HQ/Livros

Notícia

The Rolling Stones | Editor inglês diz ter biografia nunca publicada de Mick Jagger

Livro cobre carreira de músico até os anos 80. Agentes não comentam sobre autenticidade de obra

16.02.2017, às 15H58.
Atualizada em 16.02.2017, ÀS 17H00

Compra de mansões sob o uso de drogas. Idas ao banheiro enquanto Keith Richards cantava nos shows dos Rolling Stones. Pedidos extravagantes em camarins que eram ignorados. Tudo isso e outras histórias estão em uma antiga biografia nunca publicada sobre Mick Jagger revelada por John Blake, editor de livros de Londres.

Os agentes do grupo não autorizaram a publicação da obra, e um representante do cantor não quis comentar sobre a autenticidade do manuscrito de 75.000 palavras que cobre a vida de Jagger desde os primeiros anos como frontman do grupo até os anos 80.

"É um conteúdo delicioso", escreveu Blake em artigo para a revista inglesa Spectacle.. "É como ler os diários de Elvis Presley durante o auge de sua carreira, antes dele ficar gordo em Las Vegas". Em entrevista ao New York Times, o editor disse que a biografia mostra um lado mais humano de Jagger, constrastando com sua reputação de bon-vivant. "Fiquei com um gosto de quero mais ao ler o manuscrito. Mick não revela muitos detalhes picantes ou polêmicos de sua vida pessoal e profissional. Acho que ele ficou receoso de se expôr, e o editor na época não aceitou o texto", comentou Blake, que ganhou o manuscrito de um amigo há três anos e entrou em contato com a empresária dos The Rolling Stones, Joyce Smyth, para negociar a publicação.

"John Blake me escreve de tempos em tempos buscando permissão para publicar este manuscrito", Smyth disse em um comunicado divulgado nesta quinta-feira. "A resposta é sempre a mesma: ele não pode, porque esta obra não é dele. A história de Mick Jagger será escrita somente por Mick, caso um dia ele queira contá-la"

Keith Richards, considerado um dos maiores e mais influentes guitarristas de todos os tempos, publicou em 2010 Vida, sua biografia oficial e um grande sucesso editorial. O músico contou que passou mais de 20 anos sem dividir o camarim com o vocalista, que, apesar da fama de garanhão, teria o "pênis minúsculo".

Leia mais sobre Rolling Stones

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.