Agents of SHIELD
Séries e TV - Fantasy, Drama, Science Fiction, Action, Adventure
Agents of SHIELD (2013)
(Agents of SHIELD)
  • País: EUA
  • Classificação: livre
  • Estreia: 24 de Setembro de 2013
  • Duração: 60 min.

Agents of SHIELD - 4ª Temporada | Crítica

Misturando ficção científica e misticismo na medida certa, série tem seu melhor ano até agora

Ano a ano, Agents os SHIELD vem conseguindo se reciclar ao explorar territórios pouco prováveis - começando na espionagem, passando pela ficção científica, chegando no  misticismo e misturando todas as coisas. Se nos dois últimos anos a série manteve o fôlego com a novidade e o desenrolar da adição da questão Inumana na história, a quarta temporada já começou chutando a porta com a introdução de Robbie Reyes (Gabriel Luna), o Motorista Fantasma - e, junto dele, a magia do Darkhold, trazendo também para a série algo da atmosfera místicaa que Doutor Estranho introduziu de forma semelhante no Universo Cinematográfico da Marvel. Phil Coulson (Clark Gregg) e seu time, que já lidaram com organizações criminosas e assuntos alienígenas, precisaram somar habilidade com o sobrenatural na nova temporada.

O primeiro dos três arcos da temporada foi focado na relação entre o Motorista Fantasma e a SHIELD, que teve a trama (momentaneamente) encerrada após a passagem de Reyes para outra dimensão junto de Eli Morrow (José Zúñiga), seu tio. Em seguida, tivemos o foco no L.M.D. ao mostrar Aida (Mallory Jansen) revelando a criação de um Modelo de Vida Decoy (Life Model Decoy) da agente Melinda May (Ming-Na Wen), já dentro da equipe da SHIELD - "Self Control", 15º capítulo inserido nessa parte da trama, é um dos melhores de todos os anos da saga e o mérito disso é muito de Jed Whedon, que assina a direção do capítulo. Mais próximo do final, os agentes entram em uma realidade virtual onde os acontecimentos históricos haviam tomado outro rumo e o resultado era a SHIELD derrotada e a Hydra no comando.

A princípio, parece muita informação despejada de uma tacada só, mas a forma como a trama é conduzida faz com que a temporada tenha poucos episódios cansativos e seja o ano com mais ação acontecendo na tela. O quebra-cabeças de informações novas se encaixa sem problemas quando fica claro para todos que o grande propósito de Aida era a criação de um corpo humano para se desenvolver sem estar presa à programação de Radcliffe - e esse foi o catalisador para fazer com que fosse urgente que eles voltassem à realidade para enfrentar a vilã.

Mack (Henry Simmons), contudo, fica para trás em uma trama que é um dos reflexos mais tristes do mundo inexistente: ele sabe que, quando voltar, não terá mais sua filha. Em meio a uma temporada tão agitada, fica a cargo dele segurar a principal válvula de dramaticidade da história. É Elena (Natalia Cordova-Buckley) quem tem a missão de ir atrás de Mack, que até o último segundo mantém o suspense sobre se ele optará por retornar ao mundo real sem a filha ou ser desintegrado junto dela - o momento em que ele acorda ao lado de Elena, de volta à realidade, é um alívio.

O mais interessante da temporada é ver como o Motorista Fantasma, o Darkhold, os LMDs e o Framework foram apresentados em momentos distintos para, no fim das contas, estarem fortemente conectados na mesma linha narrativa e serem fundamentais uns para os outros no desfecho da temporada. Os episódios finais ligam todos os arcos do ano com o retorno do Motorista Fantasma e a partida de Elena para o Framework na tentativa de resgatar Mack de lá. Simultaneamente, Robbie se torna uma parte fundamental na luta para impedir a concretização dos  planos de Aida pelo fato de ambos serem ligados pelo Darkhold e, por conta disso, ser ele o único capaz de destruí-la.

O problema é que Aida sabe disso e não arrisca ficar na presença de Robbie - para isso, a série joga com os dois gumes dos LMDs e das particularidades de se tornar humano. O último episódio dá uma reviravolta atrás da outra quando descobrimos que Fitz (Iain De Caestecker) e Jemma (Elizabeth Henstridge) usaram justamente um LMD para enganar Aida, ainda inebriada pelas sensações humanas negativas (como a vingança), e prendê-la nas correntes de fogo do Motoqueiro. A única coisa que a próxima temporada precisaria se preocupar é em não exagerar no uso dos LMDs como recurso narrativo e, com isso, banalizar a inserção deles na história. Como ponto de virada no episódio final funcionou bem, mas o fator surpresa não pegará o espectador novamente.

A temporada encerra com Aida derrotada, o Framework destruído e o Motorista Fantasma indo com o Darkhold para outra dimensão - mas, principalmente, termina conquistando o mérito de relacionar o sobrenatural com ficção científica em um roteiro impecável. Todos os problemas que a temporada plantou foram resolvidos de uma vez só, um influenciando o outro. Porém, ao ver tudo no lugar de novo, o espectador é lembrado dos problemas da situação geral dos próprios agentes da SHIELD, que não é das melhores - mas é um suspiro que dura pouco. As coisas não desaceleram nem quando acabam e em um momento em que todos resolvem ir a um restaurante, o grupo é abordado por vários agentes misteriosos e, em seguida, vemos Coulson acordando a bordo do que parece ser uma nave espacial. Não dá para saber exatamente para onde a trama levará os agentes, mas, com uma cena final dessas e com a forma que as coisas vêm sendo conduzidas na série, as expectativas são certamente altas para o próximo ano, que já está garantido.

Nota do crítico (Ótimo) críticas de Séries e TV
 

Como fã fuleiro, só terminei ontem a temporada, sensacional!! A cada ano, MAsO melhora e se reinventa. Que venha a 5° temporada!

Alguém que queira conversar sobre a série chama ai kk

Bom dia! Como mandou o comentario faz um tempo n sei se ainda precisa, mas ta ai :) http://www.assistindoseriesonline.net/2016/07/assistir-marvels-agents-of-s-h-i-e-l-d-4-temporada-online-dublado-e-legendado.html eu assisti ela toda nesse site, foi o melhor site pra séries que encntrei

Poderia ser um MIB !!!

AIDA merece prêmio de melhor atriz em séries. Como fazemos pra votar nesta mulher? Ela foi excelente! Oscilava com perfeição entre ser uma ia robótica, uma vilã, uma mulher frágil, uma ciumenta vingativa. Parabéns aos produtores de MÃOS.

Aquele com os koeing foi o mais fraquinho. Mas sim, esta 4 temporada foi muito boa, superior a todas da cw juntas.

O Phil é mesmo um alienígena?

Ainda não consegui assistir a 4° temporada, estou louca de curiosidade. Será que alguém poderia me dizer onde consigo assistir? Bom dia

Como é Disney poderia aparecer até o Mickey no final. O que se esperar do fantastico mundo de Disney?

Com este final certamente se seguirem a logica dos quadrinhos teremos a SHILED junto com a SPADA uma variância da SHIELD responsável por proteger o acesso na terra de quaisquer seres espaciais, tipo o 1o front em caso de uma invasão alienigena. Vamos ver se seguem por esta linha. Abraços a todos.

Melhor que as series da CW, sem falar do CGI foda

Não é esse o meio de todos as histórias de heróis? O bem vencendo o mal? Achei injusto sua critica da crítica owieowie como você quer que os protagonistas da série morram..e ai? Acaba em uma temporada só? O grande desafio das séries e manter seus protagonistas PRINCIPAIS vivos e fazer isso de maneira orgânica,pra gnt não pensar "não vai morrer...é o protagonista" . E olha que teve morte de personagens na série...mas duvido que Coulson,Daisy,Jemma morram, não dá. Não é nenhum Game of Thrones da vida (que sabemos que todos irão morrer de uma maneiro ou de outra). Não é o fim da jornada que interessa,mas sim como chegaram lá. Acho que Agents of Shield só vem melhorando,as reviravoltas causam surpresas sim,e claro que algumas coisas podemos prever,mas isso não estraga a experiência (pelo menos pra mim..pq é bem relativo esse negócio de previsível...você deve ser daquelas pessoas que tenta adivinhar o que acontece no cinema e fica falando pro coleguinha do lado rs'). "muita gente linda que não desmancha o penteado"..duh,é a tv! De feio basta a gente! Emfim para o formato,acho a melhor série de heróis de atualidade.

Agentes da Shield conseguiu a proza de não ter nenhum episódio ruim nessa temporada... Melhor série do universo

Cara, recomendo demais!!! A primeira temporada é um pouco tensa, chata, slá. Mas, a partir da segunda é muito gratificante!

Séria fantástico.

Eu li um artigo ótimo sobre agents of shield nela dizia que a série é uma espécie de propaganda do mcu , um lembrete semanal de que a marvel ainda existe ,por isso a série não será cancelada por tão cedo

Martha

Eu acho que a marvel deveria fazer um série com os espíritos de vingança imagina motoqueiro ,motorista, e cavaleiro fantasma

EXATO em todo o momento não tinha como não comparar com Ultron, zilhoes de vezes melhor.

Texto ótimo do Rafael Gonzaga!!!

Get Them , ou seja foi todos eles , alem de que eles citaram que tinham uma Janela de 2 minutos , ou seja , os Agentes do Governo americano tambem tinham rastreado eles e os pegaria em seguida.

Achei uma pena nao terem colocado ela como a Agent 13 da Hydra no Framework , seria uma otima referencia a Secret Empire.

Flash e uma boa serie , só esta cansativa, mesmo roteiro , vilão da semana... por 22 episodios , deveriam usar o que AoS fez , divisão em 2 ou 3 arcos menores que juntos formam um todo.

Me lembrou a Rainha Madalena de Galavant com seus ataques kkkk

Ela conseguiu ser uma vilã melhor que Ultron kkkk , pelo menos ela tinha um objetivo justificável , enquanto ultron nao me passou a mesma coisa. Ele queria destruir por destruir... , Já ela queria destruir pelos seus sentimentos de vingança por ter sido rejeitada.

Ta na hora do Coulson voltar a aparecer nos Vingadores...oportunidade perfeita.!

Sou de Goiás mas ninguém aqui no sertão goiano come Gueroba. Agora, Piqui é outra história. Antes de plantar já tão colhendo para comer.

Fumando Piqui com Gueroba! Abraço goiano! kkkk

Huahuahuahuahua! Chorei de rir aqui. Vc foi o mió de Goiás!!

O bem vence o mal, roteiro previsível, em suas finalizações apressadas, porradinha doce, muito sentimentalismo ingênuo, morte heróica, muita gente linda que não desmancha o penteado, clichês por todo os lados, e uma crítica que "apenas" descreve os acontecimentos da série em questão. O texto acima não tem a força de uma CRÌTICA, que analisa, que move o olhar para pontos mais "sutis" em uma análise escrita. O texto acima foi realizado por um estudante que adorou a série em questão, contudo gostar da série não é suficiente para uma análise crítica em Arte Cinematográfica. Com todo o respeito ao grupo Omelete, quem escreve sobre crítica deve estar atualizado sobre a sua sintaxe textual, deve estar ciente de que uma crítica bem formatada requer estudo e experiência, caso contrário, qualquer um poderá afirmar o que quiser sem justificar parâmetros técnicos legítimos.

E pqp a atriz que fez a Aida/Madame Hydra foi simplesmente perfeita! não esperava nada dela, mas foi impecável, ate agora melhor vilã da serie junto com o nojento do Ward.

