HQ/Livros

Vingadores | Stan Lee não se importa com falta de crédito a Jack Kirby

Nome do co-criador dos Vingadores não aparece no filme
-
Para a maioria da audiência global de Os Vingadores, esta é uma questão totalmente sem importância. Para os fãs de quadrinhos de longa data, porém, ela é enfurecedora: Jack Kirby não é creditado em nenhum momento do filme Vingadores, apesar de ter colaborado na criação individual da maioria dos personagens - Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Nick Fury - e da equipe em si.

Na verdade, nem Stan Lee - que criou com Kirby os personagens acima (com exceção do Capitão América) e a equipe - é creditado como criador dos Vingadores. Mas Lee ainda está nos créditos como "produtor executivo", cargo que ganha em todos os filmes Marvel por conta de seu contrato.

Lee, porém, não se mexeu para resolver o caso. Em entrevista com a Moviefone, o octagenário criador é questionado sobre esta preocupação dos fãs quanto à falta de crédito a Kirby e responde: "Mas de que forma o nome dele devia aparecer?"

Apesar da entrevista ser sobre um documentário baseado na carreira de Lee - o que leva a irritação do criador -, o entrevistador fez pressão sobre o assunto Kirby e não teve uma resposta agradável:

"Você veio falar com o cara errado, pois eu não tenho nada a ver com créditos nos filmes. Recebo crédito como produtor executivo porque está no meu contrato. Mas Jack não foi produtor executivo. Então não entendo como ele deveria ser creditado. Mais uma vez: não sei nada disso, não tenho nada a ver com créditos nos filmes. Você tem que falar com algum produtor do filme. Tem mais alguma coisa que você queira perguntar sobre o documentário? Achei que era disso que a gente devia estar falando."

[ATUALIZAÇÃO, 26/4] O site Moviefone retratou-se dizendo que Jack Kirby aparece como co-criador no final de Vingadores: O Filme. O que não altera em nada as declarações de Stan Lee, claro.

Leia mais sobre Vingadores
Leia mais sobre Jack Kirby
Leia mais sobre Stan Lee

Os Vingadores
(The Avengers) Direção: Jeremiah S. Chechik Estreia em 28/08/98
sobre o filme

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus