016 acontece entre os dias 1 a 4 de dezembro, no São Paulo Expo. Acompanhe nossa live pelo facebook.com/siteomelete, e a cobertura completa emtwitter.com/omelete, instagram.com/omelete, youtube.com/omeleteve, e Snapchat.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.