A MELHOR SERIE do gênero, pelo amor de Odin, não teve um episodio ruim esse ano, fico admirado em como cada ano a serie melhora, triste que a audiência não é das melhores, talvez por causa da má impressão que a primeira temporada causou, uma pena, a serie tem capacidade de ficar no ar por anos, foda demais <3

AoS é sem dúvida uma das melhores, se não a melhor, do gênero. A temporada foi direta nos seus arcos, com ótimos efeito e muita boa ação. O destaque da temporada sem dúvida é a Mallory Jansen com uma AIDA que mesmo tendo feito o que fez no Framework conquistou minha simpatia quando pegou corpo humano até ficar muito surtada depois de rejeitada por Fitz em "The Return". Apesar de lisa nos arcos, trará muitas teorias sobre onde estarão os agentes no espaço e principalmente para mim, a razão pelo qual o Espírito da Vingança aceitou fazer um pacto com Coulson e porque Robbie Reyes disse "não invejá-lo". Espero que mantenham a qualidade da série, que além de Flash e Legion é a única que dá gosto de assistir.

Acontece...

Sensacional, MAoS é a melhor série em andamento, que fechamento espetacular esse da 4 temporada e lembrando que a 3 foi top demais também. Que venham muitas outras temporadas.

Vocês ten que atualizar a imagenzinha da série uahsdusahdsuahd

Concordo, não que o ep ficou ruim (longe disso!!) mas também acharia melhor se a finale fosse dividida em 2 partes assim como nas anteriores (por isso tinha achado estranho o pq o ep 21/22 foi exibido em dias diferentes). By the way, o roteiro foi fantástico em costurar todos os arcos em uma narrativa só, mais um grande mérito de shield

Serie excelente. Parabens aos showrunners.

Melhor Serie s2

imagina que os Agents da Shield foram recrutados pela S.W.O.R.D. Fury poderia ter fundado secretamente. teorias rsrs

Desde a Segunda Temporada ganhando 4 ovos...Melhor série da Marvel...

Mas foram apresentados os Inumanos da Terra, chamado de Nuhumans como a Daisy A Familia real é outra historia. Foi confirmado a presença dos Nuhumans na série Inumanos, provavelmente quando a Familia real for banida para a terra veremos eles tendo contato com Inumanos da terra.

Só uma correção, é limpeza de Londres. rsrs Sim, mas não menciona a SHIELD mesmo, é sempre mencionado como "um amigo", ou "um informante", ela estava operando como "Vingadores Secretos", mas poderiam ter mencionado ela pelo menos para os Vingadores, já que desde a 2ª ou 3ª temporada o Presidente Ellis (Homem de Ferro 3) deu aval para funcionamento para o Coulson.

Mallory Jansen merece um prêmio pela atuação, na moral! AIDA rainha, Ultron bostinha.

compra uma cama de prego, acho que a sensação é parecida

Posso estar viajando, mais esse final poderia ter algo a ver com a Tropa Nova.

Quando uma coisa é muito boa, eu sempre falo que é o mió do goiás. É tipo um ditado aqui em Goiás kkkkkkkkkkk

O quê? Goiás? O que cê tá fumando?

Melhor série do Goiás. Quem não gosta é pq já assiste com má vontade

O que me frustrou no começo é que eu achei que ela ia ser cheia de conexões com os filmes. Mas depois que eu entendi a proposta e que é praticamente impossível séries se conectar com filmes, comecei achar a série fodastica. E essa quarta temporada então

Melhor série do Goiás.

não sei se vc leu Alias, mas segunda temporada eles podem focar mais nos casos investigativos da Jessica tornando-a mais dinamica, assim não implica q a serie fique tão arrastada, apesar de que eu gostei do ritmo da primeira temporada

Que venha a 5 temporada ❤

Oi amiga gostaria de convida-la, a dar uma passadinha no site Geeks In Action. Ja tem bastante conteúdo, o pessoal é tranquilo, acredito que irá gostar. Sua visita sem compromisso ja nos ajuda, estamos nos esforçando para trazer um bom conteúdo nerd : ) http://geeksinaction.com.br/

Oi amigo gostaria de convida-lo, a dar uma passadinha no site Geeks In Action. Ja tem bastante conteúdo, o pessoal é tranquilo, acredito que irá gostar. De essa força pra gente, não é facil manter um site geek, ficaria agradecida : ) http://geeksinaction.com.br/

Oi amigo gostaria de convida-lo, a dar uma passadinha no site Geeks In Action. J Sua visita sem compromisso ja nos ajuda, estamos nos esforçando para trazer um bom conteúdo nerd, será bem recebido viu : ) http://geeksinaction.com.br/

Oi amigo gostaria de convida-lo, a dar uma passadinha no site Geeks In Action. Ja tem bastante conteúdo, o pessoal é tranquilo, acredito que irá gostar. Sua visita sem compromisso ja nos ajuda, estamos nos esforçando para trazer um bom conteúdo nerd : ) http://geeksinaction.com.br/

bem lembrado, eu pensei que poderiam ser os skrulls em algo similar aquele arco de invasão secreta mas com a historia da capita Marvel ganhando serie ou algo assim é bem provável que seja a SWORD mesmo.

Verdade, por eles terem sido detidos deduzi que tinham sido presos. Já confirmaram que a série volta só ano que vem, depois de Inumanos?

isso sim e um seriado de qualidade

Eu gostio kkkkk

Masoquismo?

Isso aí inteligência, é nóis na fita mano kkkkkkkkkkkk

Troca de conta DCnauta! kkk Quero rir mais um pouco

Se você parar de assistir talvez saia do ar

Ta

Ela é ótima,merecia indicação ao Emmy mas como sempre ignoram séries de heróis nessas premiações então ela não deve receber...

Não vi e não verei. Com licença que vou ver de novo o blu-ray com edição estendida de BvS

Chora mais

aquele que a jemma fica no planeta azul é louco também

Essa temporada foi bastante frenética. Mas o season finale foi um pouco atropelado demais pro meu gosto. Podiam ter desenrolado em pelo menos mais um episódio.

Fazia um tempinho que queria dar um elogio a essa série e fiquei feliz em ver que muitos gostaram também. Curti bastante o ritmo das histórias. Acho que esse tipo de enredo (com um arco maior) prende muito mais. MAOS Tá de parabéns!!!

Pois é, me enganei com os sobrenomes! Valeu pela correção. Vou deixar registrado o erro pra não repetir.

Hehe que mancada. Valeu pela correção!

Foi uma boa temporada mesmo, pena que não se aprofundou mais no johnny blaze quando ele apareceu eu pirei, ainda mais com aquela marca de bala no cranio queria saber o que era aquilo e o final da série no espaço me veio algo a cabeça S.W.O.R.D.

Essa temporada conseguiu mudar minha visão sobre alguns personagens, o Fitz foi um deles, não pensei que fosse me emocionar tanto com esse personagem, comprei muito o drama dele depois que ele chegou da realidade alternativa, mérito do ator, ótima atuação. O Mack é outro, o lance com a filha foi um dilema interminável, gostei demais. AIDA, que mulher, que vilã! Senti ódio dela nesse ep final, que nojenta! Dr. Raddclife tmb está de parabéns, gostei demais do final dele. E o que dizer do Motorista Fantasma? Merecia uma série solo, sem mais! Final fantástico dele, digno de cinema. E por falar em final, que foda o Colson no espaço! Abandonei a série no terceiro ep, retornei no fim da segunda por indicação da minha irmã que continuou assistindo e me disse que eu estava perdendo, de fato, a partir da segunda metade da primeira temporada (quando a série sofreu mudanças criativas após críticas) a qualidade só foi aumentando. Um ponto extra por eles finalmente terem adicionado o Triskelion na série.

Tu tá confundindo a Victoria Hand com a Abigail Brand. A Victoria Hand é agente da SHIELD e que foi morta nesse episódio, a Abigail Brand que é a diretora da SWORD.

A agente morta no ''Turn Turn Turn'' é a Victoria Hand,ela não é da SWORD. Ela fazia parte é da HAMMER,Shield e New Avengers.

o Produtor disse a umas semanas atrás que SE fosse ter uma quinta temporada seria a ultima :/

"Como o Talbot sobreviveu a um tiro na testa?" essa foi a minha maior dúvida, eu fiquei "WTF como assim ficou só em coma"

O final da temporada eles indo pro espaço,vem conexão com Guerra Infinita!

poisé regularam 1 ovo

Pq a pessoa se dá o trabalho de entrar na matéria da crítica da temporada, e escrever comentário falando que a série é ruim ou que nem assiste!? Já pensou em fazer terapia!? Quem sabe uma pia de louça para lavar!?

Sim. To falando de se reinventar. Corrigir o rumo

Que temporada incrível, todos os episódios foram perfeitos.

Mas Arrow começou boa e foi se perdendo, foi justamente o caminho oposto.

Foi uma temporada espetacular.

quem ta sustentando... essa serie no ar??? Tem serie muito boa que acaba na segunda temporada...

eu estou surpreso que essa porcaria esta no ar ainda,muito ruim em todos os sentidos

Sim, mas não mudou só o dia, como mudou o horário. O horário que estava até agora, que era um horário um pouco mais tarde, eles tinham liberdade para fazer algo um pouco mais pesado, porém quanto mais tarde o horário de exibição, menos pessoas assistirão. O retorno de Agents está previsto para dezembro/janeiro e vai no ar assim que inumanos acabar, bem nesse horário mais cedo. O único porem é que a série vai ter um ar um pouco mais leve. E talvez a serie realmente acabe na 5º temporada, e abra uma porta para um spin-off para uma serie nova, tipo "Agents of S.W.O.R.D.".

Na real, pode ter sido só o coulson que foi raptado.

Provavelmente usarão as referências a S.W.O.R.D. para fazer chamariz para o próximo filme da Capitã Marvel, assim como usaram o Motorista Fantasma\Darkhold para promover o Dr. Estranho.

A atriz que fez a vilã A.I.D.A.\Madame Hydra está de parabéns. Ela foi convincente no papel sem parecer tão caricata. Ela podia muito bem representar a Madame Hydra no cinema, seria bem interessante.

Ela foi tudo que o Ultron não foi. Ultron deveria ser um cara que desafiasse a fraqueza humana, coisa que a AIDA quis entender e quando sentiu ficou toda louca. Ultron bostinha, Aida rainha

Esses com certeza estão entre os melhores de toda a série.

A primeira temporada do Flash é muito boa. Uma pena que estão desperdiçando o Tom Cavanagh de uma forma ridícula e que não aproveitaram para desenvolver melhor o Flash Reverso na série, optando por matar o personagem. Essa história de matar vilão definitivamente deve ser pensada melhor pelos produtores, nas HQ's isso raramente acontece. Esse não é o caminho.

pontos que já aconteceram e eu achei INCRIVEL. 1 A limpeza de NY (quando Thor fodeu geral - Thor 2) 2 A hidra na shield (Capitão America) 3 Aparecimento de Maria Hills, a asgardiana que esqueci o nome e de Nick Fury entregando a Shield pro Coulson 4 Projeto Theta (ou algo assim o nome) onde o Coulson reconstruiu o Aero porta aviões para salvamento de sokovia (era de ultron) 5 A Shield que achou o cajado de LOKI, basicamente o filme de Ultron é uma sequencia da própria série (esse ultimo inclusive ficou INCRIVEL) 6 Ghost Rider mostrando mais o universo do DR estranho

isso que não entendi, o cara só falou BEM na critica, não teve 1 porém mas não deu 5 ovos? cade a porra da lógica nisso?

temporada foi top demais, e no ultimo episódio quando o motorista aparece pondo pra regaçar foi lindo de se ver.

Foi boa mesmo. Taí uma série que começou bem ruim e conseguiu se corrigir muito bem. Aprende Arrow!

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus